Esta máquina “mágica” transforma as batidas do coração em música

O sintetizador CHD-4 da Teenage Engineering cria música a partir do batimento cardíaco de crianças com doenças congênitas

Crédito: Love Hultén/ Teenage Engineering

Jesus Diaz 2 minutos de leitura

O segundo filho de Oskar Hellqvist nasceu com uma doença cardíaca congênita. A notícia foi devastadora para a família. Especialmente porque seu primeiro filho também sofre do mesmo quadro, uma condição na qual o coração não bate no mesmo ritmo constante de uma pessoa saudável.

A doença arterial coronariana (DAC) é um dos tipos mais comuns de defeitos congênitos. Embora tratável com técnicas modernas, ela pode afetar profundamente o desenvolvimento do coração, podendo levar à morte prematura, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Após seu segundo filho ser diagnosticado, Hellqvist decidiu canalizar sua angústia e transformá-la em arte. “Ele teve muita dificuldade em lidar com a situação, mas decidiu fazer algo a partir dela”, conta o artista audiovisual e marceneiro Love Hultén.

“Oskar entrou em contato comigo por meio da Teenage Engineering para perguntar se eu estaria interessado em construir um equipamento em nome da fundação sueca Heartchild.” O objetivo era captar a parte central do problema, transformando-a em algo novo e belo.

Crédito: Love Hultén/ Teenage Engineering

Hultén, conhecido por suas instalações sonoras feitas de madeira, criou um sintetizador chamado CHD-4, dispositivo projetado para produzir ritmo e música onde não há.

Parece um toca-discos comum, mas em vez de um LP com ranhaduras em espiral que reproduzem o som de forma linear, o aparelho tem quatro anéis concêntricos, cada um contendo o padrão dos batimentos cardíacos de crianças que sofrem de DAC, capturado com uma máquina de eletrocardiograma.

O CHD-4 pode reproduzir os registros juntos ou individualmente, usando diferentes tipos de processamento eletrônico para criar sons que, de acordo com a Teenage Engineering, “exemplificam os batimentos cardíacos irregulares das crianças”.

Hellqvist, diretor criativo e sócio da agência sueca de publicidade e relações públicas Abby Priest, contou ficou maravilhado quando viu essa incrível obra de arte e engenharia. Mas ficou ainda mais emocionado quando finalmente ouviu o som produzido.

“O aparelho criado por Love com a Teenage Engineering é simplesmente incrível e comovente”, afirma. “Ele transforma experiências sombrias e pesadas em algo belo, em esperança.”

O CHD-4 estará em leilão até 28 de fevereiro. O objetivo é conscientizar mais pessoas sobre o problema, que afeta 3,1 milhões de crianças todos os anos.

O valor arrecadado será doado para a fundação sueca Heartchild, organização sem fins lucrativos que apoia crianças com doenças cardíacas congênitas e suas famílias. Se quiser contribuir, você pode dar seu lance aqui.


SOBRE O AUTOR

Jesus Diaz fundou o novo Sploid para a Gawker Media depois de sete anos trabalhando no Gizmodo. É diretor criativo, roteirista e produ... saiba mais