3 dicas para transformar incerteza em oportunidade ao criar uma IA

90% dos apps de IA de conversação vão apresentar falhas. Alguns cuidados devem ser tomados para tirar o melhor proveito dessa tecnologia

Crédito: Freepik

Josh Tyson 5 minutos de leitura

No mundo de hoje, estamos cercados pelos avanços acelerados da crise climática, pela guerra em curso na Ucrânia, pela pandemia ainda latente, pela recessão, pela escassez de força de trabalho e pelos excessos das mídias sociais.

Por todos os lados, essa profusão de crises tem criado uma sensação de caos generalizado. As principais tendências da empresa de consultoria Gartner para 2023 giram em torno da ideia de que toda essa incerteza sem precedentes traz consigo oportunidades.

A tecnologia está se tornando cada vez mais entranhada em todos os aspectos dos negócios. Isso torna sistemas complexos que não são capazes se comunicar uns com os outros verdadeiras fontes de incerteza.

a IA de conversação é uma oportunidade de remodelar as empresas em torno da tecnologia de modo a torná-las cada vez mais autônomas.

As plataformas de nuvem estão se afastando do foco em “tecnologia” e caminhando em direção ao “valor de negócios” como um diferencial importante. “Valor comercial” significa oferecer aos usuários uma experiência em canais e tecnologias que seja eficiente e gratificante para mantê-los fiéis.

De todas as conversas sobre tecnologia, as que estão mais em alta são aquelas sobre inteligência artificial. Entre muitas outras coisas, a IA – e a IA de conversação, em particular – representa uma oportunidade de remodelar as empresas em torno da tecnologia de modo a torná-las cada vez mais autônomas.

O problema é que a maioria das empresas vêm aplicando a IA da maneira errada. A Gartner estima que 90% de todos os aplicativos de IA de conversação que existem hoje serão abandonados por apresentar falhas – se é que já não foram. Tendo isso em vista, há três etapas que você pode seguir para criar uma IA que funcione e cumpra o seu papel. 

1 . Diminua as incertezas com uma rede de comunicação inteligente

Uma constante no mundo dos negócios (e na vida) é que, onde há má comunicação, há incerteza, e as oportunidades desaparecem. Neste momento, a necessidade de padronizar a comunicação entre as empresas não poderia ser mais clara e urgente. Essa ousada padronização está assumindo a forma de algo que pode ser descrito como uma rede de comunicação inteligente, capaz de conectar pessoas, sistemas e coisas.

uma estrutura em rede para conectar pessoas, sistemas e coisas é um requisito básico para competir em tempos tão incertos.

Uma rede de comunicação inteligente é algo muito complexo de criar, mas qualquer empresa pode começar a desenvolver estratégias para construí-la, usando as ferramentas que estejam disponíveis atualmente. Essa estrutura permite que as organiza- ções apliquem a IA conver- sacional de maneira séria.

Os clientes podem usar a interface de conversação para acessar as muitas automações que existem dentro de uma empresa autônoma. Essas soluções podem se tornar cada vez mais eficientes, atendendo aos usuários onde eles estão com as informações de que mais precisam.

Os funcionários podem usar a interface para obter um efeito semelhante, mas também podem usar a conversa para projetar e desenvolver automações voltadas para o cliente, bem como automações internas que os poupem de tarefas tediosas, deixando mais tempo disponível para a solução criativa de problemas. O melhor de tudo é que as interfaces de conversação podem ser dimensionadas infinitamente.

Quer as empresas desenvolvam sua própria estrutura, quer elas comprem uma solução disponível no mercado, é fundamental aceitar que uma estrutura em rede para conectar pessoas, sistemas e coisas é um requisito básico para competir em tempos tão incertos.

2 ; Trabalhe com propósito, no presente

Um dos maiores erros que se comete na criação de uma IA é tentar resolver problemas hiperespecíficos, o que geralmente requer muito planejamento inicial, seguido de testes, erros e insistência em novas tentativas até chegar ao resultado ideal. É difícil trabalhar quando o desenvolvimento é feito de modo apressado ou antes de os produtos ficarem totalmente prontos. 

Existem muitas soluções pontuais no mercado que podem acelerar o processo e automatizar processos isolados com experiência de usuário aceitável, mas são soluções paliativas. Além disso, se for para ter soluções pontuais isoladas trabalhando em diferentes áreas de uma empresa, perde-se o objetivo de integração da inteligência artificial.

Existem muitas soluções pontuais no mercado que podem acelerar o processo, mas são paliativas.

A IA atinge seu potencial quando faz parte de uma matriz de solução de problemas que opera no centro de uma empresa – um ecossistema que permite que todos os aspectos dessa empresa melhorem em eficiência. Não há como construir algo tão vasto e maleável planejando com antecedência cada passo do início ao fim.

O objetivo é aprender com os erros e falhas mais rápido do que nunca. Isso é feito identificando-se processos que podem ser automatizados e trabalhando com as pessoas que melhor entendem esses processos para projetar e reaplicar em automações.

3 . Assuma o controle dos ciclos de desenvolvimento

As empresas que estão maximizando os benefícios da IA estão concebendo, desenvolvendo, testando, reaplicando, lançando e repetindo os processos diariamente, ou mesmo de hora em hora. Estão efetivamente escrevendo e refinando seu próprio software, em seu próprio cronograma. São donas de seus ciclos de desenvolvimento, tendo, assim, o controle sobre sua trajetória.

Um dos maiores erros que se comete na criação de uma IA é tentar resolver problemas hiperespecíficos.

Quando as empresas têm uma estrutura de comunicação inteligente instalada e automatizam dessa maneira diariamente, estão em posição de atingir um estado de hiperautomação – criando e aprimorando seu próprio software personalizado e, portanto, poderoso em seus próprios ciclos de desenvolvimento.

Uma empresa que chegue ao estado de hiperautomação vai superar qualquer concorrente que esteja preso ao cronograma de um fornecedor terceirizado. Também conseguirá reduzir os pontos de incerteza, enquanto detecta oportunidades no curso das ações diárias.

Quando se trata de negócios e tecnologia, a IA aplicada de forma inteligente permite que as organizações respondam ao fluxo, se adaptando de maneira imediata e significativa. Infelizmente, nenhuma das etapas acima vem pronta para uso. Cada uma delas é necessária para enfrentar tempos incertos, mas com oportunidades à vista.


SOBRE O AUTOR

Josh Tyson é coautor de "Age of Invisible Machines" (A Era das Máquinas Invisíveis), diretor de storytelling no OneReach.ai e coaprese... saiba mais