NASA procura voluntários para missão simulada de viagem a Marte

Tem experiência em ciências, tecnologia, engenharia e matemática e quer viver em uma redoma durante um ano? Talvez esse trabalho seja perfeito para você

Crédito: NASA

Chris Morris 3 minutos de leitura

Anda com vontade de fugir de tudo, mas quer ter certeza absoluta de que vai poder voltar? A NASA está oferecendo exatamente o que você procura.

A agência espacial está em busca de candidatos para sua próxima missão de simulação da superfície de Marte, que deve ter início no primeiro semestre de 2025.

Quatro voluntários vão ter a chance de viver e trabalhar em uma instalação impressa em 3D de 518 metros quadrados, projetada para antecipar os desafios que os astronautas enfrentariam em Marte. Mas tudo isso vai acontecer no Johnson Space Center em Houston, no Texas.

Essa é a segunda de três missões terrestres simuladas planejadas, denominadas Chapea (do inglês Crew Health and Performance Exploration Analog, Simulação para Análise da Saúde e do Desempenho da Tripulação). Se tiver interesse em se candidatar, você tem até 2 de abril para se inscrever.

Antes de clicar nesse link e começar a fazer as malas, saiba que há alguns pré-requisitos para essa função que a NASA chama de "astronauta analógico". É preciso ser cidadão norte-americano ou residente permanente. Não pode fumar. Tem que ter entre 30 e 55 anos.

E mais: tem que ter um mestrado em alguma área científica, como engenharia, matemática, biologia ou ciência da computação, de uma instituição credenciada, além de dois anos (no mínimo) de experiência profissional em STEM (sigla em inglês, usada para designar as disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática).

Crédito: NASA

Esse último requisito pode ser dispensado se você tiver mil ou mais horas registradas pilotando uma aeronave ou se tiver concluído dois anos de trabalho em um programa de doutorado em uma área STEM.

"Os candidatos precisam ter um forte desejo de viver aventuras únicas e enriquecedoras e interesse em contribuir para o trabalho da NASA de se preparar para a primeira viagem humana a Marte", diz um comunicado em busca de candidatos.

Veja algumas das perguntas do extenso formulário de inscrição:

- Você está disposto a permanecer em espaços pequenos ou confinados por longos períodos (até um ano)?

- Está disposto a passar longos períodos (até duas semanas) sem contato ou com contato muito restrito com a família e amigos?

- Está disposto a consumir alimentos processados e prontos para uso em voos espaciais durante um ano, sem receber nenhuma informação sobre o cardápio? 

Há também uma questão dissertativa, focada (em parte) em como os candidatos lidaram com o isolamento durante a pandemia.

Crédito: NASA

Embora a NASA esteja usando o termo "voluntário", essa é uma vaga remunerada. No entanto, o valor exato do pagamento não foi divulgado.

Os selecionados não terão moleza. O habitat do Mars Dune Alpha terá recursos limitados e certamente haverá falhas de equipamento, atrasos de comunicação e outros "fatores de estresse ambiental".

A tripulação precisará realizar caminhadas espaciais simuladas (em uma caixa de areia), fazer a manutenção do ambiente, supervisionar o crescimento das plantas e se exercitar. Sedentários não têm vez em uma simulação de viagem a Marte.

Também é importante ter boas habilidades interpessoais. Os quatro residentes compartilharão dois chuveiros e dois banheiros na estação.

Crédito: NASA

A primeira tripulação do Chapea já está na metade de sua missão de teste de um ano. Eles entraram na estrutura pela primeira vez em 25 de junho de 2023.

Primeira tripulação do Chapea entra no módulo de simulação (Crédito: NASA)

No entanto, antes de enviar alguém a Marte, a NASA precisa primeiro enviar astronautas de volta à Lua com sucesso. Se tudo correr conforme o planejado, a missão Artemis 2 mandará astronautas para a órbita lunar em 2024.

Em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 deverá descer no Polo Sul lunar, com a ajuda da nave espacial da SpaceX – fazendo com que os seres humanos retornem à superfície do satélite após quatro décadas.

Se esses voos forem bem-sucedidos, a NASA pretende enviar astronautas a Marte na década de 2030.


SOBRE O AUTOR

Chris Morris é um jornalista com mais de 30 anos de experiência. Saiba mais em chrismorrisjournalist.com. saiba mais