Como controlar o som ambiente ajuda a aumentar sua produtividade

Quer você trabalhe em um cubículo, em um escritório aberto, em casa ou em público, os sons ao seu redor afetam seu desempenho

Créditos: :Михаил Руденко/ iStock/ Diva Plavalaguna/ Unsplash

Gretchen Rubin 4 minutos de leitura

Todo mundo já leu aqueles conselhos mais batidos sobre como aumentar a produtividade. "Faça uma lista de tarefas". "Estabeleça prioridades". "Tire um cochilo curto". "Divida as tarefas em partes menores e gerenciáveis". Essas sugestões são úteis, mas, e se precisarmos de mais ajuda?

Para nossa sorte, existe uma maneira simples, de fácil acesso e até divertida de aumentar a produtividade: sintonizar os cinco sentidos e, em especial, o sentido da audição.

Ao prestar atenção aos sentidos, conseguimos identificar fatores que favorecem ou atrapalham o foco, que aumentam ou diminuem a produtividade. Com esse conhecimento, dá para melhorar a experiência no ambiente de trabalho, quer você trabalhe em um escritório, em casa ou em modelo híbrido.

Para melhorar o ambiente sensorial, você pode arrumar a bagunça em volta da sua mesa, limpar a geladeira suja com os restos deixados pelos colegas de trabalho ou trazer um travesseiro para deixar sua cadeira mais confortável. 

Você pode mudar as configurações do celular para "escala de cinza", para que ele seja menos tentador, usar um aroma agradável para avisar ao seu cérebro que é hora de se concentrar, ou ainda segurar uma pedra lisa na mão durante uma videochamada cansativa, para ajudar a manter o foco.

Mas existe um aspecto da vida profissional que muitas pessoas ignoram: o som ambiente. 

Crédito: Vecteezy

Qual é o sentido mais valorizado? E qual o mais negligenciado? Dezenas de milhares de pessoas responderam a essa pergunta. O sentido mais valorizado me surpreendeu: a audição.

Mas, embora as pessoas reconheçam o prazer, o conforto e a conexão proporcionados pela audição, talvez não estejam aproveitando seu potencial para aumentar a produtividade e a concentração. 

Quer você trabalhe em um cubículo, em um escritório aberto, em casa ou em público, os sons ao seu redor afetam seu desempenho.

A seguir, confira algumas medidas possíveis a serem tomadas: 

1. Identifique e elimine os ruídos incômodos

Conserte uma cadeira que esteja rangendo; use fones de ouvido com cancelamento de ruído; reproduza faixas de ruído branco, ruído marrom ou ruído rosa para criar um ambiente sonoro mais consistente. E, obviamente, desligue todas as notificações desnecessárias. Estudos mostram que a interrupção constante pode prejudicar a concentração a ponto de prejudicar o trabalho.

O cérebro é programado para ser especialmente atento a vozes e rostos humanos. Assim, dependendo do seu local de trabalho, você pode se distrair especialmente com as conversas dos outros.

Pesquisas sobre o plano de escritório aberto sugerem que uma conversa em volume baixo pode distrair até 20 funcionários. Se esse é o seu caso, tente encontrar um local onde não consiga ouvir (ou mesmo ver) outras pessoas.

2. Personalize seu som ambiente

Muita gente presume que o que funciona para ela funciona para todo mundo. Por isso, talvez você tenha um chefe que tenta impor silêncio absoluto, ou um colega que quer que todos concordem com uma lista de músicas para o ambiente, ou alguém que não entende por que você se distrai tanto ouvindo uma chamada de vídeo que está acontecendo em outra sala.

Mas sons ambientes diferentes ajudam pessoas diferentes a melhorar o foco e a produtividade. Qual deles combina com você? 

  • Silêncio total – esse é o meu ambiente sonoro favorito
  • Um zumbido agitado, como o de uma cafeteria – esse é o meu segundo favorito
  •  Cacofonia – uma amiga fez o trabalho de última hora em sua tese de doutorado em uma estação de trem
  •  Sons da natureza – seja a natureza real ou sons gravados de pássaros, sapos, chuva
  •  Música sem letra
  •  Música com letra
  •  Uma mesma canção tocando por horas – fiquei surpresa ao saber que muitas pessoas se concentram melhor quando ouvem uma única música repetidamente

Em geral, a música tem uma influência importante no corpo, na mente e no comportamentos. Aproveite esse recurso para aumentar sua energia e seu humor. Pesquisas mostram que a música certa pode ajudar a pessoa a se sentir menos estressada, mais concentrada e com mais energia. 

3. Experimente outros sons

Se você nunca tentou trabalhar com diferentes trilhas sonoras antes, faça algumas experiências. Você pode estar presumindo que todo mundo se concentra melhor quando se está em silêncio, quando, na verdade, isso talvez não se aplique ao seu caso. 

4. Tenha consideração com os colegas

Ao moldar o ambiente, é fundamental lembrar que todos experimentamos nosso próprio mundo sensorial único. Se você compartilha o espaço com outras pessoas, o que é confortável para você pode não ser para elas. 

O objetivo é criar um ambiente onde todos possam se sentir bem. Um jazz alto pode funcionar para você, mas provavelmente não vai funcionar para uma sala cheia de colegas de trabalho.


SOBRE A AUTORA

Gretchen Rubin é autora de diversos livros, entre eles "The Happiness Project" (Projeto Felicidade) e apresentadora do podcast Happie... saiba mais