5 coisas que nunca se deve dizer quando tiver que levar um problema ao chefe
Se você tem um problema que precisa resolver com seu gerente, aqui está o que você deve evitar dizer quando se sentar com ele
As coisas podem dar errado no trabalho. Isso é inevitável. Nessas situações, é importante ser proativo. Isso significa marcar um horário com seu chefe e conversar sobre o assunto.
Quando for ter essa conversa, existem várias maneiras de torná-la mais produtiva. Aqui estão cinco coisas a evitar quando se sentar para conversar com ele:
1. Deixar de contextualizar a situação
Se você vai discutir um problema com consequências importantes, deve enviar algumas informações sobre a questão antes da conversa. No mínimo, descreva o problema e quaisquer consequências que você conhece ou consegue prever.
Há duas razões para avisar com antecedência. Primeiro, nem todos os chefes lidam bem com más notícias em um primeiro momento. Você não quer que a conversa seja dominada por reações negativas iniciais. Avisar antes sobre possíveis consequências negativas permite que você tenha uma conversa mais calma depois.
Segundo, seu chefe pode querer investigar alguns pontos antes de conversar, para se informar melhor. Você terá uma conversa mais produtiva se ele puder se atualizar previamente.
2. Não assumir sua responsabilidade
Se suas ações (ou as de sua equipe) contribuíram para o problema, seja claro sobre isso desde o início. Fale sobre o seu papel abertamente. Se você esconder sua contribuição em meio a muitos detalhes, perderá credibilidade.
Pode ser difícil assumir seus erros, especialmente no início da carreira, quando se quer causar boa impressão. Mas você vai ganhar a confiança de seu chefe ao admitir os erros que cometeu e ao buscar formas de corrigir os problemas.
3. Especular sobre as motivações dos outros
Muitos problemas no trabalho envolvem terceiros. Ao falar sobre o que outras pessoas fizeram, concentre-se nas ações e nas consequências, e não nas suposições sobre por que fizeram o que fizeram. Você provavelmente não sabe realmente quais são as motivações dos outros e não vai querer entrar em um conflito sobre isso.
Compreender o que levou alguém a agir de certa forma não é problema seu. Se seu chefe precisar abordar o comportamento de outra pessoa, deixe que ele entenda o que motivou essas ações. Foque nas coisas que você pode comprovar.
4. Assumir que está a par de toda a situação
A menos que esteja no topo da hierarquia, é improvável que você tenha acesso a todos os aspectos de situações complexas que causaram o problema. Em alguns casos, esses problemas podem ser consequências necessárias (e até previstas) de uma decisão anterior.
Ao comunicar apenas os fatos que conhece, você dá ao seu chefe a oportunidade de informar se há algo mais que você precisa saber para entender o que está acontecendo.
5. Discutir
Quando você leva um problema ao seu chefe e acredita que outra pessoa é responsável, pode ser que ele destaque o que você poderia ter feito de forma diferente. Nesse caso, é natural querer se defender.
O melhor é evitar argumentar. Se seu chefe ignorou uma parte importante da situação ou entendeu errado seu papel, você deve esclarecer. Caso contrário, resista à vontade de se defender. Seu chefe pode estar lhe dando um bom conselho.
Deixe que as observações dele "amadureçam". Mesmo que ache que suas ações foram justificadas, discutir pode passar a impressão de que você é uma pessoa difícil de ser mentorada, o que pode desmotivar seu chefe a orientá-lo em outras situações. No longo prazo, isso pode prejudicar seu progresso na empresa.