“Homem de Ferro” vai lutar pela segurança dos usuários na internet

O ator Robert Downey Jr. agora é investidor, membro do conselho e porta-voz da empresa de segurança e privacidade Aura

Crédito: Leon Bennett/ Getty Images

Harry McCracken 3 minutos de leitura

Se você ficou surpreso ao descobrir que Robert Downey Jr. é o novo rosto da Aura, uma empresa de segurança, privacidade e proteção digital, saiba que não está sozinho. Nem mesmo ele poderia imaginar.

“Um aplicativo de segurança online não é exatamente algo com o qual eu imaginaria que fosse me envolver”, reconhece o ator. “Felizmente, estou em uma posição em que não preciso buscar parcerias com marcas, por assim dizer.”

Mas, quando o magnata de Hollywood e investidor Jeffrey Katzenberg – amigo de Downey e membro do conselho da Aura – propôs algum tipo de colaboração, ele se viu surpreendentemente intrigado.

Não porque fosse uma ideia óbvia que se encaixava em sua área de atuação, mas justamente pelo contrário. “Era algo que estava completamente fora da minha alçada”, ele lembra ter pensado. “Mas queria mergulhar fundo nisso.”

O título de “embaixador de marca” reflete seu papel na promoção da imagem da Aura. Mas o ator também atuará como estrategista, investirá na empresa e fará parte do conselho. Downey sabe que, se a Aura for bem-sucedida, haverá uma “enorme vantagem financeira” para ele como investidor.

Mas não foi o potencial de lucro que o fez aceitar a oferta de Katzenberg: “A ideia de que qualquer um pode se tornar alvo de criminosos, inclusive crianças de 10 ou 11 anos, para mim, é extremamente assustadora.”

Quanto à Aura, certamente é um prazer ter Downey como representante. O ator participou de um vídeo institucional intitulado “Role of a Lifetime” e participa como moderador em um painel da empresa no festival de cinema, música e tecnologia South by Southwest (SXSW), que acontece entre os dias 09 e 19 deste mês, em Austin, no Texas. No entanto, seu compromisso de fazer parte da equipe é tão importante quanto o aspecto público de sua função.

“Não queríamos alguém que fosse apenas um porta-voz”, diz o fundador e CEO da Aura, Hari Ravichandran. “Queríamos um parceiro de verdade, e Robert só aceitaria fazer parte se fosse desse jeito.”

HERÓIS DO MUNDO REAL

Embora não seja um especialista em tecnologia, Downey ficou mundialmente famoso por dar vida ao Homem de Ferro nos cinemas. Essa associação ajuda a explicar por que as pessoas param e prestam atenção quando ele fala sobre um produto de segurança online. Isso, inclusive, mudou sua própria visão sobre o assunto.

Sobre o filme “Vingadores: Era de Ultron”, de 2015, ele diz: “Tony Stark falava sobre construir uma armadura ao redor do planeta, bem no estilo ‘Guerra nas Estrelas’, após ameaças alienígenas, mas seu plano dá errado”. Com a Aura, “eu pensei, uau, talvez haja uma maneira de realmente me envolver nessa questão no mundo real e contribuir para combater ameaças.”

Crédito: Aura

O aplicativo da Aura abrange muitos recursos desenvolvidos para ajudar os consumidores a se defenderem de ameaças online, incluindo proteção contra roubo de identidade e fraude financeira, antivírus, gerenciador de senhas, VPN, controle parental, dentre outros. Tudo isso integrado em uma experiência para computadores, smartphones e tablets.

A Aura não é exatamente uma pioneira em um novo mercado. Na verdade, ela tem concorrentes bem estabelecidos. Mas Ravichandran acredita que o diferencial da empresa é oferecer aos usuários uma maneira de se proteger de ameaças com um único aplicativo.

O CEO também ressalta que há muitas possibilidades a serem exploradas para tornar a segurança online ainda mais simples, com o uso de inteligência artificial, automação e outras tecnologias.

Por exemplo, se um usuário fizer o upload de um testamento em vida contendo seu CPF, o aplicativo fará uma busca pela dark web para descobrir se o número foi vazado.

Outros recursos já estão em desenvolvimento, incluindo uma função que altera periodicamente as senhas do usuário de forma automática.

Downey ressalta que seu objetivo com essa parceria não é se passar por um especialista em segurança, mas sim aprender mais sobre o assunto. “Procuro ser sempre autêntico e honesto, como alguém que diz: ‘junte-se a mim nessa jornada de aprendizado em busca uma solução criativa.’”


SOBRE O AUTOR

Harry McCracken é editor de tecnologia da Fast Company baseado em San Francisco. Em vidas passadas, foi editor da Time, fundador e edi... saiba mais