Práticas sustentáveis no agronegócio garantem crescimento da Indigo
Se alguém ainda tem dúvidas sobre o potencial de negócios e rentabilidade com a adoção de práticas sustentáveis no agronegócio nacional, melhor prestar atenção nos resultados que a agtech Indigo vem obtendo por aqui. A empresa de origem norte-americana se instalou no Brasil em 2018 e desde então viu o seu negócio crescer 18 vezes.
A Indigo é hoje uma das maiores agtechs do mundo, com presença internacional. Conta com forte retaguarda de investidores, que reconhecem as inovações, qualidade dos produtos e serviços com que trabalha. Em 2019, foi reconhecida pela Fast Company como uma das empresas mais inovadoras do mundo.
Ao oferecer produtos e serviços visando a produção mais sustentável de alimentos, incluindo crédito aos produtores, tratamento biológico para sementes, marketplace e mercado de crédito de carbono, a empresa fecha uma solução completa. Os produtores podem contar com ofertas customizadas, de acordo com os perfis de suas propriedades e culturas.
Cristiano Pinchetti, CFO Latam e Internacional da empresa, vê bom potencial de crescimento no mercado, contando com oferta de novos produtos e ampliando serviços. Usando a retaguarda de tecnologia que permite realizar o georreferenciamento das propriedades e das culturas, aliada à força de vendas com agentes que visitam e interagem no campo, a empresa consegue aprovar contratos de financiamento no prazo de 15 a 20 dias. Com isso, consegue realizar a checagem de 100% dos dados do produtor, melhorando a qualidade dos recebíveis e reduzindo os riscos.
“Nosso objetivo é fornecer soluções completas aos clientes. Hoje temos tratamento biológico para as sementes como um de nossos principais produtos. Elas conseguem preservar 100% das culturas no primeiro ciclo. Isso já é um bom diferencial de sustentabilidade”, comenta Cristiano. O tratamento biológico das sementes não tem gargalo de produção: a capacidade de entrega é quase ilimitada.
Diferente dos mercados internacionais, onde os produtos e serviços da Indigo são intermediados por parceiros de negócios locais, o mercado nacional demanda a atuação de representantes que interajam diretamente com os clientes. Sua função é identificar as melhores soluções, personalizadas para cada cliente.
O tratamento biológico para as sementes de soja é o que tem maior aceitação no mercado nacional, enquanto que o tratamento das sementes de milho garantem melhor performance em termos de produtividade. “Entregamos diversas vantagens aos produtores: custo mínimo igual ou menor do que de outras sementes sem o tratamento biológico, melhor rentabilidade e, acima de tudo, um produto sustentável que não libera resíduos no solo”, afirma Cristiano.
A empresa prevê manter o crescimento de suas atividades no país à medida que for obtendo as aprovações necessárias dos órgãos regulatórios para novos produtos agrícolas.