Por um precinho camarada, a Ikea faz o projeto de decoração da casa

Ikea dá um grande passo ao desenvolver seus serviços de design de interiores

Crédito: Ikea

Jesus Diaz 3 minutos de leitura

A Ikea já é a maior empresa de móveis do mundo. Agora, ela está prestes a se tornar também o maior serviço de design de interiores do mundo. Nos EUA, os designers de interiores da Ikea já conseguem transformar qualquer parte da casa em um projeto dos sonhos no melhor estilo escandinavo, incluindo os moveis, os materiais e detalhes de iluminação.

O serviço custa US$ 100 para espaços residenciais e US$ 300 para empresariais. Não sai caro para o consumidor e é um ótimo negócio para a Ikea, que tem a chance de não só transformar esses projetos em vendas de produtos e instalações, mas também de abrir um novo fluxo de receita de serviços, em vez de depender apenas das vendas de suas lojas.

Crédito: Ikea

Para começar, o cliente preenche um questionário online no qual descreve suas ideias e inspirações para o espaço. Essa "lista de desejos", como a empresa a chama, é enviada a um dos designers de interiores da Ikea, que vai criar o espaço ao longo de três sessões de videoconferência individuais.

O profissional trabalha com o cliente para criar um projeto que o deixe satisfeito, criando um quadro de ideias, apresentando um layout e, finalmente, produzindo as plantas. Essas plantas são detalhadas, incluindo renderizações 3D, plano de iluminação, lista de produtos com curadoria, dicas de decoração e sugestões de materiais.

Depois, é só clicar em “comprar” para obter os produtos e materializar o projeto. A promessa da Ikea é que ela pode fazer tudo se a pessoa contratar os serviços em conjunto: “coordene a entrega, a montagem e a instalação encomendando produtos diretamente para sua casa ou empresa e organizando os serviços necessários, como montagem de móveis com o TaskRabbit, para dar vida aos projetos.”

Crédito: Ikea

Essa nova estratégia de serviço da Ikea funcionou muito bem para empresas como a Apple. Antes, a Apple se via apenas como uma desenvolvedora de hardware e software. Agora são os serviços – como assinaturas do Apple Music e AppleTV – que, juntos, geram mais dinheiro do que a receita combinada total do McDonald's e da Nike.

A Ikea, provavelmente, não vai lucrar tanto vendendo este novo serviço de design. Afinal, os serviços da Apple são baseados em assinatura, arrecadando passivamente milhões de dólares por dia. Mas, se a empresa sueca acertar na sua oferta de design pessoal, deverá aumentar as vendas de produtos e instalações das lojas.

Crédito: Ikea

O mais importante desse serviço é que ele pode melhorar muito a experiência de compras do consumidor (CX), levando a uma maior fidelidade e a mais vendas no longo prazo. Isso foi algo que deu muito certo para a Ikea Canadá, que abriu em 2021 seu Design Studios em Ontário e Quebec – pequenas lojas-conceito localizadas em centros urbanos que ofereciam serviços personalizados de design e planejamento.

Esse CX foi um grande sucesso, de acordo com a Forrester Research, impulsionando as vendas e a satisfação do cliente. Na verdade, ele ajudou a empresa sueca a saltar 10 posições no ranking do Índice da Forrester de Experiência do Cliente entre Varejistas do Canadá em 2022. 

O novo serviço de design de interiores feitos por arquitetos da Ikea não é uma experiência muito calorosa. Mas, considerando que todo mundo se adaptou às videoconferências depois da pandemia, a estratégia parece sólida.

Além disso, qualquer serviço que me permita evitar a visita a uma loja física ganha muitos pontos extras comigo.


SOBRE O AUTOR

Jesus Diaz fundou o novo Sploid para a Gawker Media depois de sete anos trabalhando no Gizmodo. É diretor criativo, roteirista e produ... saiba mais