Dúvida cruel: como fazer para mudar a opinião de alguém?

Você não vai conseguir esse efeito expondo calmamente seu ponto de vista por meio de evidências e da lógica

Crédito: master1305/ iStock

Kathleen Davis 2 minutos de leitura

Como fazer com que alguém mude de opinião?

Essa é uma pergunta de um milhão de dólares. Empresas, políticos e casais de todo o mundo buscam a resposta para esse problema. Mas, lamento informar: se você pretende convencer alguém a mudar de opinião expondo calmamente seu argumento com base em evidências e na lógica, não vai funcionar. 

A parte do cérebro que responde à lógica é responsável por apenas cerca de 5 a 10% de nossos julgamentos. O restante do pensamento acontece em uma parte do cérebro que lida com o impulso (a boa e velha resposta de bater ou correr). 

Os seres humanos não reagem bem à coerção. Portanto, nosso instinto de argumentar para chegar a um consenso é o oposto do que funciona.

Mas então, o que de fato muda a opinião de alguém? Dar uma sensação de autonomia. Os especialistas dizem que a melhor maneira de fazer isso é deixando as pessoas com a sensação de que elas têm escolha.

Ou, como diz o especialista em engajamento cívico Peter Block: "o sim do outro não significa nada se o outro não tiver a possibilidade de dizer não. Não existe engajamento se não houver escolha".

Os pais de crianças pequenas geralmente sabem muito bem como oferecer escolhas direcionadas. Em vez de dizer "estamos atrasados, precisamos ir embora", eles dizem "você quer colocar os sapatos ou o casaco primeiro?".

É claro que isso nem sempre funciona. Mas pode ser mais eficaz em contextos profissionais: é mais provável que as pessoas sigam em frente com alguma coisa se sentirem que têm algum controle sobre o processo. 

Quando não se trata tanto de fazer com que alguém faça algo, mas sim de mudar o pensamento do outro, o mais eficaz é conduzir a pessoa por etapas, ajudando-a a  entender melhor seu próprio pensamento. 

o sim do outro não significa nada se o outro não tiver a possibilidade de dizer não.

"A persuasão consiste principalmente em incentivar as pessoas a perceberem que a mudança é possível. Toda persuasão é uma autopersuasão. As pessoas só mudam de ideia ou se opõem a algo com base em seus próprios desejos, motivações e contra-argumentos internos. Se você focar nesses fatores, seu argumento terá mais chances de mudar a opinião dos outros", ensina o autor David McRaney.

Uma boa maneira de ajudar a convencer as pessoas é se aproximar delas com empatia e fazer perguntas que realmente busquem esclarecer alguns aspectos da questão, em vez de apenas explicar seus pontos de vista.

Isso não é fácil e nem sempre dá certo. Mas, provavelmente, vai te levar mais longe do que qualquer alternativa que você já tenha tentado.


SOBRE A AUTORA

Kathleen Davis é editora adjunta da Fast Company. saiba mais