Com novos mecanismos, Google Drive entra na luta contra o assédio

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 1 minutos de leitura

Qualquer pessoa que use o Google Drive poderá bloquear o compartilhamento de arquivos de outras contas com elas. Por meio desse recurso, será possível impedir que determinadas contas acessem os arquivos que já foram anteriormente compartilhados com elas e, ainda, remover todos os arquivos de uma unidade.

Esse recurso estará disponível na plataforma daqui a duas semanas e tem como objetivo inibir o assédio e conteúdos considerados spam. A iniciativa foi noticiada pelo site The Verge.

“Os recursos de compartilhamento do Drive alimentam a produtividade e a colaboração, mas pessoas más podem abusar dessas ferramentas que são destinadas a facilitar o compartilhamento útil. Por isso, estamos criando uma maneira de bloquear outros usuários”, disse o Google em comunicado. 

Ao bloquear uma conta no Google Drive, a pessoa impede também que ela interaja em outros serviços da companhia (como Hangouts e Google Chat).

A decisão do Google havia sido divulgada em maio, depois que uma reportagem do BuzzFeed denunciou um caso em que um usuário não conseguia remover uma pasta que havia sido compartilhada com um ex-companheiro que o abusava. A pasta em questão continha várias fotos e a ferramenta “denunciar como abuso” que havia no Drive não se mostrou capaz de ajudar o usuário.

Segundo o Google, o recurso de bloquear uma conta vai aparecer depois que a pessoa clicar, com o botão direito do mouse, um determinado arquivo que um usuário tenha compartilhado. E haverá a opção de desbloqueio, caso a pessoa deseje fazê-lo.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais