Não são só as IAs que alucinam: como evitar falar besteira em reuniões

Uma linguista e cientista de dados da AT&T partilha algumas dicas sobre o que você pode fazer para evitar confusões nas reuniões

Créditos: Pawel Czerwinski/ Unsplash/ Luis Molinero/ Freepik

Emily Williams 4 minutos de leitura

A inteligência artificial generativa está transformando a maneira como trabalhamos, mas seus impactos não se limitam ao que ela é capaz de fazer. Ela também tem muito a nos ensinar sobre linguagem e comunicação.

Normalmente, quando pensamos em alucinações, imaginamos percepções sensoriais – como um som ou imagem – que parecem reais na nossa mente, mas que não correspondem à realidade externa. Mas na era da IA generativa, a palavra “alucinação” se refere a um grande modelo de linguagem (LLM) que gera informações incorretas ou inventadas.

Acontece que essas alucinações não são um problema exclusivo da IA, porque imprecisões são uma ocorrência comum também nas interações humanas. A maioria das conversas contém "alucinações", e a reunião corporativa é um espaço particularmente propenso a isso.

As reuniões geralmente são momentos em que lidamos com as tarefas de comunicação mais desafiadoras. Equilibrar prioridades, resolver dúvidas, transmitir notícias – essas tarefas exigem ferramentas de respostas em tempo real e de inflexões sutis.

As “alucinações” de uma reunião acontecem quando suposições erradas atrapalham a conversa. Esses mal-entendidos podem levar a discussões circulares ou a reuniões que não alcançam seu objetivo.

Esse tipo de alucinação é uma peça chave no quebra-cabeça da nossa cultura de reuniões. E é por isso que muitas pessoas detestam reuniões, mesmo sabendo que elas continuam sendo necessárias.

O CONCEITO DE "TERRENO COMUM"

Na minha área de linguística/ pragmática, existe um conceito fundamental chamado terreno comum. Durante uma conversa, terreno comum se refere às informações que todas as partes concordaram que são verdadeiras. Se a informação faz parte do terreno comum, não é necessário repeti-la.

No meu trabalho como cientista de dados na AT&T, não sentimos a necessidade de dizer coisas como “essa é uma reunião da AT&T”, “somos cientistas de dados”, ou “essa é uma reunião de trabalho”. No entanto, é justo dizer que todas essas suposições estão no terreno comum em todos os momentos. 

Ou será que não estão? O problema das alucinações em reuniões ocorre quando as suposições sobre o terreno comum não batem. O entendimento de uma pessoa sobre o que constitui o terreno comum (por exemplo: o propósito da reunião, o objetivo do projeto, o melhor resultado da discussão, o papel do participante da reunião) nem sempre corresponde ao entendimento de outra pessoa.

Crédito: gremlin/ iStock

As alucinações em reuniões – ou as suposições desalinhadas sobre o terreno comum nas reuniões – podem gerar conflitos que desviam o foco. Isso também pode mascarar um desacordo fundamental, que talvez não seja sobre um requisito específico da solução, mas sobre o objetivo da solução como um todo.

Lidar com as alucinações nas reuniões vai reduzir a frequência desses encontros, aumentar a produtividade nas reuniões em geral e, talvez, o mais importante: vai aumentar o engajamento nas suas reuniões.

Veja a seguir algumas boas práticas para seguir e superar essas falhas sutis de comunicação:

Refletir sobre as suposições do terreno comum antes de uma reunião

Prevenir as alucinações nas reuniões começa com o entendimento do que está nas suas próprias suposições sobre o terreno comum. Antes de começar uma reunião, pense no que você deseja alcançar. Considere o que você acredita ser verdade sobre os tópicos que está discutindo. Reflita se todas as partes na reunião compartilham essa mesma crença.

Afirme com confiança “o óbvio” no começo da reunião

Ninguém quer ficar batendo na mesma tecla. Mas vale a pena passar pelas suposições relevantes do terreno comum com os outros participantes da reunião. Dessa forma, você pode evitar mal-entendidos desnecessários e perda de tempo.

Se a suposição sobre o terreno comum for sobre prazos, sobre quem é responsável pelo trabalho ou o sobre objetivo geral de um projeto, reserve um momento para falar em voz alta o que parece óbvio. Pode ser óbvio para você, mas não necessariamente para todos.

Identifique possíveis lacunas de comunicação

Quando as alucinações em reuniões acontecem, você precisa reconhecer que um momento de conflito ou confusão nem sempre é causado pelo tópico da discussão em si.

As alucinações em reuniões podem gerar conflitos que desviam o foco.

Se sentir que a reunião está saindo do controle, reinicie a conversa. Você pode fazer isso restabelecendo as suposições do terreno comum ou destacando declarações que pareçam introduzir uma nova suposição de terreno comum no contexto.

Perspectivas baseadas em resultados anteriores não relacionados, interpretações rígidas de uma situação com base em treinamentos específicos, julgamentos apressados sem todas as informações – esses são problemas comuns em reuniões corporativas. Também são os principais motores das alucinações da IA e estão presentes na nossa cultura corporativa.

Lidar com alucinações em reuniões pode parecer uma maneira estranha de entender os mal-entendidos que acontecem nelas. Mas, quando você aplica essa ideia, vai perceber que tem mais chances de reencontrar a conexão com seus colegas do lugar de onde eles estão partindo.


SOBRE A AUTORA

Emily Williams é cientista de dados e linguista na AT&T, onde trabalha na programação e desenvolvimento de ferramentas de inteligê... saiba mais