5 passos para identificar e se proteger de colegas (ou chefes) narcisistas

Manter a resiliência emocional é fundamental para lidar com pessoas desse tipo

Créditos: JNemchinova/ iStock/ Ismael Sánchez/ Pexels

Arianna O'Dell 3 minutos de leitura

Imagine que você conseguiu aquele novo emprego tão desejado, mas, conforme vai se adaptando à sua função, percebe uma sutil diminuição da sua autoestima e confiança. Isso pode ser sinal de que você está lidando com um narcisista.

Um narcisista de escritório é uma figura cujo apetite insaciável por admiração e cuja habilidade de manipulação transformam o ambiente de trabalho em um campo de batalha de egos.

Um narcisista é uma pessoa que apresenta traços de transtorno de personalidade narcisista (TPN), uma condição de saúde mental caracterizada por um senso grandioso de autoimportância, pela necessidade constante de admiração e pela falta de empatia pelos outros. 

Entretanto, os narcisistas podem ser enganosamente charmosos e manipuladores, o que torna difícil identificá-los. Para ser clinicamente diagnosticada com TPN, uma pessoa precisa atender a cinco dos nove critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

● Sentimento desproporcional da própria importância;

● Gestos de grandeza;

● Acreditar que é especial e melhor que os outros;

● Necessidade de ser admirado;

● Achar que tem direitos adquiridos;

● Exploração de outros em benefício próprio;

● Falta de empatia;

● Inveja;

● Comportamento altivo e arrogante.

Embora apenas um psicólogo possa diagnosticar um transtorno de personalidade narcisista, dá para ficar atento aos sinais de alerta. Por exemplo, se um colega menospreza os outros, tem uma necessidade constante de ser admirado e exagera quando conta vantagem, é possível que ele seja narcisista.

Ted Leonhardt, coach de carreira e especialista em negociação, acredita que há sinais que indicam se você está lidando com um narcisista. Por exemplo, quando você "se sente mal depois de conversar com ele". "Você nota sentimentos ruins depois de quase todas as interações e, passado algum tempo, percebe que as conversas são todas sobre ele ou sobre você."

Veja como lidar com um narcisista e, ao mesmo tempo, manter a confiança e a saúde mental.

1. Estabeleça limites

Estabelecer limites claros ajuda a manter sua sanidade. Interagir com um narcisista pode ser frustrante, especialmente quando você sente que não tem escolha. Por exemplo, ele pode se intrometer na sua vida pessoal ou fazer perguntas incômodas. Para lidar com isso, imponha seus limites com firmeza. Você tem o direito de recusar discussões ou perguntas que o deixem desconfortável.

Crédito: Daniel Reche/ Pexels

2. Mantenha o foco na autopreservação

Buscar aprovação ou desculpas de um narcisista é inútil. Muitos deles não têm empatia para entender a perspectiva de outra pessoa ou para sentir arrependimento de verdade. Aceitar essa realidade é essencial para seu bem-estar quando tiver de trabalhar com um narcisista. Não espere reconciliação ou empatia. Concentre-se em se sentir melhor e em seguir em frente sem ele.

3. Adote a resiliência emocional

Para fortalecer sua resiliência emocional, primeiro entenda que o comportamento daquele colega pode ser resultado das inseguranças dele. Mas isso não tem nada a ver com você. Se você estiver seguro do seu valor próprio, conseguirá manter a compostura diante das provocações e impedir que a pessoa fique satisfeita em despertar sua reação. Ao dominar suas emoções, você mantém o controle sobre a narrativa e evita que os outros enfraqueçam sua autoconfiança.

4. Documente a jornada

Mantenha registros detalhados das interações com a pessoa em questão, observando os casos de manipulação ou gaslighting. Esses registros podem servir como provas caso você precise levar o problema ao RH. A documentação também permite que você converse com seus superiores com confiança, se necessário, e se proteja de mais danos.

Créditos: fizkes iStock

Leonhardt acrescenta que é preciso estar preparado para os piores cenários, especialmente se o narcisista for o seu chefe. "Tente documentar suas interações com ele. Quando você tiver uma lista, tente ir ao RH e reclamar. Mas esteja preparado, porque você pode ter que mudar de emprego."

5. Busque apoio

Para navegar nas águas traiçoeiras do narcisismo corporativo, é bom buscar o apoio de amigos, familiares e colegas. Se você acha que está trabalhando com um narcisista, lembre-se de respirar fundo, depois concentre sua energia em si mesmo e conecte-se com outras pessoas para que possam se solidarizar e se apoiar mutuamente. 

Infelizmente, agressores e pessoas que se comportam como narcisistas geralmente são recompensados no trabalho. Às vezes, os vilões são promovidos. Mas ao tratar seus colegas com dignidade, respeito e empatia, você poderá ir dormir com a consciência tranquila.


SOBRE A AUTORA

Arianna O'Dell é fundadora da agência de design digital e marketing Airlink Marketing. saiba mais