3 medidas práticas para reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho

Fazer uma pausa rápida pode reduzir o nível de estresse e aumentar a produtividade

Créditos: Antonio Solano/ photographer/ iStock

Stephanie Vozza 3 minutos de leitura

Seja para cumprir prazos ou alcançar metas, é comum sentirmos algum tipo de pressão no trabalho. Embora a adrenalina possa nos ajudar a realizar tarefas, é fácil ultrapassar nossos próprios limites, e isso leva a níveis prejudiciais de estresse e ansiedade.

“O estresse relacionado ao trabalho surge quando as demandas excedem a capacidade da pessoa de lidar com elas”, explica Jay Shetty, diretor de propósito do aplicativo de bem-estar Calm.

a ansiedade está diretamente ligada ao estresse, e o excesso de ambos é fórmula para o esgotamento.

Shetty observa que o estresse se manifesta de maneiras diferentes em cada pessoa. É importante ficar atento a mudanças no corpo, como dores de cabeça, dificuldade para dormir, desconforto no estômago, inquietação e respiração acelerada. Esses sintomas são os primeiros sinais e aqueles que conseguem identificá-los se tornam mais resilientes.

“É fundamental mudar nossa forma de lidar com o estresse, pois isso pode ter um impacto significativo na saúde a longo prazo”, ressalta Shetty. “Não podemos esquecer que a ansiedade está diretamente ligada ao estresse, e o excesso de ambos é fórmula para o esgotamento.”

A boa notícia é que leva apenas 90 segundos para que os hormônios do estresse ou da ansiedade percorram nosso corpo e se dissipem. O segredo está em fazer pausas ao longo do dia.

A IMPORTÂNCIA DAS PAUSAS

Fazer pausas é uma solução simples, mas tirá-las nem sempre é algo intuitivo. “Não fomos treinados para saber quando e como fazer pausas”, explica ele. “Por isso, a maioria das pessoas simplesmente as ignora e acaba acumulando ainda mais estresse e ansiedade.”

leva apenas 90 segundos para que os hormônios do estresse ou da ansiedade percorram o corpo e se dissipem.

Em um estudo recente realizado pela Calm Business, apenas um terço dos participantes afirmou efetivamente fazer pausas. Os três principais motivos citados para não aderir a pausas foram: estar muito ocupado no trabalho, sentir-se culpado por se afastar durante o expediente e se preocupar em parecer improdutivo diante dos colegas.

“Nesse mesmo estudo, 73% afirmaram que, quando tiram dias de folga para cuidar da saúde mental, observam um impacto positivo em seu desempenho profissional, citando a redução do estresse e o aumento da produtividade como os principais benefícios”, ressalta Shetty.

COMO FAZER PAUSAS

Fazer uma pausa não precisa tomar muito tempo. “Muitas vezes, a mente está mais agitada do que o corpo, cheia de preocupações, ansiedade ou outros pensamentos que causam estresse. Portanto, quando reservamos um tempo, mesmo que seja por apenas 60 segundos, para conectar o corpo e a respiração por meio de exercícios de meditação ou mindfulness, acabamos nos sentindo mais centrados”, explica Shetty.

Ele sugere três medidas para reduzir o estresse e a ansiedade:

1. Caminhar

Uma forma de fazer uma pausa rápida é andar. Movimentar o corpo, mesmo que seja uma caminhada leve, traz benefícios para reduzir o estresse. “Particularmente, gosto de estar ao ar livre para respirar um pouco de ar fresco e sentir o sol, quando o clima está bom. Mas mesmo caminhar pelos corredores do escritório ou pelo seu apartamento pode fazer uma grande diferença.”

2. Beber água

Tomar bastante água é outro hábito importante para incluir na sua rotina. “Beber cinco copos de água por dia reduz o risco de ansiedade, mas a maioria das pessoas bebe menos de dois copos. Procure sempre ter um copo ou uma garrafa d’água em sua mesa e vá reabastecendo ao longo do dia para se manter hidratado.”

3. Olhar pela janela

A última dica pode surpreender algumas pessoas: olhar pela janela. “Deixe as telas de lado e encontre uma janela. Observar o horizonte reduz a tensão e a dor nos olhos causadas pelo tempo que passamos olhando para as telas o dia todo.”

Se possível, abra a janela para desfrutar de um pouco de ar fresco. A mente e o corpo estão em constante comunicação, e estar sintonizado com seus sentimentos pode ajudá-lo a ter uma perspectiva mais ampla para mudar de rumo quando necessário.

“Não importa a quantidade de tempo que você separa para fazer pausas conscientes do trabalho, os benefícios são muitos”, defende Shetty. “Pequenas pausas ao longo do dia podem fazer maravilhas para a saúde mental. Podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de aumentar a produtividade, o que é ótimo para qualquer pessoa.”


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais