Ansiedade em relação à IA pode ajudar a surfar a onda da revolução tecnológica

É compreensível que a nova geração de inteligência artificial gere alguns receios

Créditos: kjpargeter/ Freepik/ Garry Killian/ iStock

Julie Winkle Giulioni 4 minutos de leitura

Antes, parecia que a inteligência artificial não passava de um sonho futurista. Agora, ela se tornou uma realidade onipresente no local de trabalho.

O ChatGPT e suas variantes chegaram rapidamente ao mainstream e, nesse processo, inspiraram uma série de reações, emoções e preocupações: a IA é confiável? É parcial? É segura? É ética?

Mas o mais importante para muitos é saber se ela é uma ameaça existencial que tornará os humanos e suas habilidades irrelevantes.

a inteligência artificial é bem menos perigosa do que a recusa em incorporá-la ao trabalho.

É compreensível que muitos fiquem ansiosos – e até com medo – diante dessa tecnologia. Ela é capaz de criar conteúdo, analisar informações, gerar apresentações, oferecer suporte ao cliente e até debater ideias. No entanto, o que causa mais medo não é a tecnologia em si, mas a resistência das pessoas em adotá-la. 

De acordo com um estudo recente da TalentLMS, 61% dos que usaram o ChatGPT relatam que ele melhorou o gerenciamento do tempo e 57%, que ajudou a aumentar a produtividade. É por isso que acredito que a IA é bem menos perigosa do que a recusa em incorporá-la ao trabalho.

A seguir listo quatro estratégias para deixar o medo de lado e usar a atual onda tecnológica a seu favor:

1. Basear-se nas experiência passadas para ganhar confiança agora

Para muitos, novas tecnologias introduzem novas ansiedades. Muita gente se pergunta: “será que vou ser capaz de mexer com isso?” Superar esse medo é pré-requisito para o aprendizado. Comece pensando em experiências passadas, quando você se abriu a algo novo e teve sucesso.

Seis em cada 10 pessoas que usaram o ChatGPT dizem que ele melhorou o gerenciamento do tempo e a produtividade.

Por exemplo, no início de minha carreira, escrevi manuais de treinamento à mão em folhas de papel que enviei por fax para um editor. Quando ganhei meu primeiro laptop, pensei que nunca iria me acostumar a ele. Para ser honesta, durante um tempo continuei escrevendo à mão e transcrevendo para o laptop.

Hoje dou risada de mim. Não consigo lembrar quanto tempo levou para fazer a transição completa, mas seria impossível voltar atrás.

Reavivar memórias semelhantes de quando você aprendeu com sucesso como usar uma nova tecnologia pode ajudá-lo a reunir a confiança necessária para abraçar a quarta revolução industrial.

2. Focar nos benefícios ocultos

A maioria dos argumentos a favor do ChatGPT foca na produtividade. No entanto, acredito que dominar essa tecnologia traz uma série de recompensas adicionais e mais sutis.

Por exemplo, a IA nos encoraja a passar mais tempo fazendo perguntas. Essa tecnologia opera com base em prompts (descrições em forma de texto). Quanto melhor o prompt, melhor a saída.

o uso do ChatGPT oferece a oportunidade de aprimorar nossas habilidades de questionamento. Perguntas melhores resultam em conversas melhores.

Isso significa que o uso do ChatGPT oferece a oportunidade de aprimorar nossas habilidades de questionamento – o que, acredito, pode aumentar a curiosidade, a ponto de ela se estender para o diálogo humano real. Perguntas melhores resultam em conversas melhores.

Além disso, o uso de IA é uma maneira de delegar funções. Requer a análise do trabalho a ser feita por alguém, observando as tarefas que podem ser realizadas de maneira diferente, preparando essas tarefas para o sucesso e monitorando sua qualidade.

Se estiver interessado em galgar posições de liderança, você pode usar seu trabalho com o Chat GPT como um campo de treinamento para delegar tarefas a humanos no futuro.

3. Delegar o "trabalho inútil"

O ChatGPT foi projetado para lidar com tarefas rotineiras e repetitivas. Semelhante ao que acontece quando nos alimentamos com alimentos ultraprocessados, o trabalho muito mecânico e repetitivo frequentemente ocupa os dias, mas não nutre a alma nem melhora nossas contribuições.

Superar o medo da tecnologia é pré-requisito para o aprendizado.

Que tal identificar quais são essas tarefas inúteis e delegá-las à IA? Assim, você pode se concentrar em um trabalho complexo e de alto valor, que exige pensamento crítico e criativo, habilidades de tomada de decisão e de relacionamento, que dependem de um toque exclusivamente humano.

4. Passar por algum treinamento

De acordo com o mesmo estudo da TalentLMS, apenas 14% dos funcionários estão realmente sendo treinados no uso de ferramentas de IA. Existem inúmeros recursos online gratuitos, caso sua empresa ainda não esteja preparada para oferecer treinamento formal.

Dadas as possibilidades que a IA oferece, convém explorar esforços adicionais de qualificação e requalificação. Quais são as competências mais procuradas na sua empresa? Análise de dados? Gerenciamento de projetos? Codificação? Liderança?

Como a IA libera seu tempo, o treinamento em torno dessas habilidades mais sofisticadas elevará seu desempenho e ajudará a preparar sua carreira para o futuro.

A IA mudará a regra do jogo para pessoas e empresas, mas apenas se formos capazes de confiar, de reconhecer seus benefícios, delegar o trabalho inútil e obter o treinamento necessário para sermos eficazes agora e prosperarmos no futuro.

Seguir essas etapas práticas pode ajudar a aliviar o medo da IA e até fazer você se sentir animado com o futuro.


SOBRE A AUTORA

Julie Winkle Giulioni é escritora, consultora, instrutora e palestrante. É autora de "Promotions Are So Yesterday: Redefine Career Dev... saiba mais