Adivinhe qual é a melhor estratégia para exercer a boa liderança: gratidão
Gestos simples de apreço podem fortalecer equipes e criar um ambiente de trabalho mais positivo
Nunca planejei criar um ritual de gratidão com meus colegas de trabalho. O que aconteceu é que, alguns anos atrás, perto do final do ano, me sentia sobrecarregado com uma lista interminável de tarefas que precisava concluir. O estresse estava me consumindo a ponto de me deixar sem foco.
Para sair desse ciclo de ansiedade, peguei uma caneta e escrevi rapidamente um bilhete para uma das nossas diretoras. Apesar de também estar tentando equilibrar compromissos familiares e profissionais, ela havia demonstrado muito entusiasmo em um projeto recente da equipe. Queria que ela soubesse o quanto sua energia positiva impactou todos nós.
Quando leu a mensagem, ela ficou visivelmente feliz e até se ofereceu para ajudar os colegas com as últimas demandas antes do feriado. Mas algo curioso aconteceu: ao expressar minha gratidão, comecei a me sentir mais grato por toda a equipe. Meu humor melhorou, o estresse diminuiu e me senti inspirado a seguir o exemplo dela.
Desde então, criamos um quadro virtual de gratidão, que se tornou uma tradição de fim de ano. Nele, cada colega compartilha espontaneamente algo que aprecia nos outros, ajudando a manter o clima leve e a produtividade em alta, mesmo nos momentos mais corridos.
Pesquisas mostram cada vez mais os benefícios da gratidão no ambiente de trabalho. Ela fortalece laços, eleva o moral e melhora o desempenho das equipes. Mas como os líderes podem incentivar mais gratidão nas suas organizações?
OS BENEFÍCIOS DA GRATIDÃO
A gratidão beneficia tanto quem a expressa quanto quem a recebe. Atos de gentileza estimulam a produção de ocitocina, o “hormônio do amor”, que fortalece laços sociais e promove confiança. Já o poder da gratidão vai além, causando um impacto também em quem testemunha o gesto.
Receber um agradecimento não só faz bem, como também aumenta a disposição para ajudar outras pessoas. Um estudo com alunos mostrou que, após revisar cartas de apresentação, aqueles que receberam uma mensagem de agradecimento estavam duas vezes mais dispostos a colaborar novamente.
Promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma forma poderosa de expressar gratidão.
Demonstrar gratidão também fortalece relações interpessoais e gera empatia até nos observadores, que passam a sentir mais afinidade tanto por quem agradece quanto por quem recebeu o agradecimento.
Se esses argumentos não são suficientes, há ainda os benefícios físicos: a gratidão está associada à redução da pressão arterial e à melhora da saúde cardiovascular – sinais claros de bem-estar.
COMO EXPRESSAR GRATIDÃO
Agradecer é um gesto simples, mas com grande impacto. Pode ser algo tão pequeno quanto parar na mesa de alguém para dar uma palavrinha ou enviar uma mensagem. Mas os líderes têm a oportunidade de ir além e promover uma cultura de gratidão.
Reconhecer o esforço das equipes ao longo do ano com eventos especiais é uma ótima maneira de expressar seu apreço. O marketplace de carros CarGurus, por exemplo, promove festas de fim de ano com atrações como shows exclusivos – um deles, com Snoop Dogg, se tornou inesquecível.
Mas, mesmo sem grandes eventos com rappers famosos, é possível demonstrar gratidão promovendo confraternizações no escritório ou atividades divertidas de integração.
Outra forma de demonstrar apreço é dar tempo para que os colaboradores se dediquem à vida pessoal, seja com dias de folga, períodos sem reuniões ou horários reduzidos.
Um exemplo é o LinkedIn, que instituiu a semana “RestUp!”, concedendo folga remunerada a todos os funcionários. Além de prevenir o burnout, iniciativas como essa mostram que o esforço dos funcionários é valorizado.
Valorizar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho não só demonstra seu apreço, como também eleva o ânimo e a motivação geral. Promover esse equilíbrio é uma forma poderosa de expressar gratidão. Isso não só eleva o moral, mas também melhora o clima geral da empresa.
Ao tornar isso uma prática, os líderes podem construir ambientes de trabalho mais colaborativos, motivadores e positivos, onde todos se sentem valorizados – algo que beneficia a organização o ano inteiro.