À medida que a tecnologia cria réplicas digitais de pessoas falecidas, uma profunda necessidade humana pode ser satisfeita – e uma antiga oportunidade para os golpistas poderia voltar.

Considerando que seu fim não estava muito distante, William Shatner, estrela de Star Trek, recentemente decidiu, aos 90 anos, entrar em um estúdio de Los Angeles e se transformar em um fantasma.

Shatner passou cinco dias gravando um StoryFile, tipo de vídeo interativo criado por uma empresa homônima. Partes da gravação capturadas por câmeras 3D, serão “marcadas” usando o sistema proprietário do StoryFile. O fantasma de Shatner poderá ser transmitido para os membros de sua família, para fãs via internet e, possivelmente, para museus e locais de entretenimento. As pessoas poderão fazer perguntas ao fantasma dele. O sistema de StoryFile irá “tocar” as respostas e criará a ilusão de que William Shatner está vivo, mesmo muito tempo depois de falecer.

Bem-vindo ao novo espiritualismo.

Cem anos atrás, os ricos ociosos da Europa e da América eram fascinados pelo além. Um movimento quase religioso chamado Espiritualismo começou na década de 1830 e se tornou popular durante tempos de grande trauma, como a Guerra Civil dos Estados Unidos. O movimento atingiu seu ápice entre 1918 e o início dos anos 1920, quando as ideias espiritualistas se espalharam pela cultura popular dominante.

Os espiritualistas acreditam na possibilidade de se comunicarem com os mortos por meio de médiuns (pessoas que podem permitir que os mortos falem por meio deles), por meio de sessões, “escrita automática” (uma seleção de letras no estilo Ouija) e conjuração de fantasmas.

Eles acreditam que os mortos são mais evoluídos do que os vivos e aprenderam o conhecimento esotérico na morte. E se voltaram para os médiuns em busca não apenas da comunhão com seus entes queridos falecidos, mas também de informações e orientação.

Quando a Primeira Guerra Mundial estava chegando ao fim, a pandemia de 1918 (da chamada gripe espanhola) estava apenas começando. Esses dois eventos levaram a mania do Espiritualismo a novos níveis. As pessoas estavam sofrendo e queriam respostas, o que criou um mercado para o Espiritualismo. Isso foi explorado por charlatões para enganar as pessoas usando as tecnologias da época, como  fotografia e fonógrafos.

Uma sessão básica da década de 1920 envolvia várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa em uma sala escura, talvez segurando objetos pertencentes a parentes que morreram recentemente. Um médium tinha a tarefa de persuadir espíritos e fantasmas a fazerem sua presença percebida batendo, levantando ou virando a mesa, ou realmente na forma de uma aparição fantasmagórica.

Alguns médiuns não eram fraudes, mas verdadeiros crentes. Por exemplo, o criador de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle, acreditava que sua própria esposa, Jean, era uma médium talentosa.

O interesse pelo Espiritualismo levou a fraudes lucrativas, que por sua vez geraram interesse, pois os crédulos viam “evidências” falsas, mas críveis, com seus próprios olhos e ouvidos. A fotografia, a projeção de filmes, a gravação de som e outras tecnologias tinham um poder especial porque eram novas e desconhecidas para o público leigo da época. Uma tecnologia que voltará a nos assombrar neste mesmo artigo foi o uso de gaze revestida com tinta reflexiva ou fosforescente que, quando agitada por um assistente invisível, tornava-se um fantasma convincente.

Os ricos e famosos foram à loucura conjurando os mortos há 100 anos. E agora eles estão de volta.

A ASCENSÃO DOS “HOLOGRAMAS” DE CELEBRIDADES

O Capitão Kirk não será a primeira celebridade a ser clonada digitalmente. 

O rapper, magnata do tênis e ex-candidato presidencial Kanye West deu à sua então esposa Kim Kardashian, como presente de aniversário, um “holograma” de seu falecido pai, Robert Kardashian, que morreu em 2003. A simulação cara e elaborada dizia o tipo de coisa que um fantasma diria: que ele cuida de Kim, de seus irmãos e filhos, e que às vezes deixa pistas de que ainda está por perto (ele também disse o tipo de coisa que Kanye West diria, como o grande gênio que é).

A façanha de Kardashian veio anos após a aparição do rapper californiano Tupac Shakur no Coachella, cerca de 15 anos após sua morte. Tupac impressionou o público ao aparecer para  um dueto com Snoop Dogg. O fantasma de Tupac foi organizado pelo rapper e produtor Dr. Dre e construído pela empresa de efeitos digitais de Hollywood, a Digital Domain.

Nos últimos anos, muitas celebridades foram ressuscitadas na forma de “hologramas”: Whitney Houston, Marilyn Monroe, Ronald Reagan, Vince Lombardi, Michael Jackson, Roy Orbison, Frank Zappa, Elvis Presley, Amy Winehouse, Glenn Gould, Maria Callas, Buddy Holly e Ronnie James Dio.

Todo mundo chama esses artefatos de “hologramas”, mas esse é um nome impróprio. Por definição, um holograma é uma projeção 3D que pode ser visualizada em diferentes ângulos. Essas recriações são projeções 2D que exigem que o público esteja sentado no local certo.

Os criadores dessas performances de “holograma” de celebridades contratam um ator ou imitador que se parece e se move como o sujeito a ser representado. Assim que a filmagem é capturada, o rosto é substituído por um vídeo deepfake que se parece com a celebridade, e especialistas em efeitos visuais retocam o vídeo combinado para remover algumas das falhas e imperfeições geradas pelo deepfake.

Alguns “hologramas” usam uma técnica chamada fantasma de Pepper. Criada pelo cientista inglês John Henry Pepper, que demonstrou a técnica pela primeira vez em 1862, a ilusão parte do princípio de que a luz pode passar pelo vidro, mas também refletir nele. A ideia é colocar o vidro em um ângulo de 45 graus e iluminar o holograma por baixo. O público pode ver através do vidro, mas também pode ver o reflexo do holograma, que aparece no mesmo espaço visual que está atrás do vidro.

Este é o efeito que a Disney há muito usa na Mansão Mal-Assombrada da Disney. Os fantasmas parecem estar dançando em uma sala, que é visível através do vidro. Os “fantasmas” são mecanizados e dançam abaixo dos visitantes, mas refletidos no vidro angular que fica entre os convidados e a sala.

Além disso, a atual tecnologia de projeção de hologramas usa um produto chamado Holonet, de uma empresa chamada Kaleida. Trata-se de uma gaze invisível que reflete a luz com mais intensidade do que o vidro. É a tecnologia usada no holograma de Kardashian, assim como no de Tupac Shakur no Coachella em 2012. Fantasmas de gaze assombravam as sessões na década de 1920, e agora continuam a assombrar as casas de show  na década de 2020.

No caso do “fantasma” de Shatner, a CEO da StoryFile, Heather Smith, me disse que parte da missão principal da empresa é produzir vídeos fiéis, não-editados e não-modificados de suas representações – não há nada falso envolvido, nem mesmo a tecnologia deepfake. A “IA” usada é para recuperar os segmentos de vídeo corretos com base na pergunta do usuário à pessoa no vídeo. Enquanto a StoryFile está trabalhando duro para tornar sua tecnologia disponível para todos usando mídia de baixo custo e baixa tecnologia, a versão de ponta usada na gravação do Shatner fornece aos futuros criadores tudo o que precisam para fazer hologramas 3D reais.

Outra diferença entre o holograma de Shatner e outras celebridades recriadas é que ele consentiu, enquanto a maioria dos outros não. Há implicações éticas em lucrar sem permissão com a semelhança da imagem dos mortos, algo que autores como Elaine Kasket, autora de All the Ghosts in the Machine, exploraram.

Portanto, os “hologramas” de celebridades de que você ouviu falar não são hologramas. E também não são fantasmas.

O QUE É UM FANTASMA, ENTÃO?

A ideia antiga de um fantasma é a de que nossos corpos físicos são fantoches de carne animados por uma “mente” invisível e não-física; ou “alma”, ou “espírito”. Quando nossos corpos morrem, nossa alma pode persistir.

Eu diria que um “fantasma” não é uma alma em abstrato, mas a percepção ou a experiência da presença de um desses “espíritos”. Não é um “fantasma” a menos que alguém o perceba.

E é claro por que as pessoas percebem fantasmas. Nossos cérebros são programados para detectar rostos humanos, corpos humanos e vozes humanas. A experiência de interagir com outras pessoas – especialmente nossos entes queridos – está gravada em nossas memórias. A percepção dos fantasmas está, sem dúvida, relacionada ao fenômeno psicológico da pareidolia – a tendência de ver um coelho nas nuvens, um homem na lua ou o rosto de Jesus durante um brinde.

É por isso que as sessões eram tão convincentes. Mostre a um humano em luto um chumaço de gaze brilhante e voilà, a vovó apareceu!

Visualizar fantasmas requer um gatilho. As sessões de charlatanismo da década de 1920 frequentemente envolviam fotografia. A médium charlatã Eva Carrière usou um “ectoplasma” falso, feito de papel amassado e fotografias, que as pessoas acreditavam serem fantasmas. Em uma foto famosa, Carrière é exposta materializando o “fantasma” do rei Fernando da Bulgária, que é obviamente um recorte de papelão.

Estamos à beira de um novo mundo de tecnologia que será capaz de induzir não apenas gatilhos, mas versões 3D interativas de ultra alta resolução dos mortos que podem trazer de volta uma nova era de Espiritualismo.

A TECNOLOGIA POR TRÁS DO FANTASMA PERFEITO

A Apple está trabalhando em dois produtos de realidade aumentada. O primeiro provavelmente será um conjunto de óculos que fará principalmente VR. O mundo real e o mundo virtual serão combinados e exibidos em duas telas de alta resolução embutidas nos óculos.

No segundo produto, o mundo real será visto através de um vidro transparente e os objetos virtuais aparecerão como hologramas no mundo real. Estes serão projetados para uso diário.

Dezenas de grandes empresas podem eventualmente fabricar tais óculos, mas a Apple irá popularizar a tecnologia. Pode ser apenas uma questão de tempo antes que a realidade normal seja para sempre aumentada para muitas pessoas.

Ao contrário das projeções de Tupac e Kardashian, os óculos AR de consumidor permitirão hologramas 3D simulados – diferentes pessoas verão o mesmo objeto virtuala partir da própria perspectiva.

O áudio deepfake já é quase perfeito. E o vídeo deepfake está melhorando a cada ano.

A inteligência artificial em geral – e a tecnologia de Redes Adversárias Generativas (GAN), as estruturas de aprendizado de máquina por trás de todos os deepfakes em particular – combinada com AR resultará na capacidade de reproduzir em 3D e no mundo real o rosto, linguagem corporal, maneirismos, voz, e padrões de fala de qualquer pessoa que podem persistir após a morte. Eles permitirão a criação de um sósia, caso você queira, de uma pessoa real.

Essas simulações digitais serão interativas, para que você possa conversar com eles. As opiniões, crenças e conhecimento de humanos reais também podem ser incorporados na mistura, aumentados com o conhecimento do mundo real.

VEM AÍ O COMPLEXO INDUSTRIAL DO FANTASMA DIGITAL

Acredito que humanos digitais construídos com IA e vistos através de óculos de RA se tornarão a principal forma de memorizar e lembrar os mortos. Os santuários serão construídos em uma realidade mista baseada em localização. No mínimo, eles apresentarão vídeos em forma de holograma do falecido, ali acenando como aparições fantasmagóricas e conversando interativamente com membros sobreviventes da família.

Na verdade, esse conceito básico já está aqui. Uma empresa japonesa de gravação de lápides chamada Ryoshin Sekizai oferece um aplicativo AR chamado Suma Tomb que cria um “holograma” AR de entes queridos que pode ser colocado em qualquer lugar – no túmulo, em casa ou no local da morte. Os fantasmas são visíveis apenas por meio de um smartphone no momento. Mas, como acontece com todos os smartphones AR, é apenas um precursor da revolução dos óculos AR. Assim como o pai de Kim Kardashian, os fantasmas de AR dizem aos entes queridos que estão sempre cuidando de você.

Uma empresa do sul da Flórida chamada Artistry in Motion Holographics oferece a gravação e execução de “hologramas” em funerais, permitindo que as pessoas basicamente se auto-elogiem após a morte.

A mais recente tecnologia fantasma que anima mortos vem da empresa de genealogia online MyHeritage. Seu serviço Deep Nostalgia usa IA para animar as fotos enviadas, para que a vovó fique olhando em volta, piscando e parecendo um tanto viva. É cheio de defeitos e assustador, mas também comovente.

Em 2015, um empresário de tecnologia bielorrusso chamado Roman Mazurenko morreu em um acidente de carro em Moscou. E então sua melhor amiga, Eugenia Kuyda, recriou Mazurenko como um chatbot de IA. Ela também criou um produto chatbot chamado Replika, que faz perguntas aos usuários a fim de aprender como recriar os padrões de fala desses usuários para simulá-los no chat.

Esses e outros projetos e produtos semelhantes sugerem um mercado potencial para versões digitais interativas das pessoas que perdemos. Fantasmas, em outras palavras.

UM RETORNO AO ESPIRITUALISMO DOS ANOS 1920

É razoável esperar o surgimento de serviços que ofereçam assistentes pessoais semelhantes à Siri, mas representados por versões digitais de entes queridos falecidos. Esses fantasmas digitais terão o mesmo propósito da sessão da década de 1920: se reconectar com os que já partiram e também obter respostas e orientação de seres mais evoluídos.

Também não há dúvida de que IA e AR serão usados não apenas para simular os mortos, mas também para charlatanismos que convencem os crédulos de que os fantasmas são reais e estão falando conosco. Charlatões e médiuns se oferecerão para canalizar entes queridos perdidos e parecerão fazê-lo por meio de fotografia, áudio e vídeo deepfakes.

Ninguém está falando sobre isso. Mas acho que estamos à beira de uma nova era no espiritualismo impulsionado pela tecnologia. A tecnologia ressuscitará não só os mortos, mas também incontáveis questões éticas sobre como manter os mortos por perto como fantasmas digitais para assombrar os vivos.

SOBRE O AUTOR

Mark Elgan é jornalista freelancer.