6 situações em que você deve dizer não – e como fazer isso sem se queimar
Aprender quando dizer não é uma das habilidades mais importantes a serem aprendidas no local de trabalho
Dizer não no trabalho é difícil. Isso porque uma grande quantidade de culpa costuma estar envolvida. Colocamos em dúvida nossa capacidade de trabalhar em equipe e temos medo de decepcionar nossos chefes.
Mas saber dizer não é uma das habilidades mais importantes a serem aprendidas no ambiente de trabalho. Isso não apenas protege a pessoa de se sentir sobrecarregada ou usada, como também a ajuda a preservar a paixão e a motivação que ela tem pelo trabalho.
Com muita frequência, funcionários ansiosos sofrem por dizer sim a tudo, o que os leva à exaustão, à frustração e ao ressentimento em relação ao trabalho que antes amavam. Dizer não estabelece um limite claro para o solicitante e reforça que ele fez um pedido abusivo.
Abaixo estão algumas situações nas quais você precisa dizer não no trabalho e como fazer isso.
1. A tarefa interfere em suas responsabilidades reais
Antes de dizer não a uma tarefa, é importante ter uma compreensão clara de suas responsabilidades reais. Revise a descrição do seu cargo, converse com seu gerente sobre prioridades e peça esclarecimentos, se necessário. Certifique-se de que você não está simplesmente hesitante em assumir uma nova tarefa porque ela é desconhecida ou desafiadora.
Como dizer não: "Adoraria ajudar, mas não tenho capacidade no momento."
Essa resposta reconhece a solicitação ao mesmo tempo em que estabelece um limite pessoal. É importante ser honesto sobre sua carga de trabalho e suas prioridades, evitando se comprometer demais.
2. O prazo é irreal
Quando receber um prazo, divida a tarefa em partes menores e estime o tempo necessário para cada parte. Se você acredita que o prazo não é realista, é hora de falar com seu gerente ou cliente. Use dados e evidências para sustentar as suas preocupações e propor cronogramas alternativos que sejam mais realistas.
Como dizer não: "Infelizmente, neste prazo não será possível. Em vez disso, podemos trabalhar para [o tempo futuro]?"
Essa resposta reconhece a demanda e ainda propõe uma alternativa realista. É importante ser claro sobre o seu raciocínio e fornecer evidências para apoiar o cronograma proposto. Também mostra que você está disposto a trabalhar de forma colaborativa para encontrar uma solução.
3. Você está de licença
Antes de sair, estabeleça limites claros e expectativas de comunicação para evitar ter que concluir algum trabalho, responder a um e-mail ou atender uma ligação durante seu tempo livre. Avise sua equipe e clientes e organize quem cuidará dos assuntos na sua ausência.
Como dizer não: "Estarei de licença, então não poderei fazer isso."
Essa resposta é clara e direta e destaca a importância de respeitar seu tempo livre. Se você estiver de licença, é importante comunicar isso o mais cedo possível, para evitar mal-entendidos ou solicitações de última hora.
4. Você está sendo explorado
Se você sentir que está sendo solicitado a fazer mais do que a sua parcela de trabalho, pergunte-se se a tarefa lhe foi designada para ampliar suas capacidades ou se é simplesmente algo fora do escopo de sua função.
Para evitar que esse problema apareça com frequência, defina expectativas claras com sua equipe e seu chefe sobre sua carga de trabalho e metas de progressão na carreira.
Como dizer não: "Agradeço pela oportunidade, mas não posso me comprometer com isso agora."
Essa resposta reconhece o pedido e mostra gratidão pela oferta, ao mesmo tempo em que estabelece um limite. Também deixa a porta aberta para futuras oportunidades de colaboração.
5. Você foi solicitado a fazer algo antiético/ desconfortável
Se você se sentir desconfortável com uma tarefa, fale e dê alternativas ou sugestões que se alinhem com seus valores e priorizem sua segurança. Se a situação não estiver sendo resolvida, considere encaminhar o problema para o RH ou para um nível superior de liderança.
Como dizer não: "Não me sinto confortável em fazer isso. Há algo mais em que posso ajudar?"
Essa resposta reconhece a solicitação e, ao mesmo tempo, expressa desconforto ou preocupação. É importante ser claro sobre o seu raciocínio e oferecer sugestões alternativas. Também mostra que você está disposto a ajudar de outras maneiras que se alinhem com seus valores.
6. Você não está qualificado (ou não é o mais qualificado) para a tarefa
Pergunte a si mesmo se você tem as habilidades e a experiência necessárias para fazer o trabalho. Se houver outra pessoa mais qualificada, considere delegar a ela ou trabalhar em conjunto. Seja honesto sobre suas limitações e esteja disposto a aprender novas habilidades, se necessário.
Como dizer não: "Obrigado por pensar em mim, mas não acho que eu seja o mais bem preparado para fazer isso."
Esta resposta mostra gratidão por ser considerado, ao mesmo tempo em que é honesta sobre suas limitações. Também mostra que você valoriza a qualidade e está disposto a delegar tarefas a outras pessoas que possam estar mais bem preparadas para lidar com elas.
Extraído de Smart Moves: Simple Ways to Take Control of Your Life, de Téa Angelos, com permissão do TA Group Pty Ltd.