Mais do que dancinhas, games: um papo com Gui Barbosa, do TikTok

Crédito: Fast Company Brasil

Ana Beatriz Camargo 5 minutos de leitura

TikTok é onde games e cultura colidem. É assim que Blake Chandlee, presidente global de Business Solutions do TikTok, definiu a plataforma em um report recém-lançado pela empresa em parceria com a Newzoo. O relatório entrevistou gamers de 13 países, incluindo o Brasil, e concluiu que 49% dos que jogam pelo celular estão no TikTok, o que mostra o poder da rede social para quem almeja impactar este público. 

Os dados são relevantes, pois dão pistas sobre os hábitos sociais dos que integram o promissor mercado dos mobile players. Segundo a Newzoo, 52% da receita mundial da indústria de games, em 2021, são provenientes da plataforma mobile. E o TikTok, com seus mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, se tornou um novo hub para marcas, criadores de conteúdo e consumidores.

No quesito consumo de conteúdo, o crescimento passa dos 500%. Segundo o relatório, entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021, as horas consumindo conteúdo gamer na plataforma deram um salto. O relatório também mostra que o TikTok só perde para o Youtube na preferência dos jogadores quando o assunto é conteúdo gamer. 

Porém, mais do que dados, em 2021 o TikTok mostrou que embarcou de vez nos conteúdos para quem gosta de games. Foram diversas ações — pontuais e permanentes — voltadas para este público. Transformaram o fenômeno brasileiro Nobru em embaixador mundial de games da plataforma. Promoveram lives com jogadores e influenciadores gamers dentro da plataforma. Criaram uma página para unificar usuários, vídeos, sons, trends e lives relacionadas a games que rolam dentro do TikTok. 

A Fast Company Brasil entrevistou Gui Barbosa, head de Parcerias de Gaming do TikTok na América Latina, sobre como criadores e marcas estão inovando na produção de conteúdo nichado dentro da plataforma e como a rede social tem atuado em prol dessa comunidade. 

Como inovar no mercado de games?

Considerando que Gaming é uma das maiores verticais de conteúdo no TikTok, com crescimento exponencial na criação, engajamento e consumo de conteúdo. Além dos conteúdos variados, como gameplay, unboxing, esquetes, dicas etc., buscamos inspirar nossos usuários a conhecerem e se divertirem com games, seja pelos desafios mensais, como por exemplo #BoraJogar e #LoucosPorGames, que apresentam um tema de games e estimulam a comunidade a interagir ou com o melhor de esports, como a transmissão de campeonatos como a LBFF de Free Fire.

Recentemente, lançamos duas iniciativas proprietárias, o TikTok Gaming Hub, página dedicada às principais novidades de games na plataforma, apresentando os desafios, vídeos de criadores, criadores para seguir, calendário de lives de games e muito mais, e o TikTok Game Room, série de lives mensais apresentando alguns dos principais criadores de conteúdo de games como Nyvi Estephan e Nobru e seus convidados ilustres jogando seus games favoritos no TikTok.

Além disso, temos uma parceria extensa com o Nobru, tornando um brasileiro nosso primeiro embaixador global de games. Essa aproximação com criadores e suas comunidades nos ajuda a nos manter sempre atualizados às novidades do mundo gamer.

Nobru, eleito Melhor Jogador do Mundo em 2019 e primeiro embaixador global de games na plataforma (Crédito: Divulgação TikTok)

Quais as habilidades mais importantes para alguém se destacar como criador de conteúdo nesse ramo? 

O TikTok é uma plataforma única que possui suas próprias idiossincrasias. Autenticidade, espontaneidade e dinamismo são características que vemos nos criadores que cresceram bastante na plataforma. Acompanhar as trends, participar dos desafios e utilizar trilhas sonoras junto ao vídeo ajudam bastante o algoritmo entender e distribuir melhor o conteúdo. Recomendo nossa página, Portal de Criadores, que oferece dicas e informações para que os criadores possam explorar todo o potencial criativo da plataforma.

Qual seu conselho para uma marca que ainda não teve nenhum contato com este mercado — há espaço para todos?

O TikTok é uma plataforma democrática e que traz o melhor do entretenimento, cativando milhões de pessoas dos mais variados perfis. Para as marcas, é uma oportunidade de construir seu posicionamento com esse novo consumidor e de se conectarem com a comunidade engajada. Os fãs de games também compram produtos como TVs e celulares, contratam serviços, ouvem música. Algumas marcas já começaram, como por exemplo a Motorola, que lançou a plataforma Pwr2Play, reality show que teve as transmissões acontecendo primeiro no TikTok.

 Como combater a desigualdade e o machismo no mundo gamer?

Diversidade e inclusão são compromissos inegociáveis da plataforma e se tratando de games, temos bastante orgulho em poder amplificar iniciativas. No ano passado, tivemos a felicidade em apoiar campanhas como #EssaMinaÉDima, em parceria com Resso e Final Level, com objetivo de exaltar as mulheres que jogam, e #LivreParaSer que levou nosso manifesto no mês do orgulho LGBTQIA+ para os servidores do Avakin (jogo com mais de 2.4 milhões de jogadores no Brasil), incluindo um show exclusivo do Johnny Hooker na plataforma. Destaque também para iniciativas como o projeto Esports – Diversidade e Inclusão, liderado pelo jornalista e ativista Luiz Queiroga, e também transmissões de campeonatos femininos como o Grrrls League CSGO, GirlPwr Valorant e Spike Ladies Valorant, ajudando que mais pessoas acompanhem esses conteúdos.

 Campanha em parceiro com Resso e Final Level (Crédito: Divulgação/TikTok)

O que está por vir no horizonte de negócios gamer?

A indústria de games já é responsável pelo principal formato de entretenimento em diversos mercados do mundo e no Brasil não poderia ser diferente. Nesse momento, estamos buscando consolidar oportunidades de parcerias com marcas desse universo, com o foco principal de criar a melhor experiência para a nossa comunidade, tornando o TikTok o lugar em que cultura e gaming se misturam, onde fãs de games, ávidos por conteúdos divertidos, exclusivos e divertidos e novidades desse segmento, se encontram.


SOBRE A AUTORA

Ana Beatriz Camargo é jornalista, heavy user de redes sociais e escreve sobre o mundo dos games. saiba mais