Como lidar com favoritismo no trabalho (se você não é um dos favoritos)
Administre a situação sem entrar em confrontos, aplicando as estratégias oferecidas por estes especialistas
Ninguém gosta de se sentir preterido no emprego, ainda mais depois de anos de trabalho árduo, dedicação e investimento pessoal. Embora o favoritismo seja um instinto humano natural, é difícil lidar com suas complexidades no ambiente profissional.
Tomando medidas proativas e continuando a agir com profissionalismo, você tem mais chances de se sair melhor. Lide com o favoritismo sem confrontos, seguindo as estratégias sugeridas por estes especialistas, de CEOs a empreendedores.
Lembre-se de que, embora o favoritismo possa ser uma realidade em seu local de trabalho, o sucesso de sua carreira depende de seus próprios esforços e dedicação.
CONSTRUA RELACIONAMENTOS SÓLIDOS
Quando um chefe favorece alguém, é normal que você se sinta paralisado em seu processo de desenvolvimento. Lute contra isso, tomando a iniciativa de pedir feedback – o que demonstra sua vontade de aprender e crescer em sua função.
Peça um tempo com seu gestor para discutir as áreas em que você se destaca, bem como aquelas nas quais você poderia fortalecer suas habilidades. Obter feedback regularmente mostra que você deseja atender às expectativas e tem espaço para contribuir mais.
Cultive relacionamentos com pessoas de toda a empresa. Fazer amizades fora do seu círculo próximo pode lhe trazer apoio. Ofereça-se para trabalhar em projetos multisetoriais com colegas de outras áreas, para conhecê-los melhor e construir relacionamentos. Participe de eventos de networking para conhecer profissionais de diferentes níveis.
Ao fortalecer essas conexões externas, você vai se manter informado sobre novas oportunidades a partir de vários pontos de vista. Isso também pode ajudar você a criar uma rede de pessoas que conhecem suas habilidades e podem recomendá-lo caso surjam boas vagas em outros lugares.
Darian Shimy, fundador e CEO da FutureFund
QUANTIFIQUE SUAS REALIZAÇÕES
Ao se deparar com um chefe que tem favoritos, a chave para proteger sua posição sem conflitos é focar em tornar inquestionável seu trabalho e o impacto que ele tem no resultado geral.
Comece documentando suas contribuições com resultados mensuráveis, como porcentagens de crescimento, aumentos de receita ou outros indicadores-chave de desempenho. O objetivo é demonstrar o valor que você agrega à equipe.
Apresente regularmente esses números em atualizações, recapitulações de projetos e avaliações de desempenho. Isso vai posicionar você como alguém que sempre entrega e respalda seu desempenho com dados, dificultando que o favoritismo ofusque suas contribuições.
Ao se concentrar no impacto tangível do seu trabalho, você constrói uma marca pessoal forte dentro da empresa.
Bernice Chao, diretora de criação da TDW+Co.
TENTE SE DESTACAR
Procure oportunidades para se destacar, oferecendo-se para projetos ou responsabilidades que talvez não estejam no radar de todos. Isso pode diferenciá-lo como um membro da equipe proativo e orientado para a solução e mostrar valor sem competir diretamente com colegas favorecidos.
Lembre-se de que sua meta é manter-se profissional e concentrar-se no seu progresso, e não se envolver em política de escritório. Você pode manter uma posição forte sem criar tensões ou confrontos desnecessários, demonstrando competência, buscando novas oportunidades e concentrando-se em seu desenvolvimento.
Bill Hall, cofundador e CEO da OurRecords Inc.
FIQUE DE OLHO NAS PROVAS
Adote uma abordagem proativa para proteger sua posição, documentando os incidentes sem entrar em confronto. Isso envolve o acompanhamento de exemplos específicos de favoritismo ao longo do tempo para criar um registro claro e objetivo.
Anote os principais detalhes, como data, hora, pessoas envolvidas e a natureza do favoritismo – como distribuição desigual de atribuições ou promoções. Essa documentação deve se concentrar apenas nos fatos, garantindo que os exemplos destaquem claramente os padrões de comportamento.
Esse registro serve como evidência se o funcionário precisar levantar a questão a um gestor de nível superior, permitindo apresentar um caso bem embasado, sem depender de alegações subjetivas.
O objetivo é proteger sua posição e reputação sem confronto. Essa estratégia permite que você aborde a questão de forma profissional e construtiva.
Russ Johnson, CEO e especialista em finanças da Linx Legal
ACEITE A NATUREZA HUMANA
A menos que você queira trabalhar com robôs, saiba que o favoritismo é uma característica humana. Até você tem favoritismos e preconceitos. Os seres humanos sempre foram tribais.
Você encontrará isso de alguma forma em qualquer cultura corporativa. Portanto, pedir demissão para encontrar um ambiente “melhor” não é uma atitude inteligente.
Se estiver no ambiente corporativo, aceite o fato de que isso é normal e aprenda a ser mais amistoso. Não seja um vendido, mas lembre-se de que as amizades e os relacionamentos são a essência do funcionamento das empresas.
O fato de você fazer o seu trabalho não significa que será promovido. Se quiser ter sucesso na empresa, você precisa fazer o seu trabalho, deixar o chefe bem visto, ser visível e muitas outras coisas.
Pramod George, fundador da PramodGeorge.com