Como interromper a fala de alguém sem parecer mal-educado

Pode ser difícil, mas essa é uma habilidade importante de se ter

Créditos: Shvets Production/ Pexels/ Tovovan/ iStock

Stephanie Vozza 4 minutos de leitura

Ninguém gosta de ser interrompido. Cortar a fala de alguém pode ser visto como uma atitude rude, como se você estivesse dando um sinal de que aquilo que eles estão dizendo não é importante. Interromper os outros é um comportamento a ser evitado, mas às vezes ele se torna necessário, diz Diane Windingland, da Virtual Speech Coach.

Por exemplo: pode ser que você tenha algo importante a dizer, algo que não pode esperar. Talvez precise fazer uma pergunta, ou pedir um esclarecimento sobre o que está sendo dito. Ou, ainda, pode ter que corrigir informações incorretas sobre um assunto importante.

Interromper com inteligência emocional pode aumentar o respeito dos outros por você e por si mesmo.

Outras razões incluem a necessidade de acrescentar informações oportunas, de evitar que a reunião ou a conversa fique muito dispersa ou de cortar um locutor que fala demais e monopoliza a conversa.

Mesmo quando for necessário, é preciso agir com cautela, diz o consultor Michael Klein. “A interrupção pode desencadear insegurança ou dúvida na outra pessoa. Por exemplo, ela pode pensar que está sendo interrompida porque o que está dizendo não é importante ou interessante", aponta Klein. "Se tiver que interromper, procure fazer isso de forma eficaz”, ele aconselha.

Se você se encontrar em uma situação na qual precisa interromper quem está falando, aqui estão cinco maneiras de fazê-lo educadamente, para não ofender a pessoa que está sendo interrompida.

1. Peça licença

É complicado escolher a hora certa para fazer uma interrupção. Você não quer passar por cima do outro e falar mais alto, sem a menor consideração. Mas, se esperar muito o momento certo passar, você e os demais podem se prejudicar.

A menos que haja uma emergência, certifique-se de que sua interrupção esteja relacionada ao assunto que está sendo discutido e, em seguida, peça permissão. Use frases como “Posso interromper por um momento?” “Com licença, posso dar algumas informações adicionais?” ou “Com licença, posso fazer uma pergunta rápida?”

“Perguntar se não há problema em interromper mostra que você está tentando ser atencioso e que realmente estava ouvindo, e não apenas despejando tudo o que pensa”, diz Windingland.

2. Peça desculpas pela interrupção

Se a cultura da sua empresa desaprova interrupções, mas isso é algo que você realmente precisa fazer, acrescente um pedido de desculpas, como “Desculpe por interromper…”

É complicado escolher a hora certa para fazer uma interrupção.

“Uma frase de desculpas vai suavizar a interrupção e mostrar que você entende que interromper é considerado falta de educação”, diz Windingland. Jonathan Zacharias, fundador da agência de marketing digital GR0, concorda, acrescentando que é preciso pedir desculpas ao palestrante e aos demais ouvintes.

"Diga 'com licença' para quem você está interrompendo e dê um olhar de desculpas para todos os outros que estavam ouvindo", sugere ele. “Muitas vezes a pessoa que está interrompendo se desculpa com o orador, mas esquece de se dirigir àqueles que estão ouvindo. É importante que a pessoa saiba que está interrompendo e reconheça os afetados.”

3. Perceba se a pessoa está só pensando em voz alta

Algumas pessoas não estão apenas conversando, estão pensando em voz alta, procurando o melhor argumento. Você pode ajudá-las interrompendo e fazendo perguntas. Pode dizer: “Com licença, com base no que você falou, qual acha que é o próximo passo?” Ou “Você está dizendo [o ponto que você acha que está em questão]?”

A psicoterapeuta Natalie Kohlhaas sugere repetir o que você ouviu e adicionar informações ao que a pessoa está dizendo. Por exemplo, “Foi tão interessante ouvir sua perspectiva, você me permitiria opinar sobre esse assunto?”

“Se você quer continuar a conversa, reafirme o que ouviu e acrescente sua própria interpretação das informações”, ela recomenda. “Terminar sua fala com uma pergunta também envolve o interlocutor e o incentiva a continuar a conversa, em vez de ver sua interrupção como uma forma de tirar a vez do outro de falar.”

4. Procure incluir outras pessoas na conversa

Se alguém está falando em uma reunião há muito tempo, é

Perguntar se não há problema em interromper mostra que você está tentando ser atencioso.

razoável interromper para solicitar que outras pessoas possam se manifestar. Você pode dizer “Com licença, queremos ouvir outras pessoas também. João, o que você acha?"

“Parece menos agressivo usar 'nós' ao dizer frases como 'Queremos ouvir os outros', 'Precisamos chegar a um consenso', 'Queremos encorajar opiniões diversas'”, diz Windingland.

5. Marque um horário

Se você precisar interromper alguém que fala demais, uma das melhores estratégias é definir um período de tempo para a discussão. Se a pessoa for conhecida por monopolizar a palavra, anuncie desde o início um limite de horário para a reunião. Diga, por exemplo: “Hoje tenho que pedir para encerrarmos às 10h30 porque tenho outra reunião”.

Quando as expectativas são definidas antecipadamente, fica mais fácil interromper alguém quando o limite do horário está chegando. Antes, dê um aviso gentil de que o tempo está quase acabando.

Se você não estabeleceu previamente um horário para encerrar a reunião, pode interromper dando um motivo pelo qual precisa encerrar a conversa – por exemplo, tendo outra reunião ou um prazo a cumprir.

Quando for usar qualquer um desses métodos, compensar com sorrisos e simpatia pode ajudar, diz Klein.

“Dificilmente a outra pessoa vai ficar chateada se você mostrar interesse por ela. Interromper com inteligência emocional pode aumentar o respeito dos outros por você e por si mesmo”, diz ele.


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais