Uso excessivo de redes sociais pode causar inflamação corporal

Cientistas mediram o uso de redes sociais entre universitários e coletaram amostras de sangue por cinco semanas. O que descobriram é preocupante

Crédito: Marwan Ahmed/ Unsplash

Michael Grothaus 1 minutos de leitura

Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos têm mostrado que o uso de redes sociais pode levar a uma série de problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade. Mas um novo artigo científico publicado no “Journal of Medical Internet Research” sugere que também pode haver uma relação causal com inflamação crônica no corpo.

No estudo, um cientista social da Universidade de Buffalo e sua equipe mediram o uso de redes sociais entre estudantes universitários ao longo de cinco semanas. Eles coletaram amostras de sangue no início e no final desse período para verificar os níveis da proteína C-reativa (PCR) dos participantes, um importante marcador biológico que indica inflamação sistêmica.

Os resultados revelaram que o uso de redes sociais “apresentou uma associação positiva e simultânea” com a PCR tanto no início quanto no final das cinco semanas.

Mais importante, quanto maior o uso, maiores foram os níveis da proteína nos participantes. De acordo com o estudo, isso sugere que um aumento no uso de redes sociais pode levar a um aumento na inflamação corporal.

Mas, como aponta a “Medical Xpress”, nem toda inflamação é prejudicial. Por exemplo, quando seu dedo fica vermelho e inchado após um corte, isso é chamado de inflamação aguda. Esse processo ajuda o corpo a cicatrizar o ferimento.

A inflamação crônica está associada a problemas de saúde de longo prazo, como câncer e diabetes.

Já a inflamação crônica pode ter impactos negativos na saúde. Embora geralmente não apresente sinais visíveis, como vermelhidão na pele, ela pode ser detectada no sangue por meio da PCR.

A inflamação crônica está associada a problemas de saúde de longo prazo, incluindo câncer, diabetes, problemas cardíacos e de saúde mental.

“Este estudo se soma às vastas evidências que apontam para os riscos de passar muito tempo nas redes sociais e como isso afeta a saúde”, observa David Lee, autor principal do artigo.


SOBRE O AUTOR

Michael Grothaus é escritor, jornalista, ex-roteirista e autor do romance "Epiphany Jones". saiba mais