Quando e como um líder deve pedir desculpas – e quando não deve
Todo bom pedido de desculpas deve ter estes componentes essenciais
É inevitável: todo mundo que assume um cargo de liderança comete erros. Alguns acontecem porque você testou algo ousado que não funcionou como esperado. Outros são casos em que membros da equipe não executam direito o plano e algo vai dar errado. E tem ainda os bons e velhos casos em que você simplesmente estraga tudo sem querer.
Em todos esses casos, cabe a você corrigir a situação, e isso começa com um pedido de desculpas.
PEDIR DESCULPAS POR SEUS PRÓPRIOS ERROS
Talvez você tenha agido rápido demais, sem obter informações suficientes antes de decidir, ou tenha dito algo de forma muito dura. É fundamental pedir desculpas a todos os afetados o mais rápido possível.
Muitas vezes, vem um desejo de jogar a culpa nos outros ou de torcer para que ninguém perceba. Só que, o quanto antes você pedir desculpas, mais rapidamente será possível minimizar os danos. Se houver maneiras de evitar que esse erro ocorra novamente, você também precisa dizer o que pretende fazer.
Esses pedidos de desculpas dão às outras pessoas uma sensação clara de que você está atento a maneiras de melhorar seu desempenho, o que aumenta a confiança na sua liderança. Muitos acham que admitir um erro enfraquece a posição do líder, quando é justo o contrário: reconhecer um erro é sinal de força.
Essa atitude também servem de modelo para o comportamento da equipe. Quanto mais rápido o erro cometidos por algum deles for identificado, mais fácil será garantir que as consequências não sejam tão graves.
PEDIR DESCULPAS EM NOME DA EQUIPE
O líder é responsável não só pelos próprios erros, mas também por todos aqueles cometidos por funcionários sob sua supervisão. Ao constatar um erro, é preciso assumir a responsabilidade diante das pessoas de fora do grupo.
Se houver maneiras de evitar que o erro ocorra novamente, você precisa dizer o que pretende fazer.
O público interno e externo deve saber que o chefe se responsabiliza pelos sucessos e pelos fracassos do time. Os grandes líderes assumem a culpa, mas distribuem por toda a equipe o crédito pelos bons resultados.
Mesmo que, em última instância, seja necessário adotar medidas disciplinares contra alguém específico por esse erro, geralmente é preciso proteger a equipe do julgamento externo. Essa atitude cria bons relacionamentos entre a equipe e os demais colegas da empresa e junto aos clientes, ao mesmo tempo em que incentiva a lealdade.
PEDIR DESCULPAS POR RESULTADOS RUINS
Às vezes, você passa pelo processo correto para chegar a uma decisão e, mesmo assim, tem um resultado ruim. Nesse caso, é possível optar por emitir um pedido de desculpas que será mais como um reconhecimento de que a situação não saiu como esperado.
O líder é responsável não só pelos próprios erros, mas também por todos aqueles cometidos por sua equipe.
A razão para um pedido de desculpas nessa situação é que qualquer resultado negativo é uma possível experiência de aprendizado. É provável que você tenha deixado escapar algum sinal que poderia tê-lo alertado de que o curso de ação que estava adotando não ia dar certo.
Ao se preocupar em como você e sua equipe poderiam fazer um trabalho melhor no futuro, você reconhecerá que os resultados ruins não devem ser desconsiderados, mas sim analisados e compreendidos.
QUANDO NÃO SE DEVE PEDIR DESCULPAS
Embora seja preciso assumir a responsabilidade em muitos casos, não se deve adquirir o hábito de pedir desculpas pelas ações de gente que não faz parte da equipe.
Você pode ter colegas que agem mal, são desleixados ou causam problemas de outras formas. Pode sentir empatia pelas pessoas afetadas pela confusão que esses indivíduos causam. Pode até ajudar a limpar a bagunça. Mas não assuma a responsabilidade por essas pessoas.
Muitos acham que admitir um erro enfraquece a posição do líder, quando é justamente o contrário: reconhecer um erro é sinal de força.
Há uma tendência de alguns chefes de assumirem a responsabilidade pelo comportamento alheio. Isso é algo que as mulheres em cargos de liderança fazem com mais frequência do que os homens, devido à pressão da sociedade, mas é uma péssima ideia.
Se você se sentir tentado a se desculpar pelo comportamento de outra pessoa, tenha em mente que isso enfraquece o efeito das desculpas que você vai pedir pelos erros sobre os quais realmente tem algum controle. Não há como garantir que a pessoa que agiu errado não fará algo parecido de novo.
Se tentar assumir o erro dessa pessoa, você receberá parte da culpa quando ela fizer o mesmo novamente. Isso não só é ruim para a liderança como também ajuda a isentar os verdadeiros culpados de parte da responsabilidade pelo seu próprio comportamento.