Veja algumas das matérias mais lidas da Fast Company Brasil

Retrospectiva 2024: Confira o que foi notícia nas áreas de tecnologia, IA, work life e impacto

Arte Fast Company

Redação Fast Company Brasil 4 minutos de leitura

Este foi um ano marcado por decisões importantes em relação à regulação de big techs, da IA e por um movimento global que busca diminuir o uso de redes sociais e telas por crianças e adolescentes - uma vez que dados e pesquisas mostram como ele afeta tanto a saúde mental como a capacidade de aprendizagem.

No Brasil, o caso envolvendo o Twitter/X e o STF ganhou repercussão global. Depois de Elon Musk descumprir uma série de determinações da Justiça, como ter um representante legal, a plataforma acabou fora do ar em território nacional. O STF também voltou a discutir a constitucionalidade do artigo 19, sobre a responsabilização das empresas de tecnologia.

O marco regulatório da IA foi aprovado no Senado, assim como o projeto que proíbe o uso de celulares e dispositivos eletrônicos em escolas públicas e privadas no país. Outro tema presente no noticiário do ano foi a explosão das bets no Brasil, incluindo o jogo do Tigrinho.

O ano também escancarou o impacto das mudanças climáticas, com tragédias como a do Rio Grande do Sul.

Nas áreas de Work Life e IA, alguns assuntos foram destaque entre os conteúdos da Fast Company em 2024. Como manter a saúde mental, estratégias para ser bom líder, habilidades emocionais e ferramentas eficientes de inteligência artificial estão entre eles. Confira!

3 formas de reagir a perguntas que você não sabe ou não quer responder

Perguntas difíceis são inevitáveis. Para evitar aquela situação de ser "pego de calças curtas" ou acabar dando uma resposta desastrada, algumas técnicas podem ajudar. Entre elas, reformular a pergunta ou ampliar o seu escopo. 

3 formas de manter o controle emocional em situações de alto estresse

O controle emocional é a capacidade de compreender as próprias emoções e regulá-las – e é pré-requisito para uma boa liderança. Investir em letramento emocional, fazer uma pausa antes de agir e identificar uma necessidade não atendida são bons caminhos para enfrentar desafios complexos.

6 coisas que gente com alto grau de inteligência emocional nunca faz

Se quisermos desenvolver nossa inteligência emocional, precisamos entender quais atitudes tornam alguém emocionalmente inteligente. Evitar só dizer sim, ultrapassar limites e manter por perto pessoas negativas estão entre elas.

35 ferramentas de IA para você usar gratuitamente

Uma seleção com boas ferramentas de IA em diferentes áreas para você usar no seu dia a dia. 

Como treinar sua mente para ser mais otimista

Especialistas afirmam que os otimistas tendem a ter um sistema imunológico mais forte, melhor saúde cardíaca e condições de saúde ainda mais favoráveis. Também apresentam menos sintomas físicos e menos dor em geral. Aqui você encontra formas de adotar uma postura mais otimista em relação à vida.

5 profissões que terão grande demanda mas ainda não existem

Até 2030, 85 milhões de postos poderão ficar vagos devido à falta de candidatos com as habilidades necessárias para trabalhar nos empregos do futuro. Os avanços da IA também vão transformar radicalmente o mercado de trabalho. Analista de agricultura de precisão e agente de viagem virtual estão entre os trabalhos que devem vir por aí.

Neurociência explica como os jogos são capazes de moldar nossas vidas

Jogamos para desenvolver habilidades mentais. Ao jogar, nossos cérebros criam um ambiente seguro para adquirir novas experiências. Com eles, aprendemos muito sobre o mundo e sobre o próprio processo de aprendizado. Mesmo que você não jogue tanto na vida adulta, os jogos da infância moldaram seu modo de pensar e de perceber o mundo. 

Esta nova ferramenta de busca deixa o ChatGPT e o Gemini (muito) para trás

A ferramenta se chama Consensus e é um motor de busca por IA que se baseia exclusivamente em pesquisas científicas publicadas. Por isso, ela traz menos incertezas sobre os resultados.

“Cybersickness”, os sintomas de longas horas na frente da tela

O uso excessivo de tela está nos deixando doentes. É um mal - do ano e da nossa época. Cybersickness, ou enjoo cibernético, se refere a um conjunto de sintomas que ocorrem na ausência de movimento físico, semelhante ao enjôo. Esses sintomas se enquadram em três categorias: náuseas, problemas oculomotores e desorientação geral. 


Efeito Duolingo: como o hábito de manter sequência pode mudar sua vida

Uma série constante de atividades tem o poder de moldar nosso comportamento. Uma pesquisa publicada no Journal of the Academy of Marketing Science revela o que torna o hábito de manter sequências tão interessante. 


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais