Esta empresa usa IA para ajudar agricultores a se proteger da mudança climática

Gro Intelligence monitora fatores como incêndios florestais, inundações, aumento do nível do mar e até variedades de cultivos como batata e milho

Créditos: Dan Meyers/ Unsplash/ janiecbros/ JamesBrey/ iStock

Grace Snelling 2 minutos de leitura

A plataforma de IA Gro Intelligence está trabalhando para prever o futuro da agricultura. Utilizando big data de todo o mundo, a empresa cria modelos preditivos que podem mapear como as mudanças climáticas podem impactar a agricultura.

A tecnologia permite compreender como o clima mudará no futuro, auxiliando agricultores a tomar decisões sobre o plantio, ajudando empresas agrícolas a desenvolver planos para construir cadeias de abastecimento de alimentos sustentáveis e mapeando fatores que podem levar à insegurança alimentar para basear a formulação de estratégias de ajuda.

Crédito: Gro Intelligence

Quando a Gro Intelligence fez seu primeiro modelo preditivo em 2016, era em uma escala muito menor, medindo os rendimentos de milho nos Estados Unidos em nível local. Fundadora e CEO da empresa, Sara Menker diz que muitos eram céticos quando ela falava das possibilidades de expansão do serviço.

"As pessoas achavam que éramos loucos por acreditar que poderíamos modelar o mundo inteiro e melhorar o rendimento das colheitas", diz Menker. "Acho que muitos olhavam para isso de um jeito meio 'quantas pessoas vão precisar disso?' E hoje temos mais de três milhões de modelos no sistema."

A Gro Intelligence é uma IA altamente treinada em uma área específica, por isso não gera erros, ou "alucinações".

Menker atribui grande parte do sucesso da empresa à qualidade dos dados que utiliza, alcançada graças aos especialistas que cuidam e treinam o software de IA da Gro Intelligence.

Para todos fatores que a empresa monitora – como incêndios florestais, inundações, aumento do nível do mar e até variedades de cultivos como batata e milho – existem especialistas humanos acompanhando o processo. "Uma IA é tão boa quanto os dados com que é abastecida. Se entra lixo, sai lixo", diz Menker. Seus funcionários certamente não estão usando lixo.

VERTICAL E HORIZONTAL

A Gro Intelligence é uma forma de IA "vertical profunda", o que significa que é altamente treinada em uma área específica e não gera erros (ou, como são conhecidos no mundo da IA, "alucinações"). No entanto, a IA vertical não pode raciocinar da mesma forma que plataformas como o ChatGPT.

O ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa são considerados IAs horizontais, impressionantes por si mesmas, mas mais propensas a cometer erros. O que será verdadeiramente inovador é quando pudermos unir as melhores qualidades de ambas as formas, diz Menker.

Crédito: Ryan Lash / TED Talks

“O que me anima sobre para onde a IA está indo, e para onde estamos indo, é esse mundo do horizontal se unindo ao vertical", diz Menker. "Quando a IA horizontal interage com a vertical, você começa a poder fazer perguntas de uma maneira muito humana.”

Embora a executiva alerte que as consequências das mudanças climáticas são inevitáveis, ela é otimista em relação à crescente capacidade de nos prepararmos para o futuro. Dessa forma, diz ela, líderes empresariais e mundiais podem agir de forma proativa em vez de reativa.

“Muito do que estamos experimentando nas mudanças climáticas hoje é consequência das ações que tomamos há 20, 30 anos. Quando falamos em evitar uma crise, estamos falando em fazer isso para a próxima geração. Não é uma coisa do futuro. Estamos vivendo as mudanças climáticas hoje e continuaremos a vivenciá-las. O que plataformas e dados como os nossos nos ajudam a fazer é ver o que vai acontecer no futuro próximo e nos preparar para o que está por vir.”


SOBRE A AUTORA