Quer ganhar mais curtidas no Instagram? Estudo revela a fórmula para a imagem perfeita

Crédito: Fast Company Brasil

Clint Rainey 2 minutos de leitura

Para conseguir curtidas no Instagram, as regras são claras: tenha uma marca famosa ou um grande número de seguidores – e inclua um texto divertido no post.

Mas um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte se perguntou o que aconteceria se deixassem de lado o número de seguidores e as legendas espirituosas e apenas examinassem as imagens por elas mesmas. Será que existe algum tipo específico de foto que recebe mais curtidas?

Para tentar responder a essa pergunta, eles desenvolveram um programa de computador, digitalizaram 147.963 imagens do Instagram, elaboraram pontuações com base em 6 aspectos visuais diferentes, que estudos anteriores mostraram resultar em um alto engajamento, e depois contabilizaram “variáveis de confusão” (número de seguidores e número de curtidas). Suas descobertas foram publicadas em um artigo que pode servir como um manual de características visuais que as imagens precisam para otimizar suas curtidas no Instagram.

O resultado foi uma das mais meticulosas análises de imagens do Instagram já realizadas. O estudo recebeu o título “Simplicity is not key: Understanding firm-generated social media images and consumer liking” (em português, Simplicidade não é o segredo: Entendendo as imagens postadas por marcas nas mídias sociais e os hábitos de ‘curtida’ dos consumidores). Em última análise, os pesquisadores estabeleceram duas regras: misturar luz e cor de forma equilibrada e certificar-se de que a imagem seja ou extremamente simples ou então muito complexa.

Estes são os 6 aspectos específicos que o artigo explora:

  • Complexidade de cores: Diz respeito à riqueza das cores na imagem – em essência, o “menos é mais” resulta em mais curtidas.
  • Entropia de luminância: Trata-se da intensidade do brilho na imagem — quanto mais, melhor!
  • Objetos únicos: Em vez de colocar muitos elementos diferentes em uma mesma foto, é melhor focar em menos objetos.
  • Densidade de borda: Refere-se à proporção da borda em relação à imagem. A imagem ideal é aquela que consegue um equilíbrio quase perfeito entre as duas. Imagine uma bandeira em frente de um prédio – nem padrões complexos nem fundos de cor sólida muito grandes funcionam.
  • Arranjo irregular de objetos: Desordem visual. Quanto menos regular o arranjo, melhor. Isso, em geral, resulta em mais curtidas. Tome como exemplo uma parede de tijolos e uma parede de grafite — a simplicidade também pode resultar em mais curtidas.
  • Arranjo assimétrico de objetos: O aspecto mais diretamente ligado a curtidas. Quanto mais assimétrico, tanto vertical quanto horizontalmente, uma imagem é, mais curtidas ela terá

Felizmente, escreveram os autores, os designers de AR do Instagram já fazem a parte mais difícil desse trabalho para você: “Em termos práticos, descobrimos que você pode aumentar o número de curtidas de qualquer imagem em cerca de 3% se aplicar o filtro certo… Além disso, nosso modelo sugere que otimizar a complexidade tanto de recursos quanto de design pode aumentar o engajamento do consumidor em cerca de 19%.”

O objetivo deles era criar um programa e um repertório de dados que pudessem ser usados “para ajudar os profissionais de design no setor de marketing nas tomadas de decisão”, mas a equipe acrescenta que também está disponibilizando o código bruto do próprio programa. “Ele ainda não possui um formato amigável”, admite Bill Rand, diretor executivo da Business Analytics Initiative e coautor do estudo. “Mas tenho certeza de que as pessoas certas, com experiência em tecnologia, serão capazes de usá-lo para criar uma ferramenta valiosa para o setor.”


SOBRE O AUTOR

Clint Rainey é jornalista investigativo, mora em NYC e é colaborador da Fast Company. saiba mais