A moda dos anos 90 e por que ainda captura a nossa imaginação

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 5 minutos de leitura

A moda dos anos 1990 está retornando em grande estilo. No ano passado, o cantor inglês Harry Styles chegou à cerimônia do Grammy vestindo uma roupa inspirada no filme As patricinhas de Beverly Hills. Os looks do final dos anos 90 e início dos anos 2000 estão em alta entre os fashionistas da Geração Z. E as bolsas icônicas dos anos 90, como a mochila de nylon Prada e a bolsa de sela Dior, estão vendendo como água em sites de revenda como o Rebag.

Mas por que será que, três décadas depois, estamos de novo tão fascinados por essas tendências? E, considerando o quão eclético era o estilo dos anos 90 – variando das camisas de flanela inspiradas no Nirvana ao minimalismo no estilo Calvin Klein – como é possível definir a estética daquela época? Uma nova exposição no Museu do Fashion Institute of Technology (FIT) de Nova York, “Reinvention and Restlessness: Fashion in the Nineties”, investiga essas questões.

Até certo ponto, o renascimento dos anos 90 é fácil de explicar, afirma a curadora Colleen Hill. A moda tende a revisitar as tendências em ciclos de 20 a 30 anos, à medida que designers e editores de moda olham com carinho para os estilos de sua juventude. Hill argumenta, no entanto, que há razões mais profundas para o estilo dos anos 90 estar voltando com tanta força: muitos estão saudosos do otimismo que marcou aquela época. Além disso, garimpar roupas de segunda mão agora ficou mais fácil do que nunca.

(Crédito: ©2022 The Museum at FIT)

QUANDO O FUTURO ERA BRILHANTE

Em contraste com anos de pandemia, de polarização política e de reconhecimento do racismo estrutural, os anos 90 foram de otimismo. “O espírito dos anos 90 era de abertura de possibilidades, e isso é algo que sobressai na exposição”, observa Hill. “Estávamos entrando em um novo século e também em um novo milênio. As pessoas ainda olham para aquela época como algo realmente emocionante.”

(Crédito: ©2022 The Museum at FIT)

Hoje em dia, o entusiasmo cego pela tecnologia ficou abalado. Mas nos anos 90, a internet ainda estava em seus primórdios, e havia uma atmosfera de curiosidade sobre o futuro. A moda Y2K, que surgiu no final da década de 90, era deliberadamente futurista, definida por tecidos brilhantes, couro elegante, tops metálicos, enfeites de strass e malha.

A geração Z está particularmente fascinada por esses looks do Y2K, e a hashtag #Y2KFashion tem gerado centenas de milhares de postagens no TikTok e no Depop, site de revenda extremamente popular entre os adolescentes. Esses looks tendem a evocar alguma esperança de que ainda podemos remodelar a internet, para que ela se torne o lugar emocionante e inspirador que um dia imaginamos que ela poderia ser.

Enquanto isso, os brechós voltaram com força total, em parte graças a empresas como ThredUp e Depop, que digitalizaram as compras de segunda mão. Ou seja: faz muito sentido que nos inspiremos nos anos 90 enquanto montamos looks mais baratos, especialmente porque esses sites estão cheios de peças vintage daquela época.

REVOLUÇÃO DA CULTURA POP

Fui adolescente nos anos 1990 e, mesmo assim, acho difícil apontar o que definia a estética daquela época. De acordo com Hill, foi a diversidade de opções que tornou a moda dos anos 90 tão divertida e acessível. “Havia muito pluralismo na moda durante os anos 90”, observa Hill. “Eu diria que mais do que em qualquer década anterior. A ideia de que a moda era para todos estava presente de uma maneira que nunca tínhamos visto antes.”

Prada, mochila: nylon preto e couro, 1993. (Crédito: ©2022 The Museum at FIT)

Filmes da época, como As Patricinhas de Beverly Hills e 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você nos oferecem uma mostra generosa da moda adolescente da época. Há looks de grife e bolsas “it”, como a coleção de nylon Prada. Mas também há looks minimalistas e simplificados – como jeans e camisetas cortadas ou vestidos de seda justos – inspirados na Calvin Klein e na Helmut Lang.

Helmut Lang, vestido: malha de lã preta e verde-oliva, 1996. (Crédito: ©2022 The Museum at FIT)

Além disso tudo, ainda havia o grunge. Ambos os filmes apresentam as camisas de flanela e as minissaias xadrez popularizadas por bandas como Nirvana e Pearl Jam. “Essas bandas eram de cidades mais frias, como Portland e Seattle, então fazia sentido que elas usassem muitas camadas”, diz Hill. “Eles costumavam comprar em brechós por necessidade, mas esse é um visual que acabou sendo percebido como cool.” O grunge tornou mais fácil para todos, independentemente do orçamento, participar da moda durante um período de recessão mundial.

XULY. Bët (Lamine Kouyaté), conjunto: vestido suéter, casaco e blusa, suéteres reciclados multicoloridos, lã estampada marrom e nylon vermelho, outono/inverno 1994. (Crédito: ©2022 The Museum at FIT)

A exposição também mostra como o surgimento da internet permitiu que filmes, TV, música e outros aspectos da cultura pop influenciassem como nunca a moda: pela primeira vez, as pessoas puderam se reunir online para discutir moda e garimpar roupas.

A cultura pop dos anos 1990 às vezes moldava a moda tanto quanto a refletia. Hill diz que quando os diretores de figurino de As Patricinhas de Beverly Hills visitaram as escolas de ensino médio de Los Angeles para explorar tendências, eles ficaram consternados com tanto grunge. “Eles projetaram o guarda-roupa do longa-metragem como uma espécie de guarda-roupa dos sonhos”, diz Hill. “Não era para representar aquilo os alunos dessa idade de fato usavam, mas é claro que os figurinos se tornaram um estilo que os alunos quiseram imitar posteriormente.

Séries de tv como Sex and the City também foram muito influentes. Mas hoje, é mais raro que um único programa tenha o poder de, sozinho, lançar uma tendência, já que as mídias sociais e os serviços de streaming transbordam de tanto conteúdo. “Os jovens estão nostálgicos da época em que um programa ou filme icônico podia virar uma febre”, afirma Hill. E, graças aos serviços de streaming, muitos adolescentes e jovens de 20 e poucos anos também podem explorar programas e filmes que já são considerados clássicos da época.

“Os alunos do Fashion Institute of Technology estão muito familiarizados com As Patricinhas de Beverly Hills”, diz Hill. “Eles não somente assistiram ao filme como alguns recriaram looks diretamente inspirados nele.”


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais