Marcou um encontro pelo aplicativo? Mande um avatar em seu lugar

O app de namoro Snack permite que um avatar treinado em inteligência artificial te represente

Crédito: Jacob Lund/ iStock

Michael Grothaus 2 minutos de leitura

Nunca pensei que um dia eu fosse considerar o Tinder como uma forma de marcar encontros à moda antiga. Até descobrir a nova ferramenta do Snack para ajudar a geração Z e os millennials a encontrarem o amor de suas vidas.

Para quem nunca ouviu falar do Snack, trata-se de um dos mais novos aplicativos de namoro, lançado pela primeira vez no final de 2021. Sua interface é semelhante à do TikTok e ele foi projetado principalmente para a geração Z.

Por ser tratar de um novato dentre os aplicativos de namoro,

deixar seu avatar sair e avaliar encontros amorosos libera você da chatice de conversar com estranhos em apps de namoro.

o Snack não tem medo de ousar. Em 2022, introduziu um recurso que literalmente tornava os usuários invisíveis caso eles praticassem ghosting frequentemente. Dado o tamanho do problema que o ghosting pode ser tornar no mundo do namoro, esse foi um recurso muito legal.

Mas o recurso mais recente do Snack... Bom, não dá para dizer simplesmente que ele é “legal”. “Bizarro” e “curioso” são maneiras melhores de descrevê-lo. Isso porque o Snack está entrando na onda da inteligência artificial e agora passou a permitir que os usuários criem avatares treinados em IA de si mesmos.

Crédito: Snack

Esses avatares de IA para o mundo de encontros virtuais do Snack servem para conversar com outros usuários. Se o seu avatar achar que pode haver uma afinidade, ele informará o usuário, para que decida por si mesmo e inicie uma conversa real, entre humanos.

De certa forma, a ideia é brilhante, pois deixar seu avatar sair e avaliar encontros amorosos em potencial libera você da chatice de conversar com estranhos em aplicativos de namoro – bate-papos que geralmente não levam a lugar nenhum. Por outro lado, é uma ferramenta distópica, onde o elemento humano do primeiro contato é completamente dispensado.

O avatar de IA é uma ferramenta distópica, onde o elemento humano do primeiro contato é completamente dispensado.

Uma coisa é certa: é melhor você garantir que seu avatar de IA seja bem treinado para representá-lo da melhor maneira possível. Aparentemente, você o treina contando coisas sobre si mesmo antes de enviá-lo à selva digital para imitá-lo.

E o Snack não para por aqui. Além de avatares baseados em IA, a empresa afirma que seu objetivo final é fazer com que os usuários eventualmente saiam em encontros em um mundo virtual semelhante a um metaverso, antes de decidir se se encontrarão pessoalmente.

Novamente, isso é louvável de uma perspectiva da inovação e segurança. Mas também elimina o ser humano e a presença física dos primeiros passos de um namoro.

Só sei é que quero ver onde os avatares treinados em IA da Snack vão parar. Será um grande fracasso ou vai mudar o paradigma dos namoros?

Se for a segunda opção, é outro sinal de que a inteligência artificial acabará se infiltrando em todos os cantos de nossas vidas – e muito mais cedo do que pensávamos.


SOBRE O AUTOR

Michael Grothaus é escritor, jornalista, ex-roteirista e autor do romance "Epiphany Jones". saiba mais