Cultive essas 5 habilidades para conseguir emprego em 2023

Veja como reconhecer em si mesmo as habilidades que mais impressionam os responsáveis pelas contratações

Crédito: Istock

Nicky Garcea 4 minutos de leitura

Depois da pandemia e de tendências recentes como a onda de pedidos de demissão, as demissões silenciosas e as trocas de empregos, as regras do jogo da contratação mudaram completamente. Habilidades que costumavam ser priorizadas em entrevistas de recrutamento, como as competências técnicas listadas nos currículos, deixaram de ser as mais atraentes para os empregadores.

Os responsáveis pelas contratações, hoje, estão mais interessados em identificar habilidades que desencadeiam outras habilidades. Pesquisa feita pela Cappfinity mostra que, tendo essas cinco habilidades comportamentais como base, é possível adquirir quaisquer novas habilidades ou talentos e continuar a utilizá-los ao longo da carreira.

A melhor maneira de se autoconhecer, do ponto de vista das suas habilidades, é considerar as coisas em que você é bom, mas também as que te motivam. Esses dois componentes permitirão desenvolver essa habilidade em uma equipe de trabalho.

A seguir, destacamos as cinco habilidades que identificamos como aquelas que mais impressionam os gerentes de contratação no ambiente de trabalho competitivo de hoje – e como você pode reconhecê-las em si mesmo.

1 . Curiosidade

Se você faz boas perguntas, investiga o mundo ao seu redor e está sempre expandindo seus horizontes, então a curiosidade é uma de suas habilidades. Muitas vezes, busca novas situações e experiências empolgantes só porque elas oferecem oportunidades para você descobrir mais.

A melhor maneira de se autoconhecer é considerar as coisas em que você é bom, mas também as que te motivam.

Para demonstrar essa habilidade em uma entrevista de emprego, pense nas vezes em que formular boas perguntas te ajudou no seu trabalho. Certifique-se de lembrar de algum momento específico em que ser curioso permitiu que você reunisse informações para fazer algo com mais eficiência no trabalho ou mesmo fora dele, e destaque esse exemplo para o entrevistador.

2 . Aprender rápido

Você gosta de aprender coisas novas sobre uma ampla gama de assuntos? Aplica rapidamente as informações novas que aprendeu e, logo em seguida, busca acessar mais conhecimento? Nesse caso, a agilidade de aprendizagem é uma de suas habilidades.

Certifique-se de transmitir aos gerentes de contratação exemplos de quando você aprendeu algo e aplicou rapidamente esse conhecimento – ou lembre um caso em que aprender algo novo mudou sua forma de pensar.

3 . Vontade de crescer

Quem tem vontade de crescer deseja conquistar novos desafios, mesmo que exijam persistência. Tem uma crença interior de que pode alcançar seus objetivos e acha motivador trabalhar em projetos desconhecidos.

Em entrevistas, destaque um momento em que você conseguiu superar um desafio que lhe permitiu crescer.

É importante distinguir profissionais que buscam projetos difíceis para mostrar sua persistência e resiliência daqueles que são simplesmente ambiciosos e só agarram as oportunidades em que acham que podem ter sucesso. Em entrevistas, destaque um momento em que você conseguiu superar um desafio que lhe permitiu crescer. Isso mostrará sua força.

4 . Análise crítica

Se você tem a capacidade de analisar os problemas de diferentes perspectivas e gosta de consultar várias pessoas para identificar os próximos passos e tomar decisões informadas, então pode ser um especialista em análise crítica. É capaz de compreender conceitos complexos, incluindo informações numéricas, e consegue resumir temas.

Você não precisa necessariamente ser um matemático, mas pode ter interesse em dados. Descreva um momento em que você uma perspectiva diferente sobre algo e isso impactou algum projeto no trabalho.

5 . Colaboração

Aqueles que entendem que trabalhar com outras pessoas é a

Quem tem vontade de crescer deseja conquistar novos desafios, mesmo que exijam persistência.

melhor maneira de alcançar resultados e que gostam de contribuir e cumprir metas compartilhadas podem adicionar “colaboração” à sua lista de habilidades. Quem tem essa característica provavelmente trabalha bem pessoal e virtualmente e sabe como adaptar seu estilo de comunicação. Mostre ao entrevistador o tipo de colega que deseja ser e como planeja se relacionar, caso seja contratado.

É importante pensar nessas habilidades como vantagens que o ajudarão a se desenvolver ainda mais na carreira. Esteja procurando uma nova função, voltando ao mercado de trabalho ou seja um recém-formado, destacar essas habilidades mostrará que você não apenas é qualificado para a função para a qual está sendo entrevistado, mas também tem potencial para crescer e assumir funções de liderança na empresa.

Ter consciência de seus pontos fortes também o ajudará a se desenvolver ainda mais como indivíduo. Juntas, suas habilidades lhe dão uma compreensão de si mesmo, de como usa as informações, de como se desafia e de como se relaciona com os outros. Isso é o que vai lhe dar a base para seguir em frente e desenvolver pontos fortes e talentos adicionais.


SOBRE O AUTOR

Nicky Garcea é psicólogo industrial e ocupacional, cofundador e presidente da Cappfinity. saiba mais