7 tipos de mentores e quando você vai precisar de cada um deles

A mentoria não segue um modelo único para todos, diz este especialista

Créditos: Joe Lena/ www.joneslehtonen.com/ iStock

Stephanie Vozza 4 minutos de leitura

Existe uma expressão que diz: "se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado". Esse conselho também pode ser uma maneira inteligente de olhar para os mentores profissionais.

Embora arranjar um mentor possa ser um bom conselho, a mentoria não é igual para todos e nunca deve recair sobre os ombros de uma única pessoa, observa Janice Omadeke, autora de Mentorship Unlocked: The Science and Art of Setting Yourself Up for Success (Mentoria Desbloqueada: A ciência e a Arte de se Preparar para o Sucesso, em tradução livre).

"Encare seus mentores como um conjunto diversificado de referências destinadas a ajudá-lo a desenvolver uma visão global da sua carreira e a melhorar sua qualidade de vida, cada um desempenhando uma função específica na condução dos rumos da sua vida", ela recomenda. "Ter mais de um mentor ajuda a evitar a pressão sobre uma pessoa específica para que ela represente tudo para você."

Encontrar as pessoas certas vai depender do seu estágio na carreira e na vida. Veja a seguir sete tipos diferentes de mentores:

1. Aquele por dentro da empresa

É a pessoa que conhece "todos os esqueletos no armário", define Omadeke. "Eles estão dentro da empresa e podem facilitar sua adaptação à cultura da organização, à política interna e aos processos de promoção e demissão."

Essa pessoa pode ajudá-lo a criar sua rede interna de contatos e a entender seu lugar na empresa. Embora, em geral, ela já esteja na empresa há tempo suficiente para entender seus meandros, não é necessário que esteja no nível executivo.

2. O mestre das habilidades

Se estiver tentando aperfeiçoar suas competências profissionais, procure um mentor que seja um mestre em suas habilidades. Essa pessoa tem profundo conhecimento em uma determinada área e pode ser de dentro ou de fora de sua empresa.

3. O mentor financeiro

Ele vai examinar seu plano financeiro para ajudá-lo a atingir suas metas. "Eles analisam como você está construindo uma carreira e uma vida satisfatórias que não dependa apenas do seu emprego", explica Omadeke. "

Eles vão analisar salário, benefícios e quaisquer investimentos e propriedades que você tenha para ajudá-lo a criar um plano de vida e alcançar suas metas financeiras por meio de vários caminhos."

4. O especialista no ramo

É alguém que está no seu setor e tem um profundo conhecimento desse campo específico. Ele poderia trabalhar na sua empresa, mas Omadeke prefere recorrer a um mentor externo.

"Essa pessoa pode ajudar você a se orientar em todo o contexto do setor, entendendo as futuras funções e o que é necessário para ingressar nelas. Um mentor do ramo também pode saber quais empresas estão contratando e pode ajudá-lo a construir sua marca e reputação dentro desse segmento."

5. O mentor de conexões

Normalmente, esse tipo de mentor não trabalha na sua empresa, o que ajuda você a criar uma rede diversificada de conexões. "Eles vão ensinar como construir relacionamentos de uma forma alinhada com quem você é. Assim, você não se sentirá pressionado a se acomodar. Eles também o ajudarão a se tornar um agente de conexão na sua área."

6. O aliado influente

Trata-se de um mentor que lhe oferece apoio por meio de seu capital social ou de sua posição na função ou no setor. "O aliado influente ajuda te apresentando calorosamente aos outros e sendo alguém que é altamente conceituado e respeitado em seu setor", explica Omadeke. Eles também ajudam você a entender como proceder com essas conversas.

7. O mentor colega

Por fim, um mentor que é seu colega está apenas uma ou duas posições à sua frente. Ele pode ajudá-lo a compreender suas metas de curto prazo para alcançar a próxima promoção. Eles são pares realmente importantes porque entendem as tecnologias mais recentes e sua experiência pessoal.

As culturas corporativas, as tendências do ambiente profissional e a maneira como as pessoas interagem com o trabalho mudam a cada três ou cinco anos. "O mentor colega compreende a experiência exata que você está tendo, porque ele passou pelo mesmo há um ou dois anos."

DE QUANTOS VOCÊ PRECISA?

Como cada mentor orienta em uma área específica, ter mais de um de cada vez é uma boa ideia.

"É como em qualquer outra área significativa da sua vida", diz Omadeke. "Você não tem apenas um amigo em quem confia

Encontrar as pessoas certas vai depender do seu estágio na carreira e na vida.

para tudo. Nenhum mentor pode responder a 100% das suas perguntas sobre carreira. Quando você diversifica sua rede de mentores, pode se concentrar nas áreas específicas em que precisa de orientação com base nos pontos fortes dessa pessoa."

Embora ter mais de um seja bom, Omadeke adverte contra ter mais de três de cada vez para que seu foco não seja diluído ao tentar melhorar ou mudar em muitas áreas ao mesmo tempo. A chave é identificar suas prioridades e encontrar pessoas para ajudá-lo a alcançá-las.

"A autoconsciência é um componente crítico para construir relacionamentos sustentáveis de mentoria", diz ela. "Procure encontrar pessoas que se alinhem com seus objetivos para que você possa expandir sua carreira mais rapidamente do que atirando para todo lado.”


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais