A tradicional falta de criatividade para premiar equipes

Crédito: Istock

Bruno Carone 2 minutos de leitura

Uma das dificuldades que as empresas enfrentam na hora de adotar alguma inovação é a resistência que determinados setores apresentam quando aparecem novidades. A inovação, nos mais diversos setores da economia, tem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico e na geração de riquezas, contribuindo com o aumento da competitividade e conferindo maior valor agregado a produtos e serviços de empresas e países.

Na área de recursos humanos não é diferente. As empresas em geral têm resistido a adotar novas ideias, produtos e serviços diferenciados para seus colaboradores. No momento de reconhecer as pessoas, por exemplo, por uma data especial ou uma meta batida, as organizações buscam as mesmas soluções de sempre, como brindes, bônus ou outros presentes.

A estratégia de oferecer oportunidades de eternizar certas experiências tem se tornado uma tendência.

Quando se trata de algum reconhecimento específico de final de ano, muitas têm percebido que os colaboradores não veem mais graça na tradicional cesta de Natal ou gift card. As empresas ainda oferecem bônus, dias de folga, jantares ou almoços, ingressos para eventos e cursos ou mesmo vale-presentes.

Também há a prática de presentear com medalhas, placas, canetas ou relógios – que, apesar do valor afetivo, muitas vezes acabam esquecidos em algum canto da casa.

Para fugir das mesmas escolhas de sempre, acredito que este é o momento de tentar algo novo, realmente moderno e diferente. Uma experiência que vai marcar a história dos colaboradores premiados por mais tempo. Como eternizar o reconhecimento para nossas equipes?

EXPERIÊNCIAS ETERNIZADAS

Acredito que existem exemplos de opções diferenciadas apresentadas nos últimos anos no mercado de benefícios, que têm sido usadas para tentar conquistar os colaboradores. A estratégia de oferecer oportunidades de eternizar certas experiências, por exemplo, se mostra bem-sucedidas e tem se tornado uma tendência.

Após alguns anos complicados, principalmente pelas restrições em viajar e conhecer lugares, muita gente agora quer aproveitar momentos que ficam para sempre guardados na memória, que têm como proposta trazer um significado, para deixar uma marca ou transformar a vida dos colaboradores.

Todo colaborador que se destaca positivamente deve ser reconhecido.

Para as empresas, um dos pontos importantes é estabelecer uma premiação significativa ao funcionário de destaque como um reconhecimento corporativo.

Nesse grupo de profissionais diferenciados, em geral, estão aqueles que apresentam desempenho acima da meta estabelecida; solucionam questões desafiadoras com eficiência; concluem projetos importantes com sucesso; conquistam novos clientes; possuem um vínculo com a companhia há muito tempo e atingem ou superam metas propostas. Isso para citar apenas alguns exemplos, que podem variar de empresa para empresa.

Todo colaborador que se destaca positivamente deve ser reconhecido. Só assim ele terá certeza de que há valorização pela sua contribuição no desenvolvimento e nos melhores resultados do negócio.

Existem muitas formas de premiar um colaborador de destaque. Os gestores de RH precisam perceber que as pessoas estão cansadas de “premiações fechadas”. Elas querem ter a possibilidade de escolher o que vão fazer e, principalmente, ter autonomia para eternizar uma experiência, que é uma das tendências nestes novos tempos entre empresas e colaboradores.


SOBRE O AUTOR

Bruno Carone é cofundador da plataforma de benefícios de viagens para empresas Férias & Co. saiba mais