Este piloto de avião ensina como um líder pode ganhar o respeito de sua equipe

Após quatro décadas de experiência de voo, treinando e formando equipes, ele descobriu alguns segredos que podem ajudar um líder a ser mais influente

Crédito: Matheus Bertelli/ Pexels

Christopher Smith 4 minutos de leitura

Quando estamos enfrentando os momentos mais difíceis dentro de uma cabine de comando e quando, de repente, o que era normal se torna uma emergência, o recurso mais importante que temos é nossa equipe. Precisamos deles, de seus conhecimentos e habilidades, e de todas as informações que possam fornecer, além de sua boa vontade. Essa é a chave para o sucesso e a segurança das operações. 

Mas como podemos garantir isso? É preciso mais do que procedimentos, manuais e protocolos. Os seres humanos não são máquinas. É necessário haver um líder que tenha conquistado respeito e influência.

Depois de quatro décadas e 22 mil horas em experiência de voo, treinamento, exame e formação de equipes, aprendi que esses são alguns dos segredos para nos tornarmos os líderes mais respeitados e influentes do mundo.

O mais importante? Temos que dar à tripulação – ou à equipe – motivos para nos respeitar e seguir. Não se pode forçar isso. Eles têm que querer. E quando a situação for crítica, nós realmente vamos precisar deles. 

O CAMINHO PARA CONQUISTAR RESPEITO E INFLUÊNCIA

Conquistar respeito e influência requer inteligência emocional. Há inúmeras definições técnicas para IE, como a seguinte: “a capacidade de identificar, usar, compreender e gerenciar as emoções de forma positiva para aliviar o estresse, comunicar-se de forma eficaz, ter empatia com os outros, superar desafios e neutralizar conflitos.” Ou seja:

Segredo 1: Demonstrar respeito e capacidade de se relacionar

Se você perguntar a um membro da equipe o que é inteligência emocional, a resposta provavelmente vai ser algo como: “uma pessoa que nos entende”, ou “alguém que nos conhece”, ou “alguém que entende o que queremos”. 

Faça com que a resposta seja mais detalhada: “eles conseguem estabelecer um vínculo comigo” ou “eles demonstram respeito por mim”. O respeito agora é mútuo. A equipe vai trabalhar para esse líder (acima de tudo).  

Segredo 2: Demonstrar humildade

Humildade é poder. Por quê? Porque quando demonstramos humildade, as pessoas se abrem para nós. Elas conversam com a gente. Elas sabem que são consideradas importantes e valorizadas, assim como sua opinião. Isso é poder.

Temos que dar à tripulação – ou à equipe – motivos para nos respeitar e seguir.

Mas vá além disso. Alguém pode ter algo ainda melhor do que poder. Estou falando de influência. Qual é a diferença? A verdade é que só ganhamos poder ou autoridade por causa de um cargo ou de um título.

Mas com o tempo é que vamos descobrir se fizemos um bom trabalho; quando não tivermos mais poder – quando sairmos da empresa ou nos aposentarmos. Se não tratamos bem os outros ou não os respeitamos, eles não vão nos olhar na cara quando passarmos por eles na rua. Não devemos nos surpreender. Vamos ter merecido esse desrespeito.

Segredo 3: Tratar bem os outros para ganhar influência

Quando tratamos os outros bem, temos algo muito mais valioso: influência. E a influência é permanente. Quando tivermos influência, nossa equipe vai nos seguir, se manifestar e nos dizer o que realmente está acontecendo.

E não precisaremos nem mesmo de um título. A inteligência emocional e os imperativos comerciais não são mutuamente exclusivos. A inteligência emocional compensa. 

Crédito: studio-fi/ iStock

Segredo 4: Demonstrar inteligência emocional 

Mesmo se não tivermos naturalmente a tal inteligência emocional (ela pode ser aprendida), o uso das técnicas a seguir ainda assim produzirá resultados:  

- Vá para o front de trabalho: Não dá para se substituir. “Obrigado por nos apoiar sempre”, foram as palavras que mais significativas que já me disseram, escritas pelo integrante mais jovem da nossa equipe. Deixe que o que estiver acontecendo com a equipe te afete.

É claro que temos que dirigir e tomar decisões executivas, mas também precisamos liderar de dentro para fora o máximo possível. Esteja na linha de frente. Em vez de diminuir seu status, sua reputação crescerá imensamente, assim como o respeito que os colegas vão ter por você ao longo da vida.

- Pergunte, não afirme: Não, nós não sabemos o que é bom para eles ou o que eles querem. É muito tentador dizer: “eu sei como você está se sentindo e é isso o que você precisa fazer”. Mesmo que você saiba a resposta, pergunte à sua equipe e observe a reação. Perceba o quanto o respeito por você vai aumentar. 

- Use o “paradoxo” (meu termo) a seu favor: Reconheça abertamente o direito de outra pessoa a ter sua própria opinião, mesmo que ela seja totalmente inaceitável para você. Lembre-se de que você precisa de um resultado.

Fazer isso é o primeiro passo para que a pessoa possa concordar com você ou, pelo menos, trabalhar com você ou se sentir respeitada o suficiente para tentar. Isso pode ser extremamente difícil, mas funciona, e rápido. Os grandes negociadores que viajam pelo mundo fazem isso porque querem – ou melhor, precisam – de resultados. 

Lembre-se, com a impaciência, às vezes não haverá respostas. Você precisa continuar conversando. Essa é a saída.


SOBRE O AUTOR

Chris Smith é comandante de aeronaves, autor, palestrante e consultor. saiba mais