Público de jogos eletrônicos sobe para 74,5% no Brasil, aponta a PGB 2022
Acaba de ser divulgada a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2022, uma referência para análise do mercado brasileiro de jogos digitais. As informações do estudo constam em 10 de cada 10 análises que se propõe a entender nuances dos brasileiros quando se trata de comportamento dentro do ambiente dos jogos. Destacamos aqui três aspectos que consideramos relevantes, com suas respectivas leituras.
O isolamento social diminuiu, mas a atenção aos games não.
Uma das ponderações feitas por analistas era se o tempo gasto com games cairia conforme as medidas de restrição contra a pandemia fossem diminuindo e uma reabertura total começasse a se desenhar. A PGB 2022 entra justamente nesse cenário e aponta que não aconteceu uma debandada do mundo digital, mesmo com o avanço na vacinação dos brasileiros e a reabertura de polos tradicionais de entretenimento, como cinemas, shoppings, parques de diversões, museus e shows.
Realizado pelo Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM, o levantamento ouviu 13.051 pessoas entre fevereiro e março e concluiu que três em cada quatro brasileiros jogam jogos eletrônicos. Esse número mostra um crescimento de 2,5 pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior e nos coloca em uma nova marca histórica. Hoje, 74,5% da população do país afirma jogar games.
Metaverso não é uma palavra nova, mas seu significado, sim
A PGB captou a percepção dos jogadores sobre o metaverso, o “queridinho” das marcas. O resultado dá conta de que, embora a maioria (63,8%) já tenha ouvido falar sobre ele, ainda é tímida a parcela que, de fato, se aventurou a criar seu próprio avatar em um desses ambientes: apenas 19,6%. Mas há disposição para receber tais novidades: 59,3% do público gosta da ideia de participar de eventos sociais dentro de jogos (como assistir um filme, por exemplo), enquanto 51,7% simpatizam com marcas que aparecem nos games. Ou seja, o interesse existe.
Os esports são cada vez mais conhecidos e acompanhados
Outro dado que a pesquisa aponta é o crescimento do conhecimento e do interesse sobre os esportes eletrônicos. Comparando a PGB deste ano com a do ano passado, houve crescimento de 32,8 pontos percentuais da parcela de jogadores que conhecem esse tipo de modalidade – hoje são 81,2%. O público não apenas conhece, mas acompanha os times de esports: 63,2% declaram acompanhar torneios e campeonatos, conteúdo que movimenta das plataformas de lives a canais do Youtube, além de redes sociais que fazem a cobertura desses eventos e todo o universo que gira em torno deles.
O brasileiro não joga só para matar o tempo, mas para se divertir: 76,5% dos gamers dizem que os jogos eletrônicos são sua principal forma de entretenimento. Esse número apresenta um aumento progressivo: eram 57,1% em 2020 e 68% em 2021. É a consolidação do game na rotina das pessoas, pontua Guilherme Camargo, sócio do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM.