O que esperar da programação do SXSW 2024?

Maior evento de inovação e tecnologia acontece de 8 a 16 de março no Texas. Brasileiros devem bater recorde de público, indicam organizadores

Crédito: Tico Mendoza

Camila de Lira 4 minutos de leitura

O South by Southwest (SXSW) de 2024 está prestes a começar. Uma das maiores referências em inovação, tecnologia e cultura, o festival chega à sua 38ª edição, a se realizar do dia 8 ao dia 16 de março na cidade de Austin, no Texas.

São mais de 450 palestras, divididas em 24 grandes temas, além de 240 shows e quase 150 filmes confirmados até agora. Uma agenda ampla e intensa que envolve público estimado em 300 mil pessoas, de 110 países.

Da banda Black Keys à futurista Amy Webb, da computação quântica à importância da gentileza, o SXSW 2024 traz para os palcos as tendências que podem moldar o futuro.

o público verá exemplos práticos do uso de IA generativa, além de debates sobre os limites éticos, legislativos e criativos da tecnologia.

Nos destaques da programação estão Daniel Kwan e Daniel Scheinert, roteirista e diretor do filme ganhador do Oscar  "Tudo ao Mesmo Tempo Agora"; Dwane Wade, campeão da NBA;  Lisa Su, CEO da AMD; John Maeda, vice-presidente da Microsoft; Joy Buolamiwini, criadora da Algorithjmic Justice League; e Peter Dang, head do ChatGPT. 

O público brasileiro, que costuma encher as ruas, os auditórios e os bares de Austin durante o evento, deve ficar ainda maior neste ano. Segundo a organização, a marca dos dois mil brasileiros, atingida no SXSW 2023, será, pelo menos, 20% maior desta vez. Nos palcos, o Brasil será representado por cerca de 25 palestrantes, além de artistas e músicos, como Marcelo D2.

"O brasileiro tem o DNA do SXSW, sabe que a inovação vem da mistura. Ele não é rígido, sabe que música, design, jogo e tecnologia se conectam", diz Tracy Mann, consultora do SXSW e uma das referências quando o assunto é aproximar a comunidade brazuca de Austin.

Para este ano, Tracy não espera nada menos do que a animação dos brasileiros, que já se tornou marca registrada. “Os brasileiros são um público apaixonado, muito queridos, eles transformam nosso evento”.

A Fast Company Brasil estará mais uma vez em Austin para uma cobertura especial, com reportagens, artigos, vídeos e análises sobre o conteúdo do evento. Já a Fast Company dos EUA terá um espaço exclusivo para debates e apresentações com convidados.

OS TEMAS MAIS "QUENTES"

A partir da programação do SXSW 2024,  é possível prever a temperatura de alguns temas. O mais quente, sem dúvida, será a inteligência artificial. O assunto, que predominou nas conversas da última edição, ganhou uma trilha própria – as "tracks", que norteiam os conteúdos do festival.  

Nesta edição, a audiência pode se preparar para ver exemplos práticos do uso de IA generativa, bem como debates sobre os limites éticos, legislativos e criativos dessa tecnologia. 

A creators economy também ganhou um espaço próprio na programação. O tema, que antes era assunto de painéis e discussões nas trilhas de mídia e criatividade, será destacado em uma trilha que trata sobre os impactos, os formatos e o futuro da economia dos criadores de conteúdo. 

O festival conta ainda com uma trilha de conteúdos sobre moda e beleza, com foco nas inovações já aplicadas pela indústria de moda, bem como nos desafios de sustentabilidade que esse segmento enfrenta.

O tema "mudanças climáticas" segue como trilha essencial para aqueles que querem discutir o uso da tecnologia para reduzir os impactos do caos climático. Este ano, os painéis, palestras e workshops ressaltam a importância dos oceanos e o combate ao aquecimento global. 

Como esperado, o SXSW mantém sua vocação de identificar tendências que apontam para o futuro. A trilha 2050 traz tópicos como nanotecnologia, computação quântica, expedições interplanetárias e tecnologias para prolongar a vida humana. 

Ganham destaque ainda as discussões sobre as novas formas de trabalhar, o futuro do ambiente do escritório, a longevidade da população, a neurodiversidade nas empresas e as experiências essencialmente humanas, como empatia e gentileza. 

Houve uma alteração significativa na programação desta edição. Até agora, havia uma divisão clara entre a conferência (parte que abrange os painéis, palestras, workshops), a área de música e a de cinema.

Crédito: SXSW

Normalmente, as palestras se concentravam nos primeiros dias do evento, o festival de música entrava com shows no meio da semana para, então, deixar o cinema finalizar os trabalhos. Desta vez ano, a conferência de tecnologia se espalha por todos os dias, com palestras até 15 de março. 

HISTÓRIA

O SXSW foi criado em 1987 como um festival de música independente. Em pouco tempo, se tornou também um fórum de discussão sobre o futuro da música e da indústria criativa.

Com forte conexão com a cidade de Austin, o evento se espalhou para as áreas de tecnologia e cinema nos anos 90. E hoje está no calendário das premiações e estreias de Hollywood, além de ser parada de executivos, inovadores e empreendedores. 

Crédito: SXSW

A edição 2024 do festival será palco de lançamento de filmes como "The Ideas of You", estrelado por Anne Hathaway; "The Fall Guys", estrelado por Ryan Gosling; e "Monkey Man", estreia na direção do ator Dev Patel. O premiado filme brasileiro "Pedágio", de Carolina Markowicz, faz parte da programação.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no festival, acompanhe a cobertura da Fast Company Brasil no site e nas redes sociais.


SOBRE A AUTORA

Camila de Lira é jornalista formada pela ECA-USP, early adopter de tecnologias (e curiosa nata) e especializada em storytelling para n... saiba mais