Mulheres: como responder perguntas inapropriadas na entrevista de emprego

Algumas perguntas não são apenas inadequadas - são ilegais

Crédito: tulcarion/ iStock

Heather Tenuto 4 minutos de leitura

Há alguns anos, passei pela minha primeira entrevista como executiva C-level. Fui procurada para uma função global em uma empresa que admirava. Eu não estava procurando ativamente por um novo emprego, mas a descrição do cargo estava alinhada com minhas aspirações de carreira e, por isso, fui obrigada a considerar uma mudança.  

Estava começando a fazer algumas perguntas quando o recrutador saiu repentinamente do assunto. "Olha, eu preciso te perguntar: você tem filhos? Quantos anos eles têm? Esse trabalho exige viagens, e eu preciso saber se você realmente tem condições de fazer isso." 

Não era a primeira vez que me faziam uma pergunta inadequada em uma entrevista de emprego, mas os casos anteriores tinham acontecido muito no início da minha carreira em tecnologia. Naquela época, as pessoas me perguntavam coisas como "quantos anos você tem? Você parece muito jovem para fazer esse trabalho". Ou "esse trabalho exigirá que a gente viaje juntos. Seu marido vai concordar com isso?"

No passado, eu respondia a contragosto a todas as perguntas que me faziam porque achava que isso era necessário para uma mulher progredir no setor de tecnologia. Mas ser questionada sobre minha capacidade de viajar por ser mãe, depois de anos de estrada e de sucesso comprovado, foi demais para mim. Encerrei a entrevista na hora.  

Ao que parece, essa minha experiência não é um fato isolado. Em uma pesquisa recente do The Muse Group e do RecruitmentMarketing.com, 42% das mulheres norte-americanas relataram ter se deparado com perguntas inadequadas ou com preconceito de gênero durante uma entrevista de emprego.

Crédito: Freepik

De modo geral, se uma pergunta em uma entrevista gerar preocupação ou parecer desnecessária ou estranha, é sinal de que o entrevistador pode estar enveredando por um terreno inadequado. Alguns exemplos são: "como você consegue trabalhar com uma maioria de homens na sua área?" ou mesmo: "você gosta de sair depois do trabalho?" 

As perguntas da entrevista devem se concentrar na experiência relevante, testar o conhecimento do setor ou especialização, ou avaliar como você vai lidar com os colegas de equipe.   

Um candidato a emprego que se identifica como mestiço relata que, durante as entrevistas, muitas vezes lhe dizem que seu nome soa "exótico" e perguntam sua origem, em uma clara tentativa de identificar sua etnia. Certa vez, perguntaram-lhe até mesmo se ele consideraria a possibilidade de alterar seu cabelo devido a "normas de vestuário".

Outro candidato a emprego me disse que lhe perguntaram se ele estava "na casa dos 40 ou 50 anos" e quanto tempo mais planejava trabalhar antes de se aposentar.

COMO LIDAR COM PERGUNTAS INADEQUADAS

Pode ser difícil lidar com essas perguntas inconvenientes porque os candidatos a emprego no "modo entrevista" geralmente sofrem pressão para responder a todas as perguntas feitas. No entanto, é importante que lembrar que o candidato não precisa responder a perguntas incômodas e que tem o direito de redirecionar – ou simplesmente encerrar – a conversa.

As entrevistas não são apenas para a empresa avaliar o candidato; o candidato também precisa avaliar a empresa. Perguntas inadequadas ou ilegais são um sinal de alerta sobre a organização que precisa ser levado em consideração por quem está buscando emprego. 

As perguntas da entrevista devem se concentrar na experiência relevante e testar o conhecimento do setor ou a especialização do candidato.

Também é bom lembrar que nem todos os responsáveis pelas contratações são especialistas em RH e podem não perceber que estão fazendo perguntas incômodas. A não ser que a pessoa esteja sendo hostil de propósito, os candidatos devem mostrar curiosidade sobre o motivo da pergunta e fazer o possível para assumir o controle da situação.

Minha própria experiência como entrevistadora poderia ter sido melhor. Quando as pessoas me dizem voluntariamente que têm filhos, geralmente pergunto a idade deles – não por discriminação, mas porque adoro crianças. No entanto, percebi que minha curiosidade deixou alguns candidatos desconfortáveis, e entendo perfeitamente o motivo, por isso parei de perguntar.

O QUE OS EMPREGADORES PODEM FAZER

É extremamente importante que os empregadores garantam que perguntas inadequadas e ilegais nas entrevistas não façam parte do processo de seleção. Perguntas inadequadas prejudicam os esforços de recrutamento, desencorajam as pessoas a se candidatarem e levam a locais de trabalho menos inclusivos.

Os empregadores devem avaliar as candidaturas e documentar as perguntas que os entrevistadores esperam fazer. As avaliações padronizadas são uma ótima maneira de os entrevistadores avaliarem os candidatos, em vez de apenas transmitirem suas impressões sobre a pessoa. 

Ao criar uma estrutura e critérios de avaliação para as perguntas da entrevista, os empregadores podem evitar preconceitos e melhorar a tomada de decisões. O investimento de tempo para preparar a equipe de contratação para o sucesso no processo de entrevista acabará resultando em melhores experiências para todos.


SOBRE A AUTORA

Heather Tenuto é CEO da The Muse, plataforma de empregos e carreira, e da Fairygodboss, comunidade profissional online para mulheres. saiba mais