Exigir trabalho presencial é não enxergar o contexto maior, segundo o Pinterest

Doniel Sutton, chief people officer da plataforma, explica por que abrir mão da flexibilidade é um grande erro

Crédito: Martin Barraud/ iStock

Doniel Sutton 4 minutos de leitura

O jornal "The Washington Post" anunciou recentemente que todos os funcionários em breve serão obrigados a trabalhar no escritório cinco dias por semana, tornando-se o mais recente de uma longa linha de empregadores a forçar os trabalhadores a retornar ao esquema presencial.

Muitas empresas vêm restringido o trabalho remoto, insistindo que os funcionários retornem ao escritório, e CEOs de várias indústrias têm adotado um discurso críticos desse esquema.

Jamie Dimon, do JPMorgan, afirmou que o trabalho remoto prejudica a geração espontânea de ideias e dificulta a gestão de equipes. Andy Jassy, da Amazon, argumentou que o trabalho presencial facilita o ensino e o aprendizado contínuos. Já o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, foi mais longe, sugerindo que o trabalho remoto prejudicou o desenvolvimento da IA da empresa.

No entanto, no Pinterest, os dados desmentem essas ideias equivocadas. Nossa análise interna mostra que, em 2023, a política de trabalho flexível aumentou a produtividade, promoveu mais colaboração e melhorou o bem-estar. Nossa abordagem também foi fundamental para atrair um grupo diversificado de talentos de alto nível.

Então, enquanto alguns líderes insistem que o trabalho remoto está sufocando a inovação, a colaboração e a produtividade, evidências concretas mostram o contrário.

BENEFÍCIOS DA FLEXIBILIDADE PARA AS EMPRESAS

Desde o lançamento do PinFlex – nosso modelo que equilibra o trabalho remoto flexível com a colaboração presencial –, os funcionários que vão ao escritório com menos frequência relatam que passam mais tempo em trabalho focado e frequentemente colaboram mais entre departamentos do que aqueles que trabalham regularmente em um escritório do Pinterest.

A flexibilidade está claramente ligada ao aumento da produtividade, o que leva a uma melhora no desempenho empresarial. Pesquisas externas apoiam essa constatação. Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que o trabalho remoto pode aumentar a produtividade em 13%.

A Global Workplace Analytics relata que mais de dois terços dos empregadores viram um aumento na produtividade com trabalhadores remotos. E dados da Scoop apontam que empresas com políticas de trabalho remoto superam aquelas sem essa opção por uma média de 16%.

Créditos: Richard Newstead/ takasuu/ iStock

A flexibilidade também tem sido uma ferramenta poderosa para atrair e reter talentos de alto nível. Na semana imediatamente após o anúncio de retorno ao trabalho presencial de um gigante da tecnologia, vimos um aumento de 90% na procura por vagas. Segundo a McKinsey, a flexibilidade é um dos três principais motivadores para pessoas que procuram emprego.

Em uma indústria que está sempre competindo por talentos de alto nível, nunca foi tão claro que o regime de trabalho flexível e a escolha do funcionário, é uma vantagem clara para nós no Pinterest.

Nosso modelo também provou ser financeiramente sustentável, eficiente e escalável. Desde que introduzimos o PinFlex, reduzimos pela metade os custos com imóveis, liberando recursos para investir em escritórios de classe mundial que inspiram criatividade, colaboração e comunidade e que nos permitem sediar reuniões regulares, engajamentos com clientes e outros eventos.

BENEFÍCIOS DA FLEXIBILIDADE PARA OS FUNCIONÁRIOS

Poder trabalhar de forma flexível teve um impacto profundo no bem-estar dos funcionários. Nossos dados de pesquisa sugerem que, quando as pessoas se sentem valorizadas e o bem-estar é priorizado, a retenção melhora – a taxa de rotatividade caiu para um terço do que era há dois anos.

A flexibilidade aparece de maneira consistente como uma das principais razões para o engajamento e a satisfação. Pesquisa recente da Gallup mostrou que 76% dos trabalhadores híbridos em tempo integral nos EUA frequentemente citam a melhoria do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal como uma das principais vantagens desse sistema, com 85% dos trabalhadores remotos dizendo o mesmo.

Crédito: Evan Joseph/ Elkus Manfredi Architects

À medida que o debate sobre o retorno ao esquema presencial continua, saúdo os líderes empresariais que defendem novas formas de trabalho. No Pinterest, nosso CEO Bill Ready define o tom para toda a nossa base de funcionários sobre o valor que isso traz para a cultura do local de trabalho e, em última análise, para o crescimento dos negócios.

Meu conselho para meus colegas diretores de pessoal, responsáveis pela área de recursos humanos e executivos de C-suite de várias indústrias? Sigam os dados, eles não mentem. É hora de os líderes empresariais pararem de depender da marcação de ponto como a principal medida de produtividade dos funcionários e começarem a focar nos resultados.

E ouçam seu pessoal. Eles são um dos stakeholders mais importantes. Se você quer a ajuda deles para alcançar o sucesso empresarial, vá encontrá-los onde eles estão.


SOBRE O AUTOR

Doniel Sutton é chief people officer do Pinterest. saiba mais