IA que muda a cor da pele das pessoas em fotos? Não, não é uma boa ideia

Parece inacreditável, mas o Studio Paranormal desenvolveu um processo capaz de mudar a raça de uma pessoa

Créditos: Studio Paranormal

Jesus Diaz 3 minutos de leitura

A pior parte da corrida da inteligência artificial é que, mesmo quando achamos que já vimos de tudo, ela continua nos surpreendendo e entrando em terrenos perigosos. Esta seleção semanal traz grandes avanços e desafios, como o lançamento do StableStudio, uma ferramenta de código aberto da Stability.ai que transforma textos em imagens, o possível fim da animação tradicional (mais uma vez) e um John Lennon trazido de volta à vida.

COMO MUDAR A COR DE SUA PELE

Eu disse grandes desafios? Na verdade, mais parecem com os vermes de areia de “Duna”. Confira esta demonstração de alteração da cor da pele apresentada pelo Studio Paranormal, uma empresa de efeitos visuais, pós-produção, pré-produção de propriedade intelectual e desenvolvimento de tecnologia:

A demonstração me deixou sem palavras. O Studio Paranormal desenvolveu um processo capaz de mudar a raça de uma pessoa. Embora não se saiba ao certo quais tecnologias de IA estão sendo utilizadas, especialistas especulam que seja uma combinação complexa de Stable Diffusion e outras redes neurais que podem controlar os resultados com precisão.

No futuro, é provável que todas essas tecnologias sejam condensadas em uma ferramenta simples, que qualquer um poderá usar. Então, a pergunta que surge é: considerando as questões de apropriação cultural, como a capacidade de alterar a raça de uma pessoa – em filmes, séries de TV ou até mesmo em vídeos de redes sociais – afetará a sociedade?

Seja qual for a resposta, isso certamente representa mais um passo em direção ao fim da realidade.

Crédito: Studio Paranormal

STABLESTUDIO: SUA PRÓPRIA IA

A Stability.ai anunciou mais um produto, o StableStudio, que é uma versão de código aberto do DreamStudio.

O DreamStudio tem sido a interface para todas as tecnologias Stable Diffusion desde que a empresa lançou sua tecnologia de conversão de texto em imagem.

o StableStudio disponibilizará a todas as pessoas, empresas e desenvolvedores o poder de suas tecnologias.

Mais do que o Midjourney e o DALL-E, ele permitiu que milhões de usuários e estúdios, incluindo o Studio Paranormal mencionado acima, explorassem o mundo da IA generativa visual com total controle.

De acordo com a organização, o DreamStudio continuará sendo a implementação própria da Stability, enquanto o StableStudio disponibilizará a todas as pessoas, empresas e desenvolvedores o poder de suas tecnologias.

Isso significa que todos poderão criar suas próprias ferramentas e mantê-las consigo, junto com suas informações privadas, longe das mãos das grandes corporações ávidas por dados, como Microsoft, OpenAI ou Google.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA É DE UM PROMPT

O diretor de inteligência artificial Jona Rotting nos mostra um vislumbre do futuro próximo com seu vídeo gerado por IA que traz John Lennon de volta à vida.

Apesar dos trocadilhos e das imperfeições, o vídeo de Rotting é apenas uma amostra do que provavelmente será uma das maiores tendências em IA: personalidades históricas sendo trazidas de volta à vida, para o bem ou para o mal.

Pessoalmente, espero que Iman, a viúva de David Bowie, permita que tudo o que foi escrito ou dito pelo artista possa ser usado para ressuscitar sua essência intelectual através da IA.

Gostaria de ouvir novamente toda a sua sabedoria, como nesta entrevista ao jornalista da BBC James Paxman, de 1999, em que Bowie compara a internet com uma forma de vida alienígena.

Troque “internet” por “IA” e tudo se encaixa perfeitamente. Os alienígenas já estão aqui, meus amigos. E fomos nós que os criamos.


SOBRE O AUTOR

Jesus Diaz fundou o novo Sploid para a Gawker Media depois de sete anos trabalhando no Gizmodo. É diretor criativo, roteirista e produ... saiba mais