Como seriam os logos do Instagram, Spotify e outras marcas nos anos 80?

Designer gráfico cria série de logotipos retrô que são uma viagem de volta à década de Blade Runner

Crédito: Rafael Serra

Elissaveta M. Brandon 2 minutos de leitura

Os bons logotipos evoluem com o tempo. Basta olhar para as inúmeras mudanças pelas quais o logotipo da Microsoft passou desde que a empresa foi lançada em 1975. Mas o que acontece quando os logotipos voltam no tempo, em vez de avançar?

O designer gráfico português Rafael Serra recriou mais de 100 logotipos famosos, de empresas como Playstation, Nike e Instagram. As novas versões foram renderizadas em um estilo ultra-retrô, que remete aos anos 80 e 90.

“Fui uma típica criança dos anos 80, cresci rodeado pela estética retrô”, relembra Serra, que desde pequeno era fascinado por objetos como fitas VHS, fitas cassete e pelo design gráfico das capas de revistas.

Crédito: Rafael Serra

Em sua versão estilizada, o logotipo do Spotify assinado por Serra traz um tipo de fonte roxa em negrito, sobre um globo achatado, com o detalhe do nome da marca traduzido para o japonês. Em outra recriação, a logomarca com a palavra Ikea é representada em rosa claro, as letras estão circundadas por dois anéis ovais que se cruzam.

Crédito: Rafael Serra

Essa série de logotipos faz parte de uma pesquisa de motivos de design estereotipados dos anos 80. É uma profusão de sombras projetadas e de fontes sem serifa; de círculos, linhas e motivos geométricos reminiscentes do movimento de design de Memphis; e de inúmeras referências aeroespaciais, como os anéis e estrelas de Saturno.

Crédito: Rafael Serra

Algumas das empresas que Serra incluiu em sua série já tinham seus logotipos oficiais desde os anos 80, mas nenhum deles tinha uma cara tão marcadamente dos anos 80 quanto suas recriações. O agora icônico logotipo azul e amarelo da Ikea, por exemplo, foi lançado em 1967 e permaneceu praticamente inalterado desde então. O da Coca-Cola quase não mudou desde a década de 1880.

Crédito: Rafael Serra

Serra desenha um logotipo por dia há três anos. A coleção fictícia resultante desse hábito é mais um projeto de lettering art do que um exercício de branding, mas constitui um repositório interessante (e divertido!) de símbolos e tendências retrô.

“Uma coisa que eu gosto é de misturar formas diferentes”, diz ele. “Meu trabalho é uma combinação de formas, desenhos e texturas que lembram aquela época, com fontes da nossa infância.”


SOBRE A AUTORA

Elissaveta Brandon é colaboradora da Fast Company. saiba mais