Conexões reais, felicidade e saúde mental: reflexões do SXSW 2024
O festival South by Southwest 2024 proporcionou reflexões valiosas sobre liderança, vendas e bem-estar no trabalho. As palestras de Garrett Brown, Colin Coggins e Laurie Santos despertaram insights sobre a importância de construir conexões autênticas como base para o sucesso profissional e a felicidade.
LIDERANÇA AUTÊNTICA E CONEXÃO GENUÍNA
As habilidades de liderar e vender estão entrelaçadas e transitam por nossas capacidades de influenciar, inspirar e motivar outras pessoas. Brown e Coggins, da Universidade do Sul da Califórnia, destacaram na palestra The Unsold Mindset: Turning Authenticity Into A Superpower que as principais características dos líderes e vendedores de alto desempenho são a natureza “não vendida”, ou seja, desafiam normas, guiados por um propósito intrínseco; assumir falhas e usar a vulnerabilidades como força motriz, além de se conectar com o público de forma genuína e significativa.
Essas abordagens humanizadas os distinguem como verdadeiros influenciadores em qualquer área de atuação. A palestra me inspirou ainda mais a buscar autenticidade e a conexão genuína com nossos colaboradores, incentivando todos os líderes da Cogna Educação a desenvolver essas habilidades. Afinal, está no nosso propósito impulsionar as pessoas a construírem uma melhor versão de si.
FELICIDADE E BEM-ESTAR NO TRABALHO
Segundo Laurie Santos, da Universidade Yale, que abordou a Ciência da Felicidade e as mudanças trazidas pela pandemia, a saúde mental e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal se tornaram ainda mais importantes. Laurie apresentou cinco estratégias cruciais para melhorar a felicidade no trabalho:
- Usar de maneira sábia as emoções negativas
- Priorizar a sensação de abundância de tempo
- Promover autocompaixão
- Cultivar conexões sociais
- Incentivar o aprendizado contínuo
Esses são princípios que não apenas fortalecem o indivíduo, mas também moldam ambientes de trabalho mais acolhedores e produtivos, o que passa, inevitavelmente, pela importância do cuidado com a saúde mental. Como líder de uma organização com mais de 25 mil colaboradores e tão diversa, me senti mais inspirado pela apresentação da professora Laurie.
Encorajar discussões abertas sobre saúde mental, oferecer recursos para gestão do tempo e fomentar uma cultura de pertencimento e compaixão são apenas algumas das maneiras pelas quais as empresas podem apoiar a felicidade e a produtividade de seus colaboradores.
Vamos seguir liderando mudanças positivas no ambiente de trabalho, impulsionando o sucesso pessoal e a produtividade, sem abrir mão do bem-estar de todos nós.