Esta esponja “mágica” vira um móvel quando é mergulhada na água

Os móveis à base de celulose só atingem seu tamanho máximo quando são molhados

Crédito: Jasmine Deporta/ ÉCAL

Hunter Schwarz 1 minutos de leitura

Primeiro veio a poltrona UP, um ícone do design contemporâneo, desenhado por Gaetano Pesce. Lançada na Feira do Móvel de Milão de 1969, ela surpreendeu porque suas partes se autoinflavam, adquirindo formas inspiradas no corpo feminino.

Em 2024, a novidade é outra: agora, você pode fazer a sua própria cadeira crescer até que ela atinja o tamanho ideal para uma pessoa se sentar.

Estudantes de design industrial da ÉCAL University of Art and Design em Lausanne, na Suíça, desenvolveram uma coleção de mesas, cadeiras e outras peças de decoração para casa que reproduzem um dos brinquedos favoritos da criançada dos anos 90.

Chamados de UPS, sigla para "Under Pressure Solutions" (Soluções sob pressão, em português), estes móveis experimentais são feitos de esponja de celulose, um material biodegradável composto de resíduos de madeira. Eles se expandem rapidamente.

Quando são molhados, eles se transformam, deixando de ser uma esponja seca e sem forma e virando uma peça de mobília em tamanho normal.

Crédito: Jasmine Deporta/ ÉCAL

"O desenvolvimento de protótipos, com base em vários experimentos realizados previamente, destacou a versatilidade e a resistência do material, demonstrando seu potencial como uma alternativa sustentável para a produção de móveis", disse a escola em um comunicado.

Crédito: Marvin Merkel/ ÉCAL

Inspirada na "cadeira UP5" de Gaetano Pesce, a equipe da ÉCAL passou dois anos projetando a coleção e a apresentou na última edição da Semana de Design de Milão. De acordo com a escola, as peças UPS crescem até 10 vezes em tamanho quando mergulhadas na água.

Crédito: Marvin Merkel/ ÉCAL

Entre as peças apresentadas em Milão estavam uma cadeira, um vaso, um abajur, um rack para garrafas de vinho, um banco, um vaso, uma estante flutuante e uma mesa de centro com tampo de vidro. Se juntássemos tudo isso, já daria para montar para a própria casa dos sonhos do Ken.


SOBRE O AUTOR