Investir em serviços sofisticados de previsão do tempo salva vidas – e negócios

O clima é um tremendo fator de risco para as empresas, mas pode se tornar uma oportunidade para a redução de custos

Crédito: janiecbros/ iStock

Shimon Elkabetz 3 minutos de leitura

Resiliência. À medida que o clima ao nosso redor muda, esse conceito está dominando conversas desde o cafezinho até as salas da alta administração. Mas o que isso realmente significa? O clima pode ser um dos maiores fatores de impactos na eficiência das operações empresariais, mas ainda é um risco subestimado nas salas de reuniões.

A crescente frequência e intensidade de desastres naturais e eventos climáticos extremos, conforme relatado pelo Fórum Econômico Mundial, podem desestabilizar até os melhores planos de negócios. Chegou a hora de uma mudança radical na forma como abordamos a adaptação à mudança climática e construímos resiliência.

Como cofundador e CEO da Tomorrow.io, plataforma de inteligência climática e resiliência ao clima, vi isso em primeira mão durante meu tempo de serviço nas Forças Armadas.

Eu e meus cofundadores percebemos que a indústria meteorológica estava atrasada. Com os impactos acelerados das mudanças climáticas, isso apresenta um enorme desafio. Estamos agora em uma missão para ajudar empresas e governos a transformar o clima de um risco em um impulsionador de receita, construindo resiliência.

AS EMPRESAS PRECISAM DE MELHOR INTELIGÊNCIA

As razões para que as empresas invistam em "inteligência climática" são sólidas. Segundo a a agência de avaliação de risco Moody’s, trilhões de dólares em dívidas de setores globais estão altamente expostos a riscos ambientais a cada ano. Em 2023, os clientes da Tomorrow.io estiveram sob ameaça do clima dois milhões de vezes,

Isso significa que identificamos impactos operacionais específicos e fornecemos orientações para mitigar os riscos associados. Para empresas que operam com margens estreitas em indústrias sensíveis ao clima, mesmo pequenas melhorias na precisão das previsões podem se traduzir em ganhos significativos.

A JetBlue, por exemplo, economizou US$ 4 milhões por ano ao otimizar operações com base em previsões precisas. Mesmo governos locais com poucos recursos conseguiram economizar até US$ 15 mil por tempestade de inverno graças à alocação de recursos baseada em dados.

Crédito: Tomorrow.io

No entanto, apesar dessas provas convincentes, o vasto potencial da inteligência climática permanece amplamente inexplorado. Muitas organizações ainda tratam o clima como um fator externo incontrolável, reagindo às interrupções após o fato, em vez de gerenciar proativamente o risco. Vemos esse padrão se repetir com regularidade, seja em furacões, inundações, incêndios florestais ou tempestades.

Os esforços de resgate e recuperação pós-evento, embora nobres e necessários, são um substituto pobre para a preparação baseada em dados. É hora de uma mudança de paradigma da resposta pós-evento para a resiliência pré-evento, tanto para salvar vidas quanto para proteger os resultados financeiros.

A crescente frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos pode desestabilizar até os melhores planos de negócios.

Ao aproveitar a tecnologia espacial de próxima geração, IA avançada e o poder da computação em nuvem, podemos democratizar o acesso a insights meteorológicos hiper precisos, hiperlocais e hiper relevantes em escala global.

Armadas com essa inteligência, as empresas podem otimizar a equipe, o estoque e a logística para minimizar interrupções e maximizar a lucratividade. Os governos podem posicionar ativos de emergência com precisão cirúrgica para proteger vidas e meios de subsistência.

O clima extremo pode ser inevitável, mas a interrupção dos negócios e as perdas econômicas não precisam ser. As mudanças climáticas continuam a acelerar, por isso a necessidade de uma melhor inteligência climática nunca foi tão grande.

É hora de as salas de reuniões e as "salas de guerra" colocarem o clima no centro de suas estratégias operacionais. Com a tecnologia certa e a mentalidade certa, podemos transformar o clima de fator de risco empresarial em oportunidade de negócios.


SOBRE O AUTOR

Shimon Elkabetz é cofundador e CEO da empresa de inteligência climática Tomorrow.io. saiba mais