Novas pesquisas apontam danos ao cérebro relacionados à Covid-19

Estudos destacam as graves repercussões da COVID-19 na saúde cognitiva, incluindo uma queda de 6 pontos no QI

Créditos: Wagner France 3D Design/ Freepik/ Buddhi Kumar Shrestha/ Unsplash

Sy Mukherjee 3 minutos de leitura

Uma nova pesquisa aumenta as evidências científicas de que os pacientes com Covid-19 de longa duração podem sofrer danos neurológicos graves e de longo prazo que prejudicam a saúde do cérebro e as habilidades cognitivas.

A pesquisa inclui evidências iniciais que associam um surto grave de Covid-19 de longa duração a quedas no QI (quociente de inteligência) e a problemas com tarefas cognitivas e relacionadas à memória padrão, como raciocínio verbal e definição precisa de palavras.

As descobertas estão detalhadas em dois novos estudos publicados no "The New England Journal of Medicine", que examinaram as habilidades cognitivas de quase 200 mil participantes na Inglaterra e na Noruega, que realizaram avaliações de acompanhamento de tarefas de cognição e memória meses após o teste de referência original.

Na Inglaterra, os pesquisadores descobriram que quanto mais tempo uma pessoa com Covid-19 levava para se recuperar dos sintomas, mais o QI mensurável dessa pessoa caía em comparação com aqueles que nunca tiveram um teste positivo para a doença. 

As pessoas que se recuperaram em poucas semanas marcaram um QI cerca de 3 pontos menor do que as que não tiveram um teste positivo, enquanto as pessoas com Covid-19 prolongada – infecções com sintomas que persistiram por 12 semanas ou mais – demonstraram uma queda de 6 pontos no QI.

Crédito: MR.Cole_Photographer/ GettyImages

As primeiras cepas do vírus foram associadas aos declínios mais acentuados nos testes de cognição padrão que medem habilidades como raciocínio espacial e verbal, bem como memória de longo e curto prazo.

"Encontramos déficits cognitivos mensuráveis, que podem persistir por um ano ou mais após a Covid-19", escreveram os autores do estudo inglês, observando que a gravidade da doença (como casos que exigem retorno ao médico) foi associada a efeitos mais graves.

"Os períodos iniciais da pandemia, a duração mais longa da doença e a hospitalização tiveram as associações mais fortes com déficits cognitivos globais. As implicações da persistência de déficits cognitivos em longo prazo e sua relevância clínica permanecem obscuras e justificam o acompanhamento contínuo", escreveram.

PERDA DE MEMÓRIA

O segundo estudo, da Noruega, encontrou implicações ainda mais preocupantes para a memória de longo prazo, que poderiam persistir por anos. Mais de 134 mil participantes desse estudo que se recuperaram de casos confirmados da doença fizeram regularmente um teste chamado Everyday Memory Questionnaire (Questionário de Memória Diária).

Os que foram internados em uma UTI ou hospitalizados, os que não mantiveram em dia as vacinas contra a Covid-19 ou os que foram infectados no início da pandemia tiveram um desempenho nitidamente pior em vários momentos ao longo de mais de 36 meses. Essas descobertas estão alinhadas com os resultados do estudo da Inglaterra.

"Encontramos déficits cognitivos menores entre os participantes que foram infectados durante os períodos recentes da variante do que entre aqueles que foram infectados com o vírus original ou com a variante alfa", escreveram os pesquisadores.

"Também encontramos uma pequena vantagem cognitiva entre os participantes que receberam duas ou mais vacinas e um efeito mínimo de episódios repetidos de Covid-19."

os pacientes com Covid-19 de longa duração podem sofrer danos que prejudicam a saúde do cérebro e as habilidades cognitivas.

Vale ressaltar que esses estudos foram análises observacionais baseadas em respostas de voluntários e acompanhamentos, método que tem algumas ressalvas em comparação com ensaios clínicos randomizados.

Nos quatro anos desde o início da pandemia, os cientistas reuniram pistas sobre como o vírus afeta negativamente o cérebro, incluindo inflamação cerebral prejudicial causada por uma resposta imune agressiva e persistente a uma infecção sintomática particularmente persistente. 

Outros especialistas apontam que os novos estudos que observam quedas de QI, declínios de memória e déficits de capacidade de raciocínio ressaltam a realidade de que a Covid-19 longa é real e tem efeitos tangíveis, cujas consequências de longo prazo ainda não estão claras, mas precisam ser medidas com acompanhamento rigoroso.


SOBRE O AUTOR

Sy Mukherjee é consultor e arquiteto de comunicação na IDEA Pharma. saiba mais