Medo de perder o emprego para uma IA? É tudo uma questão de abordagem

Há maneiras de viver com a incerteza e reduzir a ansiedade sobre o futuro

Créditos: Gordon Johnson/ Pixabay/ Rawpixel

Josh Davis 4 minutos de leitura

Se você está se sentindo ansioso em relação à inteligência artificial, não está sozinho nessa. É razoável se perguntar se a IA logo será capaz de fazer muito daquilo que antes pensávamos ser trabalho exclusivamente humano.

Até agora, ela já demonstrou algum grau de potencial em várias habilidades psicológicas bem humanas: diagnosticar doenças, escrever códigos, ensinar informações, prever mercados, fazer brainstorming, design de produtos, gerenciamento de projetos, coaching, entre outras coisas.

Provavelmente todos nós conhecemos alguns otimistas que acham que a IA será apenas uma ferramenta de eficiência, que vai ajudar a chegar a 80% do resultado, e que os humanos ainda serão necessários para os outros 20%. Mas, mesmo em um cenário como esse, alguns empregos certamente serão extintos.

Não vou tentar prever o futuro, só quero destacar que há muitos motivos para que muitas pessoas se preocupem, fiquem ansiosas ou tenham medo de a IA tomar seus empregos. A psicologia tem algo precioso a oferecer nesse contexto. O que isso realmente significa é viver com a incerteza.

Uma boa forma de viver bem – talvez até tranquilo – diante de incertezas é começar entendendo para que servem a preocupação, a ansiedade e o medo.

Como explica o professor da Universidade de Michigan Ethan Kross, as emoções são fontes úteis de informação. Quando se trata de preocupação, ansiedade e medo, frequentemente a informação que elas nos trazem é de que há algo vindo no futuro que você não pode controlar totalmente, e você quer que o resultado aconteça de uma forma específica. Em outras palavras, elas têm uma função – ajudar a tentar controlar o futuro.

Algumas vezes, isso pode levar a pessoa a se adaptar às circunstâncias – como quando você se prepara para uma prova ou um concurso importante. É um objetivo específico onde você pode controlar o resultado de algumas formas. Por exemplo, estudando mais ou ficando de olho em determinados temas que poderão ser abordados na prova.

Tudo se resume a trazer o foco para o que você pode controlar..

Sentir um pouco de ansiedade na manhã do exame pode te ajudar a se manter energizado e focado. Ter um pouco de medo do que aconteceria se você não estudasse o suficiente e se ficasse envergonhado com os resultados pode te motivar. Tudo isso ajuda a tentar controlar o futuro.

Mas tentar controlar o futuro não é tão adaptativo quando isso não é possível, como no caso da incerteza do futuro com a IA. Nesse contexto, o planejamento para possíveis riscos pode não ter fim, a ansiedade pode se tornar crônica (porque não há um evento único se aproximando ao qual você possa aplicá-la) e o medo do fracasso pode parecer interminável quando qualquer emprego que você tenha ou se prepare para o futuro pode ser tomado pela IA.

Mas a verdade é que ninguém consegue, de fato, saber quais capacidades e impactos a IA terá no futuro. Dá para fazer algumas previsões e planejamentos de possíveis cenários (positivos ou negativos) com a IA, mas isso é diferente do medo contínuo e repetido que muitas pessoas têm de a tecnologia tomar seu emprego.

controlar o futuro do emprego ameaçado por IA
Créditos: Free Fun Art/ Pixabay/ Freepik

A preocupação, a ansiedade e o medo, nesse caso, levam frequentemente a uma sensação geral de desespero e impotência. Eles já não servem a um propósito adaptativo. Eles te podam – e são desagradáveis.

No entanto, as informações que você recebe ainda são úteis. Muitas vezes, elas indicam que você busca um maior senso de controle sobre o sucesso da sua carreira.

NÃO DÁ PARA CONTROLAR O FUTURO

O que você pode fazer para conquistar algum senso de controle e reduzir a preocupação, a ansiedade e o medo, quando o futuro é tão incerto? Tudo se resume a trazer o foco para o que você pode controlar. Esses três passos podem ser uma ótima maneira de fazer isso:

  1. Honre o objetivo de ter um senso de controle e encontre uma maneira melhor de alcançá-lo.
  2. Foque no que você pode controlar, que, neste caso, é o presente e o uso que você faz da IA agora.
  3. Responda à seguinte  pergunta: o que eu quero fazer com a IA agora?

Quando você foca no que quer fazer com a IA agora, você faz duas coisas que devem diminuir esses sentimentos. Uma delas é que você aumenta o seu senso de controle, o que já foi mostrado que reduz o estresse e a ansiedade.

A outra é que, em vez de tentar evitar o que teme, você se reorienta para o que deseja. Então, trata-se mais de desejo e menos de sentimentos. Mudar o foco para o que você deseja, que está sob o seu controle agora, pode ajudá-lo a viver bem com a incerteza sobre como a IA afetará seu emprego.

Geralmente, as pessoas tentam ter controle sobre um futuro altamente incerto, se concentrando no que ele pode trazer. Mas isso nos leva a tentar evitar o problema e a sentimentos negativos de distração.

Paradoxalmente, mudar o foco para o presente e para o que você deseja, o que está dentro do seu controle agora, pode ser a melhor maneira de preparar seu futuro para o sucesso. Conforme você vai conhecendo uma tecnologia, tem mais chances de construir uma relação construtiva com ela.


SOBRE O AUTOR

Josh Davis é fundador e diretor do Science-Based Leadership Institute e coautor do livro “The Difference That Makes the Difference“ (A... saiba mais