3 dicas para construir uma boa rede de relacionamentos no LinkedIn

Especialista em carreiras compartilha dicas rápidas e divulga novas ferramentas para você elevar o nível da sua rede de contatos

Créditos: baramee2554/ seewhatmitchsee/ iStock

Catherine Fisher 4 minutos de leitura

Ter uma rede profissional bem estruturada pode ser extremamente útil enquanto se avança na carreira. Mas, quer você esteja procurando um novo emprego, uma mentoria qualificada ou as pessoas mais indicadas para se conectar na sua área, criar uma rede de relacionamentos profissionais pode parecer uma tarefa assustadora e demorada. Ninguém quer perder seu precioso tempo fazendo contatos com as pessoas erradas e sendo ignorado.

A boa notícia é que há uma maneira de tornar o networking mais eficaz e agradável. Encare o desenvolvimento da sua rede profissional um pouco como um jogo de tênis. É um esporte que requer paciência, técnica, criatividade e o equipamento certo. E, embora os jogadores de longa data talvez não admitam, um pouco de sorte também ajuda muito.

Veja a seguir algumas dicas rápidas e novas ferramentas para fazer com que cada lance conte pontos a seu favor no jogo do networking:

1. Participe das brincadeiras

O tênis não se resuma às partidas – é também a conversa e o encontro com os jogadores entre os sets e depois do jogo. O mesmo vale para o networking.

Embarque nas conversas que já estão rolando para conversar com sua rede. Se você vir uma postagem de alguém com quem está querendo falar, participe através dos comentários ou inicie uma conversa paralela para dar continuidade ao papo.

Lembre-se de analisar as publicações recentes da pessoa antes de participar da conversa ou antes de entrar em contato diretamente. Reservar alguns minutos para ver o que ela tem compartilhado dará a você uma perspectiva sobre seus interesses, os assuntos que vocês podem ter em comum e as principais notícias sobre as quais você precisa estar atento enquanto pensa na melhor forma de iniciar uma conversa.

2. A prática leva à perfeição

O tênis requer prática e aperfeiçoamento – há uma boa chance de você não ganhar o primeiro jogo. Quanto mais você "pratica" o trabalho de criar redes de relacionamento profissional, mais fácil fica.

Fazer um pouco de networking toda semana é melhor do que fazer um monte uma vez só por ano. O networking contínuo é o que gera o maior impacto.

Faça testes e descubra quais são seus pontos fortes e onde você pode apostar. Descobrir o que dizer e como dizer pode ser a chave para iniciar uma conversa bem-sucedida. Algumas dicas:

- Teste maneiras diferentes de se conectar com as pessoas, para que não pareça uma conversa genérica: chamar a atenção para interesses em comum, parabenizá-los por marcos que possam estar comemorando em sua jornada profissional e perceber o que soa mais natural. Essa é uma ótima maneira de fazer com que a conversa pareça menos comercial e de aliviar a pressão, abrindo a porta para uma conversa fluida.

- Seja específico: se estiver demandando o tempo de alguém, tente apresentar três tópicos ou questões específicas que você gostaria de conversar com essa pessoa e por que a experiência dela é fundamental para a conversa.

- Brevidade é fundamental: o tradicional bate-papo de elevador passou por uma reformulação, com foco em uma narrativa impactante com a dose certa de personalização. Pense nisso como uma micronarrativa que capta a atenção e deixa uma impressão duradoura.

3. Use as ferramentas certas para fazer networking de forma mais inteligente

É claro que você pode jogar tênis com qualquer raquete e com qualquer roupa, mas o calçado certo e a raquete adequada para o seu estilo de jogo podem fazer uma grande diferença. O mesmo acontece com o networking: preparar-se com o equipamento certo pode ajudá-lo a economizar tempo e tornar todo o processo menos assustador (e mais divertido).

Para encontrar motivos oportunos e relevantes para conversar com alguém, use a guia Notificações, que destaca quando uma pessoa conhecida consegue um novo emprego, comemora um aniversário de trabalho, está contratando ativamente ou faz aniversário. Cada evento oferece uma maneira natural de iniciar uma conversa.

O LinkedIn também pode ser um bom ponto de partida não apenas para entender a experiência de alguém, mas para ver onde pode haver pontos em comum em sua trajetória profissional ou quaisquer conexões de rede compartilhadas. 

Use esses detalhes para criar uma comunicação mais personalizada, o que vai aumentar muito as chances de receber uma resposta positiva. O novo assistente de redação com tecnologia de IA no LinkedIn pode ajudar a encontrar essas ideias para redigir uma primeira tentativa de mensagem. E você ainda pode revisar e ajustar antes de enviar.

Em 2024, o networking deixou de envolver e-mails chatos e passou a ser sobre conversas. Do genérico ao personalizado: um mundo em que a aproximação profissional ficou mais parecida com um bate-papo amigável durante um café do que com um evento formal e engessado.

Como qualquer jogador experiente de tênis diria, o jogo é difícil, mas vale a pena. O mesmo se aplica ao desenvolvimento da rede de contatos à medida que você cresce em sua carreira.


SOBRE A AUTORA

Catherine Fisher é especialista em carreiras e vice-presidente de comunicação integrada com o consumidor no LinkedIn. saiba mais