Ralph Lauren muda seu logo para conquistar os fãs de Fortnite

Adeus pônei, olá lhama. Após 55 anos, Ralph Lauren modifica seu logotipo para atrair novos compradores

Crédito: Ralph Lauren/ Epic Games

Jesus Diaz 4 minutos de leitura

Desde quando foi criada, a logomarca da Ralph Lauren se manteve a mesma: um jogador de polo montado em um cavalo de raça pura, segurando o taco no ar. O logotipo exclusivo da Polo tem um design clássico que transmite a mensagem aristocrática da marca. Mas, em breve, ele será redesenhado pela primeira vez.  

Projetado especialmente para uma coleção com o game Fortnite, o novo logotipo apresenta o jogador de polo montando a icônica lhama do jogo. O redesenho faz parte de uma grande parceria entre a marca de moda e a Epic Games, que inclui roupas virtuais para o jogo, criadas por Lauren, e uma linha de roupas de verdade, que remete aos designs digitais e que até os replica no mundo real.

 

Crédito: Ralph Lauren/ Epic Games

“Não fizemos nenhuma pesquisa de público. Trabalhamos com o coração e a intuição, e tudo nos pareceu muito natural e divertido”, diz David Lauren, diretor de inovação da Ralph Lauren e filho do fundador. Mas é claro que houve mais planejamento do que ele está deixando transparecer.

Crédito: Ralph Lauren/ Epic Games

Logo de cara, essa estratégia me lembrou aquele truque de usar o boné com a aba para trás para parecer mais jovem. E, em muitos sentidos, é exatamente isso que está acontecendo. Marcas de alta costura, como Balenciaga e Moncler, já mergulharam no metaverso de Fortnite, enquanto a Burberry fez parcerias com a Roblox e a Mythical Games.

 As marcas de moda precisam chegar aonde seus clientes estão, e eles estão cada vez mais nos mundos virtuais. A Ralph Lauren, por sua vez, também não é totalmente nova no mundo digital. “Fomos uma das primeiras marcas a construir um site, a brincar com o potencial dos videogames e hologramas em nossas próprias lojas e a fazer parceria com outros players digitais, como Bitmoji”, diz Lauren.

Crédito: Ralph Lauren/ Epic Games

De acordo com Lauren, a busca por novas tecnologias não é tanto por causa da tecnologia em si. A moda precisa ser ambiciosa, e ninguém consegue inspirar sucesso sem contar uma história convincente. A tecnologia é uma ferramenta para contar essas histórias e o empreendimento Fortnite é apenas a mais recente manifestação do que a marca afirma que vem fazendo o tempo todo.

Ralph Lauren fundou sua empresa no final dos anos 60 (quando criou o logotipo original), depois de assistir à famosa cena do jogo de polo no filme "Crown, o Magnífico" (1968). “Ele adorava o estilo de vida luxuoso”, diz Lauren sobre seu pai.

No filme, Steve McQueen interpreta Thomas Crown, um homem tão rico que organiza um assalto a banco apenas pela emoção. Crown vive em um universo fantasticamente elegante e chique da Nova Inglaterra, onde todos os cenários parecem cartões postais.

Na mente do jovem Ralph Lauren, todos queriam ser como aquela elite privilegiada retratada na tela. Ele então criou uma marca para ajudar as pessoas a interpretar esse estilo de vida. “Ele nunca soube cortar, alinhavar ou costurar uma peça. Sempre imaginou um filme e criou roupas que eram quase como figurinos que você usaria se vivesse nesse filme.”

Crédito: Ralph Lauren/ Epic Games

A geração Fortnite provavelmente não dá a mínima para McQueen, Nova Inglaterra ou polo. Entre outras coisas, eles gostam de jogar em metaversos como o do Fortnite que, segundo Lauren, foi escolhido para a parceria por causa do quão legal foi o encontro com a equipe criativa da empresa. “Parecia tão moderno, tão empolgante e com uma visão de futuro que realmente nos inspirou.”

Lauren acredita que a realidade virtual veio para ficar: “Não há dúvida de que tudo o que estamos construindo hoje [referindo-se ao Oculus da Meta] ficará obsoleto em apenas alguns anos. Mas não se trata de criticar o que temos agora. Trata-se apenas de abraçar tudo isso para que possamos pegar o impulso cultural de construir o que está por vir”, diz.

Crédito: Ralph Lauren/ Epic Games

Uma coisa que permanece igual, não importa o meio, é que uma marca de roupas precisa vender seus produtos. E esse é o objetivo final dos experimentos do metaverso de Ralph Lauren. É plantar uma bandeira em um novo território e estabelecer contato com uma nova geração por meio de um logotipo que se afasta da monotonia do mundo físico.

Se você quiser adquirir uma peça virtual da Ralph Lauren com um jogador de polo em cima de uma lhama, a empresa cobrará 1,5 mil VBUX (moeda digital do Fortnite) por peça e 1,3 mil por um pacote de acessórios, com outros itens opcionais. No mundo real, a empresa venderá chapéus e camisetas polos com o novo logotipo por preços entre US$ 60 e US$ 188.

Mas e a maior surpresa da coleção? Uma bota real igualzinha às que seu avatar digital pode comprar dentro do Fortnite. Em um movimento inteligente de comunicação entre o mundo real e o virtual, as botas serão feitas a partir dos mesmos arquivos CAD. Quer você goste ou não do jogo, precisa admitir que essa é uma possibilidade incrível para os viciados em Fortnite.

Lauren não soube me informar quanto custarão as botas, mas, pelo jeito, não serão baratas.


SOBRE O AUTOR

Jesus Diaz fundou o novo Sploid para a Gawker Media depois de sete anos trabalhando no Gizmodo. É diretor criativo, roteirista e produ... saiba mais