Breaking Bad no Super Bowl, com salgadinho no lugar da droga

Walter White e Jesse Pinkman estão de volta> Só que, desta vez, cozinhando outro artigo viciante: salgadinhos

Crédito: Sony Pictures Television

Jeff Beer 1 minutos de leitura

A relação entre a série e a marca não é nada clara. O que exatamente um drama policial violento, que aborda o submundo do tráfico de drogas, tem em comum com uma linha de salgadinhos?

A verdade é que ninguém se importa. O importante é que, de alguma forma, a Frito-Lay convenceu Aaron Paul e Bryan Cranston a reprisarem seus papéis como Jesse Pinkman e Walter White uma década após o fim de “Breaking Bad”. Ah, e com uma participação especial de Tuco Salamanca.

A piada aqui, claro, é substituir a metanfetamina por salgadinhos. A Frito-Lay não poderia ter pensado em uma estratégia melhor para chamar a atenção para sua linha de produtos menos conhecida, mas que vem crescendo rapidamente.

Anunciar no Super Bowl não é uma ciência exata, mas explorar a nostalgia de um sucesso cult da cultura pop é uma fórmula bastante conhecida.

Lembra do comercial da Jeep que trouxe de volta o ator Bill Murray como Phil, de “Feitiço do Tempo”? Ou da propaganda da Chevrolet que recriou a abertura de “Família Soprano”? Ou de quando a operadora de telefonia T-Mobile reuniu as estrelas de “Scrubs”, Zach Braff e Donald Faison, em um anúncio? 

O comercial do salgadinho PopCorners foi lançado há mais de uma semana e já conta com milhões de visualizações. Mas, para muitos, esta foi a primeira vez que ouviram falar do produto.

A Frito-Lay comprou a marca em 2019 e está apostando na audiência do Super Bowl (que acontece neste domingo, dia 12/02) para tornar a linha mais conhecida entre o grande público.

Crédito: Sony Pictures Television

Em uma conversa com o diretor de marketing da empresa, Brett O'Brien, ele explicou que anunciar no Super Bowl vai muito além da propaganda durante o intervalo – envolve teasers, redes sociais, anúncios antes do grande dia. Enfim, é tudo sobre atrair e engajar a audiência.

“Fazer coisas no TikTok, no metaverso, tornar o anúncio mais parecido com um evento que dura mais do que poucos segundos. Isso faz com que diferentes tipos de pessoas se envolvam de maneiras diferentes, e fiquem pensando no que você vai revelar”, disse O'Brien.

Talvez, da próxima vez, eles possam fazer isso no estacionamento do Los Pollos Hermanos – a fictícia rede de fast food de “Breaking Bad”.


SOBRE O AUTOR

Jeff Beer cobre publicidade, marketing e criatividade para a Fast Company. saiba mais