Relacionamento com máquinas será turbinado por IoT, 5G e IA

Essa três tecnologias nos levarão a um patamar de alta conectividade, no qual máquinas vão interagir com pessoas o tempo todo

Crédito: DeepMind/ Unsplash

Luciana Vidigal 3 minutos de leitura

Embora muito se fale de Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, a verdade é que ainda utilizamos pouco perto de tudo o que ela oferece. A IoT permite que dispositivos, aparelhos, carros, roupas, móveis (objetos, de forma geral) se comuniquem com usuários e entre si.

Desde programar o horário de apagar as luzes da casa até saber quais itens precisam ser repostos em uma loja, essa tecnologia atende tanto demandas domésticas quanto profissionais, assim como comerciais e industriais.

A junção da IoT à inteligência artificial (IA) e ao 5G nos levará a um patamar de alta conectividade inimaginável, no qual máquinas vão interagir com pessoas o tempo todo.

A velocidade, a qualidade e a confiabilidade da transmissão, do monitoramento e da análise de dados serão surpreendentes. Poderemos utilizar inúmeros devices e esperar a criação de muitos outros. O resultado disso são soluções que trarão mais conveniência, conforto, segurança e bem-estar para o nosso dia a dia.

Com essas tecnologias, tudo poderá ser resolvido de modo instantâneo, inteligente e remoto.

Dúvidas como se trancamos a porta ou desligamos o fogão ao sair simplesmente deixarão de existir. Com essas tecnologias, tudo poderá ser resolvido de modo instantâneo, inteligente e remoto.

Quando estiverem completamente integradas às nossas vidas, essas soluções modificarão bastante o comportamento de pessoas e empresas, criando oportunidades, perspectivas e desafios.

EXPERIÊNCIAS HÍBRIDAS

Assim como a internet viabilizou o surgimento da Netflix, Uber, iFood e similares, novas indústrias, negócios, hábitos, expectativas e valores vão aparecer com a disseminação em massa da IoT, IA e 5G.

Uma das grandes mudanças acontecerá no relacionamento das marcas com as pessoas, que será permeado por máquinas que interagem com outras máquinas e seus respectivos players.

Exemplo: uma geladeira estará conectada à fábrica, assistência técnica e supermercado, mantendo-se sempre em dia com as necessidades e as preferências dos moradores.

As cidades inteligentes, a automação do campo, a medicina robótica, a educação à distância e outras áreas atingirão alto desempenho, com serviços cada vez mais personalizados, humanizados, acessíveis e feitos de experiências híbridas, nos formatos online e presencial.

o relacionamento das marcas com as pessoas será permeado por máquinas que interagem com outras máquinas.

Com o uso de big data nesse ecossistema, a vida terá um caráter mais preditivo. Antever o que os consumidores precisam e desejam será fácil. O pedido de um novo cartão, a segunda via de um boleto, uma sugestão de produto ou de melhoria em um equipamento, tudo poderá ser antecipado por um bot simpático e eficiente, que nos conhece e apoia na prevenção e resolução de problemas.

DIVERSIDADE & INCLUSÃO

Essas transformações, necessariamente, vão acontecer sob a influência de valores ligados à diversidade e inclusão. Não basta resolver uma dificuldade, é fundamental oferecer respostas concretas a questões sociais e ambientais. O Festival de Publicidade de Cannes vem dando esse recado há alguns anos.

Em 2022, dois cases premiados ilustram esse ponto. Uma agência indiana desenvolveu uma embalagem para uma marca de repelentes que mata as larvas do mosquito da dengue, doença que ameaça a saúde de milhões de pessoas.

No México, foi criado um banco de dados especial para mulheres sem informações bancárias, para que elas possam obter empréstimos junto a instituições financeiras e iniciar pequenos negócios.

É a alta tecnologia a serviço de melhorar o mundo, envolvendo marcas e pessoas em soluções com muita eficiência e empatia.


SOBRE A AUTORA

Luciana Vidigal é publicitária, entusiasta da transformação digital e ansiosa pela chegada de novas tecnologias. saiba mais