Como os painéis solares de uma casinha no quintal podem gerar energia para a casa inteira

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Um novo projeto criado para casinhas anexas para quintais e áreas externas propõe painéis solares extragrandes e baterias capazes de produzir e de armazenar mais energia do que os moradores da casa principal realmente precisam. Além desse design trazer a energia renovável para a vida doméstica, ele permite que todo o investimento na casinha anexa se pague somente com a economia nas contas de luz. 

Créditos: Cosmic/ Divulgação

A Cosmic, startup que constrói essas casas minúsculas totalmente elétricas, pretende enfrentar simultaneamente dois desafios. O primeiro deles é que os EUA precisam construir milhões de casas – 6,8 milhões de unidades, segundo estimativas – para lidar com a escassez de moradias que está ajudando a elevar os preços das casas e dos aluguéis. Pequenas casas com quintal poderiam ajudar a preencher parte dessa lacuna, criando novos espaços para aluguéis.

O segundo desafio é que as residências também são uma importante fonte de emissões de carbono. A organização sem fins lucrativos Rewiring America estima que uma mudança que fizesse com que as casas funcionassem apenas com eletricidade, dos fornos e fogões aos carros da família, poderia reduzir em cerca de 40% as emissões do país.

“A indústria da construção não está pronta para enfrentar a emergência [climática]”, diz o fundador da Cosmic, Sasha Jokic. Ao mesmo tempo, a construção civil está sofrendo para resolver o déficit habitacional. A construção tradicional, com cada casa sendo erguida como um projeto único, é cara e difícil de entregar rapidamente”, diz ele, lembrando ainda que, em muitas áreas, há escassez de trabalhadores da construção civil. 

Como outras startups que constroem edículas para áreas externas, ou “unidades de habitação acessória” (ADUs, como são conhecidas nos EUA), a Cosmic usa um design pré-fabricado, que pode ajudar a reduzir custos e acelerar a construção usando peças padronizadas – embora cada casinha seja personalizada para o comprador. Ele também usa um design totalmente elétrico e eficiente, além de energia renovável para torná-lo “zero líquido” para energia operacional, o que significa que as casas podem gerar pelo menos tanta energia quanto usam a cada ano.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais