10 dicas para pequenos empreendedores fazerem bonito nas redes sociais
Aplique esses princípios para se manter relevante e acompanhar as preocupações e necessidades da sua comunidade de seguidores

São muitas as responsabilidades diárias que um empreendedor precisa equilibrar de forma eficiente se quiser fazer seu negócio crescer além da marca dos cinco anos. Contratar uma equipe confiável e capaz é o primeiro passo para aliviar a carga.
Para se manter conectado com os clientes atuais e alcançar novos, no mundo digital de hoje, uma estratégia que as empresas não podem se dar ao luxo de negligenciar é desenvolver uma presença regular nas redes sociais, que envolva e eduque os consumidores sobre a marca.
A seguir, 10 grandes especialistas do Fast Company Executive Board falam sobre um exemplo de boa prática que todo empreendedor deve implementar (e por quê), independentemente do que esteja acontecendo.
1. Pare de complicar – seja você mesmo

Os empreendedores estão sempre tentando evitar dois grandes problemas: ficar sem dinheiro e sofrer um burnout. A autenticidade nas redes sociais é uma das suas maiores ferramentas. Por quê? Ela alivia o peso de ficar pensando demais, constrói confiança com seu público e cria conexões genuínas, permitindo que você se concentre no crescimento do seu negócio com clareza e propósito.
Riana Lynn, CEO da Journey Foods
2. Use as ferramentas do LinkedIn para aumentar sua rede e as oportunidades de crescimento

Antes, todas as chances estavam no networking e em reuniões. Hoje, se você traduzir isso para uma estratégia de redes sociais de conectar e informar, as estratégias no LinkedIn são cruciais para compartilhar, pesquisar, experimentar e amplificar.
3. Destaque histórias relevantes

Empreendedores devem priorizar o engajamento autêntico, em vez de autopromoção a todo custo. Postagens que destacam pessoas, histórias e momentos com os quais os outros se identificam impactam muito mais do que anúncios de produtos ou serviços. As redes sociais eficazes são sobre conexão humana. Mostrar o lado humano do seu negócio cria lealdade e um impacto duradouro.
Kris Cravey, presidente da Fahrenheit Advisors
4. Mantenha a conversa ativa

Consistência é essencial! Poste regularmente, seja autêntico e continue engajado com seu público.
Kim Salem-Jackson, EVP e CMO da Akamai
.
5. Compartilhe avaliações de clientes, depoimentos e outros conteúdos gerados por usuários

Foque em aproveitar a aprovação social nas redes. Avaliações, depoimentos e conteúdos gerados por usuários constroem confiança e estabelecem autoridade de maneira mais eficaz, criando conexões autênticas.
6. Crie vídeos curtos e chamativos

Use conteúdo de vídeo para engajar seu público. Vídeos curtos e atraentes em plataformas como o LinkedIn recebem mais visualizações e engajamento porque o algoritmo muitas vezes os prioriza. Grave um vídeo compartilhando suas opiniões sobre uma tendência atual do setor para trazer variedade ao seu conteúdo social e destacar sua expertise de forma autêntica e pessoal.
7. Customize postagens em formato de infográfico para cada uma das suas plataformas

Crie postagens curtas e impactantes, Reels ou infográficos personalizados para os pontos fortes de cada plataforma. Esses resumos rápidos poupam seu tempo, proporcionam valor imediato ao público e mantêm a visibilidade constante. Use ferramentas de análise para acompanhar o engajamento, refinar esforços e focar no que funciona, garantindo o máximo de ROI com o mínimo de esforço diário.
Dan Sorensen, CISO da Air National Guard
8. Evite o excesso de autopromoção

Foque em compartilhar insights genuínos do setor – isso atrai naturalmente a atenção dos jornalistas. Quando começarem a prestar atenção ao seu trabalho, construa relacionamentos autênticos com eles por meio de plataformas como o LinkedIn. Essa abordagem me rendeu várias aparições em publicações como a "Forbes", pois os jornalistas valorizam líderes que se engajam de maneira significativa com seus conteúdos.
Jaime Bettencourt, SVP da Mood Media
9. Responda a mensagens diretas e marcações

Postar consistentemente da sua conta não é o suficiente. Tente se envolver em outras conversas já existentes e aparecer em tempo real. Compartilhe histórias e aprendizados em vez de apenas “comentar para aumentar o alcance”. E não se esqueça de responder a comentários, mensagens diretas e marcações. O engajamento fortalece a comunidade e constrói lealdade.
10. Saiba quando falar (ou calar)

Os melhores empreendedores, líderes e CEOs são disciplinados na arte de saber quando falar e quando ficar em silêncio. Opiniões pessoais ou reações impulsivas podem rapidamente dividir, chatear e/ou alienar seu ativo mais importante – as pessoas. Celebre sucessos, compartilhe conteúdo importante e seja intencional, não importa o quão ocupado você esteja.
Bryan Buck, sócio da ON Partners