Como usar IA para turbinar performance e engajamento no trabalho

Fundadora do Fusion Fund dá exemplos de como aproveitar a IA para permitir que as equipes se concentrem no que é realmente importante

Crédito: iStock

Lu Zhang 4 minutos de leitura

Sejamos realistas: não importa em que setor você esteja, o trabalho pode ser bem chato às vezes. Muitas das tarefas diárias se resumem a preencher formulários, transferi-los para planilhas do Excel e consultar os dados. Não é de admirar que tantos funcionários estejam abandonando seus empregos, nesse movimento que a mídia vem chamando de grande renúncia, ou grande demissão.

O problema não é obter dados, mas sim decidir o que fazer com eles. A inteligência artificial (IA) pode produzir análises e fornecer perspectivas, para que as decisões sejam tomadas de forma melhor e mais rápida usando diferentes dados estruturais.

Mas nem todo mundo sabe como usar IA.

A boa notícia é que existem plataformas simples que qualquer pessoa pode usar, independentemente de ter ou não conhecimento prévio sobre programação. Todos podem se beneficiar delas sem precisar escrever uma única linha de código. A IA oferece três benefícios que melhoram o engajamento e a performance no trabalho.

AUMENTA A EFICIÊNCIA

A empresa de consultoria McKinsey sugere que pelo menos 30% das tarefas em 60% dos empregos atualmente poderiam ser automatizadas. A IA não foi projetada para substituir os trabalhadores, mas para nos ajudar a realizar tarefas com mais eficiência. As ferramentas cognitivas de captura de dados, por exemplo, podem extrair dados de documentos não estruturados com mais rapidez e precisão do que nós, humanos.

existem plataformas simples que qualquer pessoa pode usar, mesmo não tendo conhecimento prévio sobre programação.

Com essas ferramentas, as pessoas não precisam mais inserir dados manualmente. Elas podem deixar que os computadores lidem com a maior parte do trabalho. Agendamento, gerenciamento de despesas e preenchimento de formulários são alguns outros exemplos das tarefas tediosas que a inteligência artificial pode assumir com relativa facilidade.

Os fluxos de trabalho podem ser automatizados com ferramentas modernas de comunicação e produtividade que utilizam IA, como as encontradas no Microsoft Dynamics 365.

Com a ajuda da IA, por exemplo, posso tornar o e-mail marketing significativamente mais eficiente, usando-a para otimizar o tempo de envio, avaliar o conteúdo de um e-mail para determinar se é provável que seja filtrado como spam e até mesmo escrevê-lo por mim. Esses atalhos não apenas economizam tempo, mas também melhoram o ROI das campanhas de e-mail marketing.

MELHORA A PERFORMANCE

As pessoas apresentam um desempenho melhor quando têm as ferramentas certas em mãos. Três quartos dos entrevistados em uma pesquisa recente realizada pela Oracle afirmaram que a IA contribuiu para sua saúde mental, com 27% relatando redução do estresse.

A produtividade aumenta quando as pessoas têm as informações de que precisam, e os empregadores podem acompanhar melhor esse progresso para analisar a performance de forma mais significativa.

fluxos de trabalho podem ser automatizados com ferramentas modernas de comunicação e produtividade que utilizam IA.

Se você quer que suas equipes tenham um melhor desempenho, adote ferramentas de IA. Elas podem reduzir o número de tarefas manuais que os funcionários precisam realizar, o que lhes dará mais tempo para se concentrar nas partes mais importantes do trabalho. Pode-se usar chatbots em conversas básicas com clientes, por exemplo, liberando os atendentes para lidar com situações mais complexas.

Adotar ferramentas que ajudam a automatizar o agendamento, a coleta de informações e a comunicação é outro ótimo ponto de partida. O Otter.ai pode gravar reuniões, fazer anotações e produzir resumos, facilitando a identificação dos pontos essenciais, inclusive em reuniões via Zoom.

A IA também contribui para aprimorar a precisão, removendo erros manuais para garantir que as decisões sejam tomadas de forma mais acertada. Ferramentas como o DeepSense, por exemplo, podem reduzir ou até mesmo eliminar o viés humano no processo seletivo. Para gerentes, plataformas como a KeenCorp fornecem análises altamente precisas do engajamento dos funcionários.

ENCORAJA O EQUILÍBRIO

A pesquisa da Oracle mencionada acima também descobriu que as empresas que usam inteligência artificial têm semanas de trabalho mais curtas e seus funcionários tiram férias mais longas. Isso significa que ter robôs no trabalho contribui para um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

A IA também pode analisar os históricos e as habilidades dos trabalhadores para facilitar a colaboração multifuncional e interdepartamental. A Johnson & Johnson usa IA para avaliar as habilidades dos empregados, comparando-as com as de funcionários externos em cargos semelhantes e a um conjunto de habilidades pré-definidas. Essa abordagem permite que a empresa entenda onde há deficiências e tome as medidas apropriadas para resolvê-las.

O trabalho pode ser tedioso, mas não precisa ser. As tarefas mais repetitivas podem ser transferidas para robôs, para que a equipe se concentre no que é realmente importante e melhore sua performance e engajamento no trabalho. Não é exatamente para isso que a tecnologia serve?


SOBRE A AUTORA

Lu Zhang é fundadora e sócia-gerente do Fusion Fund. saiba mais