É isso que deixa as pessoas felizes no trabalho, segundo a ciência

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 4 minutos de leitura

Em uma época em que tantas pessoas estão em busca de melhores empregos, muitos de nós começam a refletir se o trabalho é de fato gratificante. Afinal, se seu emprego é de tempo integral, você passa uma parte significativa do seu dia no trabalho, pensando nele e/ou indo e voltando do escritório. Como resultado, é natural que você queira estar feliz e satisfeito com ele.

Muitas pesquisas têm circulado sobre o assunto.

FELICIDADE VERSUS SATISFAÇÃO

Para começar, é importante diferenciar satisfação geral com o trabalho de felicidade momentânea. Você pode amar seu trabalho e se sentir completamente satisfeito com sua carreira, mas, ainda assim, ter momentos em que não está feliz ou não gosta do que faz. A satisfação é um estado de longo prazo, enquanto a felicidade é momentânea.

Estudos sobre o que deixa as pessoas satisfeitas geralmente incluem questões sobre satisfação geral e, então, relacionam as diferentes respostas a aspectos do trabalho. Já estudos sobre felicidade momentânea focam em eventos específicos. Esses estudos abordam pessoas em determinados momentos do dia para perguntar o que estão fazendo e quais emoções, sejam positivas ou negativas, estão sentindo, ou até mesmo podem pedir que reflitam ao longo do dia sobre suas atividades e emoções.

O QUE TE DEIXA SATISFEITO COM O TRABALHO?

Existem diferentes formas de prever a satisfação das pessoas com o trabalho. Uma delas é avaliar em que grau o veem como sua vocação. A vocação está diretamente ligada a um trabalho que causa impacto na sociedade, não a tarefas específicas. Ela gera benefícios para outras pessoas e eleva suas tarefas diárias a um patamar mais gratificante. Pessoas que enxergam seu trabalho como vocação tendem a estar mais satisfeitas com ele do que pessoas que não o veem dessa forma.

Você pode pensar que o enxergar dessa forma só é possível para aqueles que têm um emprego de alto nível ou trabalham em uma ONG, por exemplo, mas não é o caso. Qualquer pessoa que sinta que seu trabalho serve a um propósito maior é capaz de vê-lo como uma vocação, independentemente das tarefas específicas que ele requeira.

Uma segunda abordagem se baseia na chamada “Teoria das Características do Trabalho”. A ideia é que há cinco características que, quando presentes, ajudam a aumentar sua satisfação:

  • Seu trabalho requer uma variedade de habilidades e atividades para ser bem executado, portanto, você executa muitas tarefas.
  • Você passa a monitorar as tarefas do início ao fim, em vez de apenas trabalhar em uma pequena peça do quebra-cabeça.
  • Seu trabalho tem um significado mais amplo (que se relaciona com enxergá-lo como uma vocação, como descrevi acima).
  • Você tem liberdade para fazer seu trabalho sem ser monitorado ou supervisionado.
  • Você recebe feedback frequentemente.

Quanto mais seu trabalho possuir essas características, mais satisfeito você provavelmente ficará com ele.

O QUE TE DEIXA FELIZ NO DIA A DIA?

Independente de se sentir satisfeito com seu trabalho, o que a ciência tem a dizer sobre sua felicidade no dia-a-dia?

Alguns estudos analisam apenas o nível de prazer que as pessoas sentem com as atividades que realizam. Estudos como estes sugerem que, de todas as coisas que as pessoas fazem durante o dia, a coisa que elas gostam menos, além de trabalhar, é de ir para o trabalho. Também gostam menos de passar tempo com seus colegas e chefes do que com amigos e família. Quando analisamos somente esses níveis de felicidade, as coisas não parecem promissoras para a vida profissional.

Mas, definitivamente, existem coisas que te deixam feliz. Sucesso, é claro, é uma delas. Concluir um projeto, fechar uma venda ou contribuir com uma boa ideia nos proporciona uma sensação incrível, bem como fazer qualquer atividade em que você é bom e dá tudo certo. Por exemplo, ter uma conversa em que as ideias fluem, concluir um relatório ou saber mexer muito bem em determinado programa de computador, vai te dar uma sensação de prazer.

A segunda abordagem mencionada na seção anterior também sugere que fazer algo fora do comum em seu trabalho e que esteja relacionado às 5 características descritas acima também o deixará feliz. Por exemplo, se você costuma trabalhar com alguém te monitorando e recebe a oportunidade de fazer um projeto sem muita supervisão, certamente você vai gostar disso.

Esta abordagem é valiosa porque aponta coisas que você pode fazer para maximizar sua satisfação geral com seu trabalho, bem como aumentar sua felicidade no dia a dia. Mesmo quando você não tem muito controle sobre as tarefas específicas que fazem parte da sua rotina de trabalho, você pode decidir de que forma irá enxergá-las.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais